domingo, 26 de julho de 2009

Análise: O FAIXA PRETA

O Faixa Preta (Black Belt/Kuro-Obi, 2007) é um filme japonês sobre a nobre arte do karatê. Ambientado nos anos 30, conta a história de três homens, Taikan, Giryu e Choei, que treinam karatê num dojo isolado sob os ensinamentos do mestre Shibahara. Quando a polícia militar requisita a área do dojo, uma série de acontecimentos faz com que os três discípulos tomem caminhos diferentes. O destaque do filme não são as lutas, mas a filosofia da arte marcial. O mestre ensina que o karatê deve ser apenas defensivo, priorizando o uso das mãos, em detrimento dos pés. Um dos alunos desafia esta filosofia, ensinando um estilo mais agressivo, enquanto outro resolve não trair os ensinamentos do sensei. É claro que o clímax é o combate entre os dois, sendo que o vencedor receberá o direito de liderar o estilo Shibahara, simbolizado por uma surrada faixa preta do mestre.
O filme é carregado de sentimentos característicos não apenas do karatê, mas da própria filmografia japonesa, como disciplina, retidão, compromisso e respeito à tradição. Enfim, um filme muito bom! Os fãs da pancadaria tradicional podem estranhar, pois ao contrário dos filmes de kung fu e dos recentes filmes tailandeses, as lutas de O Faixa Preta são muito curtas e rápidas, às vezes finalizadas com um único e fulminante golpe! Isto não surpreende quem, como eu, já praticou algum estilo tradicional de karatê. Pelos katás (aliás, muito bem executados), parece que o estilo mostrado no filme é o Goju-ryu (o estilo que eu pratiquei), mas não tenho certeza.



O DVD nacional (Europa Filmes) não tem nenhum extra, a não ser uma versão mp4, mas a embalagem é belíssima, com luva externa e contra-capa interna. Eu recomendo - já está entre os meus favoritos!

Um comentário:

  1. Eu adorei esse filme, mas como disse em uma comunidade de Kung Fu do orkut, "o considero uma trama mais dramática". Como voce disse, o filme tem um grande valor sentimental, e a fotografia é muito boa.
    Adorei sua resenha Erick! Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir