segunda-feira, 17 de setembro de 2012

OS MERCENÁRIOS 2


Logo após os créditos finais de Os Mercenários (2010), uma continuação já era esperada, pois o sucesso da volta de Stallone aos filmes de ação oitentistas deixou os fãs salivando por mais, principalmente levando-se em conta que diversos astros convidados por Stallone não participaram do primeiro filme, como Jean Claude Van Damme, Chuck Norris e Steven Seagal.
Stallone satisfaz os fãs com Os Mercenários 2, que consegue ser ainda mais divertido que o primeiro, principalmente por não esquecer o principal: filmes de ação oitentistas não devem jamais se levar a sério! Além disso, traz duas lendas ausentes no filme original: Van Damme e Chuck Norris!
A história é puro clichê. Após mais uma missão bem-sucedida (com uma bela cena de luta com Jet Li, que depois some e não volta mais!), Barney Ross (Stallone) e seu grupo (Jason Statham, Terry Crews, Randy Culture, Dolph Lundgren e o novato Liam Hemsworth) recebem uma nova missão de Church (Bruce Willis). Porém, a missão dá errado, graças à intervenção de Villain (Van Damme), resultando na morte de Hemsworth. Aí, no auge da testosterona, Stallone tem o pensamento mais macho e anos 80 possível: ele quer vingança!
 
 
Se no primeiro filme os vilões eram astros do segundo escalão como Steve Austin, Eric Roberts e Gary Daniels, aqui a turma do mal está representada por Van Damme e Scott Adkins (que já trabalhou com Van Damme em dois filmes e foi o protagonista de Imbatível III e Ninja).


Mas o ponto alto mesmo é quando entram as lendas, em cenas divertidíssimas que não poupam referências bem-humoradas aos astros. Chuck Norris entra em cena como o exército de um homem só, com direito até a um Chuck Norris fact (fenômeno da internet em que proezas inimagináveis eram atribuídas a Norris, classificando-o como o sujeito mais durão do planeta - ex.: Chuck Norris enfiou uma faca no olho... e a faca ficou cega!), atestando o respeito de Stallone aos fãs.

 
Ao expandir a cena do trio "Planet Hollywood" do filme anterior (Stallone, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger) o filme escancara a sua paixão pelos filmes de ação descerebrados, em que os heróis disparam suas armas num frenesi apoteótico, matando só os vilões e sem recarregar as armas! Schwarzenegger, então, é uma metralhadora (literalmente) de referências!
Claro que o filme tem seus defeitos. Algumas partes são arrastadas demais, alongando-se mais do que deveriam. Culture e Crews acabam "sobrando", tendo pouco espaço em cena. Dolph Lundgren, com sua performance amalucada e "sem noção", acaba agindo como alívio cômico (embora algumas referências aparentemente absurdas, como o diploma em engenharia química e a pós-graduação no M.I.T., sejam verdadeiras!). Na minha opinião, o principal defeito do filme é a pequena participação de Jet Li, que após o resgate do início, vai embora e não volta... Esperava que ele retornasse no final com uma luta animal contra Van Damme.
Pelo menos as lutas não decepcionam. Jason Statham mostra que é o mais ágil de todos (também, é um dos mais novos...) e encara uma luta com Scott Adkins, esperada desde que os dois se cruzam pela primeira vez, embora não explore todo o potencial de Adkins (na minha opinião, ele derrotaria Statham com os dois braços amarrados). A luta final, claro, é entre Van Damme e Stallone, do jeito mais macho possível.
Enfim, mais que recomendado!
Para terminar, dê uma olhada abaixo na idade dos coroas... Você encararia qualquer um deles? (detalhe: o mais durão é o mais velho, hehehehehe!)