sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Análise: DETONA RALPH


A cada novo filme da Disney, sou praticamente obrigado (tenho 2 filhos) a conferir a novidade nas telonas. Dessa vez, porém, eu era provavelmente o mais entusiasmado da família. Do mesmo modo que a trilogia Toy Story era uma declaração de amor aos brinquedos e à infância, DETONA RALPH paga tributo aos videogames e à geração fliperama! Como nerd assumido, pude atestar o respeito dos criadores aos amantes dos jogos eletrônicos, com apaixonadas referências (algumas só os fanáticos conseguirão identificar).


Detona Ralph (voz de John C. Reily em inglês e Thiago Abravanel na versão brasileira) é o "vilão" de um jogo  chamado Conserta Félix Junior (uma referência ao primeiro Donkey Kong, primeiro jogo do famoso Super Mario). Descontente com sua situação, ele se queixa em uma reunião de "vilões anônimos", em uma das cenas mais divertidas do filme. Para alegrias dos nerds, pode-se identificar diversos personagens de jogos famosos, como Bowser (Super Mario), Zhangief e Mr.Bison (Street Fighter), Eye Berserker (Dungeons and Dragons) e até um dos fantasminhas do Pac Man!

 Com a convicção de que precisa conseguir uma medalha para ser reconhecido como herói, ele sai de seu jogo e se infiltra em outros jogos para conseguir seu objetivo, revelando um fantástico mundo em que os personagens convivem uns com os outros após o "expediente". Quem prestar atenção vai conseguir encontrar Ryu se embebedando num bar, Sonic dando conselhos de segurança e outras referências que só serão identificadas em uma segunda sessão. Um dos jogos que Ralph invade lembra muito o filme Tropas Estelares, com todo o clima de jogos futuristas com temática militar como Gears of War e Halo. O destaque é a líder militar durona (dublada no original por Jane Linch, a Sue Sylvester de Glee), que também terá destaque no decorrer da história.


Entretanto, a maior parte da história se desenrola no jogo Sugar Rush (uma espécie de versão em game do popular jogo de tabuleiro Candyland), onde tudo é feito de doces, um delírio visual que é um prato cheio para a animação digital.


O ponto chave do filme é a improvável amizade de Ralph com Vanellope (dublada pela VJ da MTV Marimoon), que se revela um "bug", um defeito do sistema do jogo, mas que será essencial para o desfecho. O filme ainda brinca com vários fatos da cultura pop, como as balas Menthos no refrigerante diet, estereótipos nos videogames, as coisas antigas que ganham novo charme ao serem chamadas de "retrô", e muito mais.


Apesar de ser uma animação obviamente voltada para as crianças, DETONA RALPH vai agradar aos papais também (principalmente os com alma nerd)... Recomendo!