quarta-feira, 28 de março de 2012

Sessão Nostalgia: MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS

Na esteira do sucesso de Star Wars (1977), vários cineastas tentaram aproveitar a onda. Desde produções italianas capengas (Star Crash), até a toda-poderosa Disney, com o equivocado Abismo Negro, quase ninguém conseguiu imitar com qualidade o original. Um dos poucos que conseguiram realizar a proeza foi o veteraníssimo produtor de filmes B Roger Corman, que em 1980 produziu Mercenários das Galáxias (Battle Beyond the Stars), que apesar das características típicas das produções de Corman (atuações canastras, cenários reaproveitados, orçamento apertado e efeitos especiais simples) consegue divertir até o fã ardoroso de Star Wars.
Um dos trunfos do filme é a direção de arte do então novato James Cameron, que impressionou Corman com sua criatividade a ponto de ser promovido de técnico de efeitos pra diretor de arte. O orçamento também foi mais generoso do que o da maioria dos filmes B da época, condição necessária para dar conta dos efeitos especiais (até que não fazem feio se comparados ao épico espacial de George Lucas). O elenco também se destaca, com nomes como Richard Thomas, Robert Vaughn e John Saxon.
A história é uma mistura de Star Wars com Sete Homens e um Destino. O pacífico planeta Akir está para ser subjugado pelo tirânico Sador (Saxon). O jovem Shad (Thomas) viaja pelo espaço para recrutar mercenários e aventureiros para lutar contra o vilão. Consegue a ajuda de diversos aliados, como um caubói espacial, um homem-lagarto, um grupo de clones com uma consciência coletiva, um perigoso assassino, uma sexy guerreira e até uma namoradinha em potencial.
Um clássico da Sessão da Tarde, Mercenários das Galáxias nunca foi lançado em DVD no Brasil! Para conseguir uma cópia, só baixando na net ou em sites de DVDs raros. Como colecionador sofre...

terça-feira, 20 de março de 2012

LIGAS EXTRAORDINÁRIAS ALTERNATIVAS

A Liga Extraordinária é mais uma obra-prima de Alan Moore, o gênio por trás de clássicos como Watchmen e Batman - A Piada Mortal. Em A Liga, Moore teve uma idéia simples e genial: juntar vários personagens da literatura vitoriana em um grupo como a Liga da Justiça ou os Vingadores. Assim, Allan Quaterman (de As Minas do Rei Salomão), Capitão Nemo (20000 Léguas Submarinas), Mina Murray (Drácula), Dr. Jekyl (O Médico e o Monstro) e Hawley Griffin (O Homem Invisível), se juntam para defender a Inglaterra contra ameaças como Fu Manchu e o Dr. Moriarty. A HQ foi um grande sucesso, tendo recebido mais capítulos, ambientados em diferentes épocas (com diferentes formações). Recentemente, Moore lançou uma trilogia ambientando a Liga em épocas mais atuais, como 1910, 1969 e 2009 (esta última a ser lançada este ano). Aqui no Brasil, os primeiros volumes da Liga Extraordinária foram lançados pela Devir e pela Panini, em edições caprichadas.
Claro que com o sucesso, uma versão cinematográfica era só uma questão de tempo. Lançado em 2003, o filme não fez o sucesso esperado, apesar do elenco liderado por Sean Connery e da qualidade da produção. Realmente o filme sofre com a comparação com a HQ, mas até que funciona como uma aventura despretensiosa, apesar de ter modificado totalmente a história e introduzido personagens inexistentes na HQ.

Entretanto, o conceito é tão bom (personagens literários famosos se juntando em um grupo para combater determinada ameaça) que muitos fãs imaginaram diferentes versões da Liga. Que tal uma Liga Extraordinária com personagens da literatura brasileira?

Da esquerda para a direita, a Liga Extraordinária Brasil seria composta por Lúcia (Lucíola, de José de Alencar), Leonardo (Memórias de um Sargento de Milícias, de Manoel Antônio de Almeida), Jão Fera (Til,de José de Alencar), Bento (Dom Casmurro, de Machado de Assis), Brás Cubas (Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis), Cabeleira (O Cabeleira, de Franklin Távora) e Peri (O Guarani, de José de Alencar). Para mais detalhes, clique aqui.

Outra Liga poderia ser composta por personagens de contos de fada (algo que já foi imaginado na série Shrek), como Pinóquio, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, João (do Pé-de-Feijão), a Tartaruga (que ganhou da Lebre) e o Sapo (Princesa e o Sapo)...

Agora, a liga mais legal foi a que um pessoal bolou: já pensou uma Liga Extraordinária formada por personagens do cinema e da TV dos anos 80 (ambientada em 1988)? Pois é... Ela seria formada por Lisa (Mulher Nota Mil), McGuyver (Profissão:Perigo), Dr.Brown (De Volta para o Futuro), B.A. (Esquadrão Classe A) e Jack Burton (Aventureiros do Bairro Proibido). Só faltou John McClane (Duro de Matar), John Matrix (Comando para Matar), Ripley (Aliens) e Rambo! E repare na ilustração abaixo com a composição da Liga 1988: nos quadros atrás do grupo, é possível ver uma formação da Liga nos anos 70 (você consegue identificar todo mundo?)... Ela seria composta por Jill (As Panteras), Serpico, Rocky, Shaft, Bandit (Agarra-me Se Puderes) e Steve Austin (O Homem de Seis Bilhões de Dólares)! Infelizmente essa versão foi apenas uma piada de Primeiro de Abril...

Por hoje é só! Até a próxima!