terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

As Melhores Cenas de Luta dos Últimos Tempos

Há alguns anos, fiz uma lista das melhores cenas de luta de todos os tempos. Já está na hora de atualizar a lista, dando atenção especial a filmes mais recentes. Não vou colocar em ordem de preferência, e é claro que muitos não vão concordar - afinal, essa é a MINHA LISTA! Vamos conferir?


OPERAÇÃO INVASÃO 2 (2014) - Luta de Karambit

Operação Invasão (The Raid Redemption), de 2011, surpreendeu os entusiastas dos filmes de artes marciais com um exemplar filipino (!) e as melhores cenas de luta em muito tempo. Em 2014, Iko Uwais, ator principal e coreográfo do original, lançou Operação Invasão 2, ainda mais insano que o primeiro. Todas as lutas são espetaculares, com destaque para o embate entre o protagonista e um casal armado com um martelo e um taco, mas a melhor é o clímax, uma luta de Iko contra um capanga em que os dois usam um tipo de faca curva, chamada de karambit. Dói só de olhar...



CAPITÃO AMÉRICA 2 (2014) - Luta no Elevador

Capitão América 2 - O Soldado Invernal, com sua trama política bem amarrada, talvez seja o melhor filme da Marvel até agora, Claro que o destaque são as cenas de ação, principalmente as lutas. O Capitão América das HQs é considerado o melhor combatente do planeta. Isso foi bem explorado no longa, principalmente na cena do elevador, a melhor do filme, em que o protagonista precisa enfrentar dezenas de agentes (até então seus aliados) em um ambiente apertado e confinado. 



OS MERCENÁRIOS 2 (2012) - Stallone x Van Damme

Embora o original e a parte 3 tenham boas cenas de luta, o melhor combate da trilogia é o clímax da parte 2, em que Sylvester Stallone e Jean-Claude Van Damme se enfrentam. Além dos dois serem lendas do cinema de ação, a luta tem a violência e a coreografia que a ocasião merece, não podendo faltar o famoso chute giratório de Van Damme. Embora seja rápida, a pancadaria é melhor do que o final da terceira parte, em que Stallone dá uma surra em Mel Gibson, que já não inspira tanto respeito...



IDENTIDADE ESPECIAL (2013) - Luta Final

Donnie Yen atualmente é sinônimo de filmes de artes marciais com temáticas mais modernas, como filmes policiais. Um exemplar recente é Identidade Especial, em que Yen interpreta um policial infiltrado. Como não poderia deixar de ser, a melhor luta é a do final, em que ele enfrenta o vilão em um viaduto abandonado. Como é típico de Yen, a coreografia é rápida, intrincada e dolorida.



KUNG FU KILLER (2014) - Luta Final

Mais um filme de Donnie Yen, mais um filme policial, mais lutas espetaculares... O ator entrega exatamente o que se espera dele: história rasa e simples e lutas insanas. Todas as lutas são boas (incluindo as do vilão contra vários mestres), mas é claro que a melhor é a última, em que o protagonista e o vilão usam bastões no meio da rua. 



EM NOME DA LEI (2013) - Luta no Octógono

Qualquer filme de Jackie Chan merece destaque, ainda mais com a marca Police Story. Em Nome da Lei (Police Story 2013), sexto filme da franquia (embora não tenha relação com os outros filmes), não decepciona. Com uma trama séria e tensa, tem lutas mais brutas (mais condizentes com  a platéia atual, acostumada com as lutas de M.M.A.). Isso fica claro na melhor luta do longa, entre Jackie e um capanga do vilão dentro de um octógono. Contra um oponente maior e mais forte, Jackie quase perde, mas a experiência e, principalmente, a persistência, acabam vencendo. Um filme que aborda o fato de que Jackie Chan, apesar de ainda ser o maior astro de artes marciais atual, não é mais jovem.



VELOZES E FURIOSOS 5, 6 e 7 - Lutas Diversas

A maior franquia de ação atual não poderia ficar de fora. A partir da parte 5, os filmes da série Velozes e Furiosos deixaram as corridas clandestinas de carros em segundo plano e focaram nas cenas de ação impossíveis e nas lutas, cada vez mais espetaculares. Na parte 5 (Operação Rio), o destaque é a esperada luta entre os maiores astros do cinema de ação atual, The Rock e Vin Diesel. Já em Velozes e Furiosos 6, os dois se unem para nocautear um grandalhão dentro de um avião. Finalmente, em Velozes e Furiosos 7, Vin Diesel enfrenta o brucutu que faltava, Jason Stratham, enquanto Paul Walker (em seu último trabalho) luta com Tony Jaa! Que venham os próximos filmes...

CÍRCULO DE FOGO (2013) - Gipsy Danger x Otachi e Leatherback

O diretor Guilhermo Del Toro quis fazer uma grande homenagem ao gênero Kaiju (monstros gigantes cujo maior ícone é Godzilla), colocando gigantescos robôs contra monstros. A melhor luta é a do robô Gipsy Danger, pilotado pelos protagonistas, contra dois kaijus, Leatherback e Otachi, com direito a uma arma secreta muito bacana no final. 

JURASSIC WORLD - Embate Triplo


Um dos maiores sucesso de 2015, Jurassic World trouxe novamente os dinossauros celebrados na trilogia original. No clímax do longa, o vilão da vez é o dinossauro geneticamente modificado, Indominus Rex. Para enfrentá-lo, dois dinossauros que foram os vilões dos filmes anteriores viram os heróis(!): Tiranossauro e Velociraptor!. Após uma luta feroz, eles contam com uma pequena ajuda de fora... A bem da verdade, a gente sempre torceu pelo tiranossauro...


Bem, por hoje é só! Você concorda com a lista? Achou que algum filme ficou de fora? Qualquer coisa, comente!
Até a próxima!