terça-feira, 28 de abril de 2015

Na minha estante: STAR WARS - A COLEÇÃO DEFINITIVA DE ACTION FIGURE !!!!

Este post reúne 3 coisas que eu adoro: livros, Star Wars e action figures!  
A história dos bonequinhos de Star Wars já faz parte do folclore da indústria cinematográfica. Logo após a estreia do primeiro filme (que posteriormente seria batizado como Episódio IV - Uma Nova Esperança), em maio de 1977, a própria Lucasfilm foi surpreendida pelo seu sucesso estrondoso. Com uma legião de fãs ávidos para consumir qualquer coisa relacionada ao filme, os produtores não previram a demanda e apenas uma pequena empresa chamada Kenner se interessou em produzir uma linha de brinquedos, que só ficariam prontos no ano seguinte! Assim, para o natal de 1977, decidiram lançar a bizarra (e hoje célebre) "campanha das caixas vazias": os consumidores compravam uma linda caixa decorada com o tema Star Wars, que na verdade era vazia, transformando-se num cupom que, enviado pelo correio, dava direito a um envio posterior de um lote de 4 bonecos sortidos (uma das primeiras levas tinha Luke, Cheewbacca, Leia e R2-D2). Foi o início de um negócio milionário.
E já que estamos falando de bonecos de Star Wars, a Bertrand Books acaba de lançar no Brasil o livro STAR WARS – A COLEÇÃO DEFINITIVA DE ACTION FIGURE, apresentando praticamente todos os bonecos da marca lançados até 2012, num total de quase 2500 figuras! 
O livro reúne desde figuras obscuras e raras (e consequentemente caras) até personagens mais populares, que ganharam inúmeras versões (é impressionante a quantidade de variações dos personagens principais, como Darth Vader, Luke Skywalker e Han Solo). Uma obra indispensável para fãs da saga e colecionadores (me enquadro nos dois quesitos)! 
Claro que tudo isso só foi possível graças ao toque de gênio do criador George Lucas, que concordou em reduzir seu salário de diretor em troca dos direitos sobre qualquer produto relacionado à marca Star Wars e suas continuações. Foi um dos maiores erros estratégicos da Fox, e um dos maiores acertos de Lucas, que o deixou bilionário.
O preço do livro não é dos mais camaradas (ainda mais considerando que só é disponibilizado em brochura, não tendo versão em capa dura), mesmo para uma obra desse porte. O preço oficial é R$ 160,00, embora eu tenha conseguido um ótimo desconto comprando on line (paguei menos de R$ 110,00!!!!). De qualquer forma, vale cada centavo...

Enfim, que a força esteja com vocês! Até a próxima!