terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sessão Nostalgia: AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO



Retomando a nossa Sessão Nostalgia, vamos relembrar outro clássico das Sessões da Tarde:AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO! Yeah!!!!
Realizado em 1986, o filme tem direção do mestre John Carpenter, criador de alguns dos melhores filmes da década de 80, como Fuga de Nova York, Enigma de Outro Mundo, Starman- O Homem das Estrelas, além desta pequena pérola de que estamos falando hoje. O filme foi fruto de um antigo desejo de Carpenter de fazer um filme de kung fu! Assim, fez uma salada de referências (ação, magia, romance, kung fu, fantasia, monstros e sei lá mais o quê)...

O protagonista é Jack Burton, um caminhoneiro fanfarrão. Ao presenciar o sequestro da noiva de seu melhor amigo, Wang (Dennis Dunn), Jack mergulha de cabeça em uma frénetica e louca aventura para resgatá-la. Kim Katrall (muito antes do sucesso de Sex and the City) é uma repórter que se junta à dupla e vira interesse romântico de Jack.

O grupo penetra no submundo de Chinatown, com o auxílio de Victor Wong (uma espécie de mentor "Sr.Miyagi") e tem de enfrentar um exército de criaturas, espíritos e guerreiros (entre eles um trio casca-grossa que inclui o saudoso Carter Wong!), liderados por um mago de mais de 2000 anos de idade, Lo Pan (James Hong), que precisa da noiva de Wang para realizar um ritual que lhe devolverá a juventude... E dá-lhe muito corre-corre, efeitos especiais incríveis (para a época) e diversão tosca oitentista!

Foi lançada no Brasil uma edição dupla, o que é incrível, considerando que o filme nem foi um sucesso tão grande na época. O disco extra tem cenas deletadas, final alternativo, documentário, trailers, clipe musical, artigos de revistas da época, galeria de fotos, notas de produção e entrevista com Richard Edlund (responsável pelos efeitos).


Taí uma excelente pedida para o final de semana, regado a muita pipoca e refrigerante!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Onari Blog Recomenda: OS PEQUENOS GUARDIÕES



Lançada em 2006 nos EUA, OS PEQUENOS GUARDIÕES, uma série em quadrinhos de David Petersen, foi um sucesso de público e crítica, ganhando diversos prêmios, incluindo o cobiçado Weisner, o "Oscar" dos quadrinhos. Apesar do apelo aparentemente infantil (afinal, é uma história em quadrinhos sobre ratinhos guerreiros), a trama complexa que mistura política, guerra e traição e os desenhos detalhados também garantem o interesse dos adultos .
OS PEQUENOS GUARDIÕES se passa em um mundo medieval povoado por ratos. Constantemente perseguidos por predadores, os camundongos construíram suas cidades protegidas por muros e fortalezas. Para garantir a segurança dos mercadores e comerciantes que transitam entre os povoados, foi criada a Guarda, uma tropa de elite de guerreiros, pesquisadores e metereologistas. O primeiro arco de histórias, chamado de Outono:1152, tem como protagonistas Lieam, Kenzie e Saxon, três membros da Guarda que inicialmente têm a missão de localizar um mercador de grãos desaparecido, mas acabam descobrindo uma trama em que um misterioso traidor planeja tomar Lockhaven, a sede da Guarda e matar Gwendolyn, a matriarca dos guerreiros.


O primeiro arco foi lançado no Brasil em 6 volumes, pela Conrad, em 2008, e ainda é relativamente fácil de se encontrar em livrarias. O segundo arco, entitulado Inverno:1152, lançado nos EUA em 2007, infelizmente não foi lançado no Brasil. Muito menos os projetos subsequentes de Petersen, Lendas da Guarda (histórias desenhadas por diversos artistas inspirados pelos personagens de Petersen) e O Machado Negro, este último contando histórias anteriores aos arcos iniciais, protagonizadas pelo herói da Guarda em sua época de ouro (já que está aposentado em Outono e Inverno, apesar de ter participação decisiva).



Uma descolada coleção de miniaturas dos personagens também foi lançada, mas infelizmente também não pintou por aqui...

Por hoje é só! Até a próxima!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Porque Eu Odiei X-MEN: PRIMEIRA CLASSE


X-MEN: PRIMEIRA CLASSE foi um grande sucesso tanto de público quanto de crítica no ano passado. Dirigido por Matthew Vaughn (Kick-Ass), o filme conta a origem da equipe X-Men e como surgiu a rivalidade entre Charles Xavier e Magneto. Entretanto, EU ODIEI! Por Quê? É isso que eu vou tentar explicar...
Aparentemente, Vaughn optou por recontar tudo como se os filmes anteriores não tivessem existido (como ocorreu com o Batman de Christopher Nolan) ao invés de respeitar tudo o que os filmes anteriores construíram (o caminho mais óbvio, dado o sucesso dos filmes). Isso foi o que mais me incomodou, já que os sucessos recentes da Marvel mostraram que o segredo do sucesso é a continuidade nos filmes e o equilíbrio entre agradar os espectadores comuns (que não sabem quase nada sobre os heróis dos quadrinhos) e também os nerds fanáticos que sabem até a cor da calcinha da Tempestade. Vamos aos fatos que mais me incomodaram...
- Pelo que foi mostrado em X-Men: O Filme (e nos quadrinhos) a equipe mutante tinha como primeiros integrantes Scott Summers (Ciclope) e Jean Grey (Fênix), o que não ocorre em Primeira Classe. Ciclope e Fênix sempre foram a base dos X-Men, coisa que nem o filme de 2000 ignorou. Ao invés disso, colocaram Alex Summers (Destrutor), nem citando-o como irmão de Ciclope!
- Admito que James McAvoy faz um bom trabalho como Xavier, mas em todas as versões dos quadrinhos (mesmo quando jovem), Xavier é CARECA! Ele não perdeu o cabelo com o tempo, tanto que no início de X-Men: O Confronto Final, Xavier e Magneto (AINDA AMIGOS) aparecem mais jovens recrutando Jean Grey. Isso deveria fazer parte da origem dos X-Men (porque não aproveitaram isso, já que aproveitaram as cenas iniciais de X-Men: O Filme, com o campo de concentração nazista?).
- Outra coisa não aproveitada é o final de X-Men Origens: Wolverine, em que Xavier aparece resgatando os jovens mutantes (incluindo Ciclope E EMMA FROST), sendo essa supostamente a base da sua escola.
- De onde eles tiraram que Mística é irmã de criação de Xavier?????? Isso não acontece nem nos quadrinhos, nem nos filmes!!!
- Até acho plausível situar a narrativa na crise de Cuba ou até modificar a origem da paraplegia de Xavier (incluir os Shiar no enredo confundiria ainda mais os espectadores comuns), mas os realizadores poderiam fazer algo mais próximo do universo com o qual os fãs mais radicais estão familiarizados, até porque Brian Singer foi um dos produtores!
Embora bem realizado, X-Men: Primeira Classe me decepcionou profundamente. Nem o filme do Wolverine (que é muito ruim e tem tantos furos quanto este) teve tanto efeito em mim... Infelizmente, o resto do mundo pensou diferente...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Onari Blog Recomenda: THE BIG BANG THEORY


Não é nada fácil ser nerd... Afinal, um cara super-inteligente que gosta de tecnologia, games, quadrinhos de super-heróis, ficção científica e bonequinhos não deve ser muito atraente para as mulheres... Será? Este universo pode ser muito divertido e engraçado... Pelo menos é o que mostra o sucesso da sitcom The Big Bang Theory (no Brasil, Big Bang - A Teoria), a minha série favorita.
Os personagens centrais são Leonard (Johnny Galecki) e Sheldon (Jim Parsons), dois físicos com Q.I. altíssimo que dividem um pequeno apartamento e seus dois amigos, Raj (Kunal Nayar) e Howard (Simon Helberg). Quando Penny (Kaley Cuoco) se muda para o apartamento vizinho ao de Leonard e Sheldon, o caos se instala! Afinal, esses gênios sabem tudo sobre o universo, menos o que fazer com uma mulher bonita!
Cada personagem tem características bem definidas, embora os estereótipos sejam bem exagerados em nome do humor: Leonard é o mais "normal", embora ingênuo e romântico (é apaixonado por Penny desde o primeiro episódio); Sheldon é o mais inteligente, mas é infantilóide e totalmente incapaz quando se trata de relações humanas; Raj é indiano (o que rende ótimas piadas sobre cultura e racismo) e sofre de uma patologia que o impede de falar com mulheres bonitas (exceto quando está bêbado); Howard adora usar as piores cantadas possíveis e ainda mora com a mãe e Penny faz o estereótipo da loira burra, embora no decorrer do seriado acaba mostrando ser forte, sensível e nem tão burra assim...

Explorando o universo nerd, o programa faz ótimo uso do humor com várias referências à cultura pop e confesso que dei várias risadas constrangidas, ao perceber o quanto eu sou parecido com eles. Quer um exemplo? Eu estava assistindo a um episódio quando minha filha de 9 anos me perguntou:
- Pai, o que tem de tão engraçado nesses caras bobões?
- Como assim, o que tem de engraçado? Eles são homens inteligentes que apesar de estarem na casa dos trinta anos, ainda gostam de revistas em quadrinhos, video games, seriados de ficção científica e bonequinhos!- respondi.
- Ué, pai! Igual a você!!!
Sem comentários....

sábado, 4 de fevereiro de 2012

JACKIE CHAN NO BRASIL (porquê um nerd blogueiro deve estar sempre atualizado)

Sei que a segunda parte do título (entre parênteses) é um pouco confusa, mas vocês já vão entender. Como os fãs brasileiros de Jackie Chan devem saber, no último dia 04 (ou seja, ontem) o astro esteve no Brasil; mais especificamente, na cidade de São José dos Campos (ONDE EU MORO!), para receber um jatinho que acaba de comprar pela empresa Embraer, que também tem fábrica na China.
Quando eu digo que um nerd blogueiro tem que estar sempre atualizado, é isso: como eu não tenho visto as notícias (nem pela TV, nem pela net), eu NÃO sabia que Jackie Chan estaria no Brasil, muito menos na minha cidade! O que é pior: após o evento na Embraer, o maior astro de artes marciais do mundo esteve em uma churrascaria que fica simplesmente do lado de casa (inclusive onde foi a minha festa de casamento!) E EU NEM SABIA!!!!!!




Imaginem tirar uma foto com o ídolo (e, quem sabe, até descolar um autógrafo em um DVD ou na minha action figure de 12'' rara que tenho dele).... Vai ficar na imaginação... Até porque a esta altura ele nem está mais aqui em São José... Ele acabou de conhecer as cataratas de Foz do Iguaçu...

EU ME ODEIO....