Já divulgado há algum tempo, saiu este mês um dos mais aguardados e inusitados crossovers do quadrinhos: Turma da Mônica e Liga da Justiça! Os personagens de Maurício de Sousa sempre tiveram alguns heróis nas suas revistas, mas eram suas próprias versões de heróis conhecidos, como Batmão, Superomão, Homem-Aranho, Mulher-Maravilhosa, Capitão Americano, etc. Entretanto essa é a primeira vez em que Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outros dividem suas histórias com os "reais" personagens da DC (com direito ao logo da editora na capa das revistas do mês)!
É claro que o traço foi adaptado ao estilo da Maurício de Sousa Produções, mas o resultado ficou muito interessante. Vamos conhecer com mais detalhes como ficaram as revistas.
TURMA DA MÔNICA 44
Principal revista do crossover, tem a participação de toda a Liga da Justiça - ao contrário do restante, que conta com um ou dois membros contracenando com um ou dois integrantes da Turma da Mônica. A história começa com uma homenagem aos 80 anos do Superman, ocasião em que a turminha visita a Fortaleza da Solidão. Logo de cara temos uma referência a uma das melhores histórias do Superman, a célebre "Para o Homem que Tem Tudo", de Alan Moore. Em seuida temos a participação de vários vilões e referências a várias histórias clássicas, tudo com o bom humor típico da Turma da Mônica, com destaque para a encaranção de Cebolinha como Batman. Imperdível.
CEBOLINHA 44
Batman participa da revista do Cebolinha, com várias referências às histórias clássicas, como "Silêncio", "Cavaleiro das Trevas" e "A Piada Mortal" (esta última é genial e impagável). Outro ponto forte da coleção.
Lanterna Verde e Mulher Maravilha têm sua participação em Mônica 44, envolvidos em mais um plano infalível do Cebolinha para derrotar a Mônica. Talvez pelos personagens não terem histórias tão icônicas quanto Batman e Superman, não é tão divertida quanto as duas primeiras.
A revista do Cascão conta com a participação inusitada do Aquaman, o que gera uma dinâmica interessante, já que teoricamente s dois personagens não combinam. Pena que tenha poucas referências ao filme (que está estreando hoje no Brasil), restringindo-se ao personagem clássico, que convenhamos, não está entre os mais populares.
Magali divide sua revista com o Flash e a Mulher-Gato, uma combinação que na minha opinião foi a mais fraca da coleção (ainda que divertida, como todos os gibis).
CHICO BENTO 44
Chico Bento sempre foi uma espécie de alter-ego do Maurício, para falar de valores inerentes à vida simples do campo, e sempre gerou algumas das mais poéticas histórias da Turma da Mônica. Na história em que contracena com Superman e Mulher Maravilha não é diferente, também destacando-se na coleção.
Observação: A Turma da Mônica Jovem também vai contar com a participação da Liga da Justiça, mas ainda não conferi...
VEREDITO:
Eu, que aprendi a ler com a Turma da Mônica e lia para os meus filhos os gibis (principalmente durante os anos em que minha esposa fazia faculdade à noite e eu os punha para dormir), há muitos anos não comprava os gibis dos personagens mais queridos do Brasil. Pela primeira vez em anos, passei na banca e comprei todos os gibis do mês... e não me arrependi!
Por hoje é só! Até a próxima!