quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

SUGESTÕES DE LIVROS NERD PARA LER NAS FÉRIAS


 Feliz Ano Novo! Como primeiro post de 2015, gostaria de aproveitar o início do ano (que normalmente coincide com as férias) para dar três sugestões de livros com temática nerd para ler à beira da praia ou piscina, ou mesmo no conforto da sua casa. Quem disse que a palavra "nerd" não combina com diversão?


O CURIOSO LIVRO DOS GEEKS
(KEN DENMEAD, LeYa)

Derivado do site GeekDad.com (que por sua vez, é ligado à popular revista de tecnologia Wired), o livro de Ken Denmead tem uma proposta curiosa: uma série de projetos para papais geek se divertirem com seus filhos. Só para esclarecer, a palavra "geek", mais popular nos EUA, denomina os nerds mais ligados em tecnologia. Os projetos incluem a construção de objetos, enfeites, brinquedos e brincadeiras utilizando ciência, eletrônica, informática, criatividade, bom humor e muitas peças Lego... É com grande satisfação que pude conferir o livro e descobri que muitas das ideias eu mesmo já tinha feito, como um jogo de tabuleiro personalizado, livro de colorir caseiro, um mapa pirata e muitos outros. Se você é um papai nerd com filhos pequenos e hiperativos, é uma boa pedida!


PARADOXO - Os Nove Maiores Enigmas da Ciência
(JIM AL-KHALILI, Fundamento)
Jim Al-Khalili investiga diversos paradoxos da ciência, como por exemplo o famoso Paradoxo do Avô: se você voltar no tempo e matar seu avô quando jovem, seu pai jamais nascerá; portanto você nunca veio a nascer; mas se você não nasceu, quem matou seu avô? O autor discorre sobre assuntos complexos como física quântica, Teoria da Relatividade, matemática e probabilidade, termodinâmica e outros,  de maneira informal e bem-humorada. Mas confesso que algumas explicações deram um nó na minha cabeça...


E SE?
Respostas Científicas para Perguntas Absurdas
(RANDALL MONROE, Companhia das Letras)

Randall Monroe, autor da série em quadrinhos da internet XKCD, responde de maneira científica (e repleta de referências bem-humoradas à cultura pop) perguntas absurdas, como "dá para construir um propulsor a jato (jetpack) usando metralhadoras que atirem para baixo?" ou "quanto tempo um submarino duraria em órbita?", ou mesmo "quanta Força o Yoda consegue gerar?". Apesar de divertido, fiquei um pouco frustrado, pois o livro não responde a pergunta mais intrigante, sugerida na capa: o que aconteceria se jogássemos um gigantesco Tiranossauro na boca do monstro Sarlacc?


BOA LEITURA E FELIZ 2015!