quinta-feira, 18 de junho de 2015

30 Anos de COMANDO PARA MATAR !!!


Como o tempo voa! Parece que foi ontem que Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone disputavam filme a filme para ver quem era o rei dos filmes de ação. O ano de 1985 - 30 anos atrás! - foi o ápice desta disputa: Stallone lançava RAMBO 2 - A MISSÃO e Schwarzenegger estrelou esta pérola da qual falaremos hoje. COMANDO PARA MATAR (o título já faz uma alusão ao primeiro filme de Rambo - Programado Para Matar) foi o veículo perfeito para Schwarza consolidar seu status de astro da pancadaria, assim como seu inconfundível estilo: ação frenética, cenas impossíveis para qualquer ser humano normal (menos ele, claro), e, principalmente, frases de efeito e piadinhas de humor negro. Vamos rever este filme em 25 quadros? Prepare a pipoca, o refrigerante e embarque comigo nesta aventura oitentista...

O filme já começa com 3 assassinatos(!)... Primeiro a equipe aparentemente liderada pelo gigantesco e ameaçador Cooke (o simpático negro no meio da cena) aparece num caminhão de lixo para matar um homem que acabou de acordar...

Em seguida, Cooke finge comprar um carro para usá-lo para atropelar o vendedor!

Depois é a vez de um homem bombado com a cara do Freddy Mercury (da banda Queen) aparentemente virar churrasco após Cooke explodir seu barco.

Agora é que o filme começa de verdade, apresentando nosso herói! Schwarza (juntamente com sua montanha de músculos) aparece carregando um imenso tronco de madeira, já demostrando que é praticamente um super-homem...

Mas toda essa força é para contrastar com as cenas seguintes. Enquanto os créditos iniciais vão passando, percebemos que John Matrix é um pai amoroso e presente, cuidando da filha Jenny... AAAAWWWNNN...

Mas essa ternura tem hora para acabar, pois logo chega o mentor de Matrix, o General Kirby (uma espécie de cópia do Coronel Trautman, mentor do Rambo), que conta que todos os homens de sua antiga equipe estão sendo mortos (lembram das cenas iniciais?) e deixa dois soldados para proteger John e sua filha.

Claro que é só o coronel ir embora que a casa de John é atacada pelos bandidos, que conseguem sequestrar sua filha...

 E, embora tomem uma surra, pegam nosso herói também!

É aí que Bennet, nosso Freddy Mercury bombado, revela estar vivo e louco para se vingar de John por tê-lo expulsado de sua equipe (aparentemente ele era muito sádico)...

Bennet e outros ex-soldados trabalham para Arius, um ex-ditador que foi destituído do poder do fictício país Valverde pelo atual presidente com a ajuda de Matrix. Assim, Arius manda John matar o governante (já que este confia nele). Se ele não o fizer, sua filha será morta. Já que não tem escolha, John embarca no avião, mas não sem antes lançar duas frases de efeito: o indefectível "Eu vou voltar!" pra Bennet e a promessa para o baixinho Sully ("Gosto de você... É por isso que vou te matar por último!"). Um dos capangas vai junto no avião, para garantir que Matrix cumpra a tarefa.

Já no avião prestes a decolar, John mata o bandido quebrando seu pescoço e soltando outra piadinha para a aeromoça: "Não acorde meu amigo... Ele está MORTO de cansaço!"...

A próxima coisa a fazer é sair do avião. Como? Ora, protagonizando uma das cenas mais impossíveis da história do cinema: ele simplesmente se pendura no trem de pouso e pula!

Claro que ele cai em um matagal alagado (embora a coluna d'água tenha apenas alguns centímetros) sem um arranhão! 

Seu objetivo é ir atrás de Sully, que acaba de deixar o aeroporto. Para isso ele sequestra Cindy (Rae Dawn Chong), uma simpática aeromoça, que relutantemente segue Sully até um shopping...

Lá, John realiza uma série de proezas: arranca uma cabine telefônica com Sully dentro (que, apesar de armado, não atira!), dá uma surra em dezenas de guardas, pendura-se igual ao Tarzan e, novamente com Cindy, volta a perseguir Sully de carro.

A perseguição termina à beira de um precipício, onde John segura Sully com apenas um braço (e a ajudinha de um cabo de aço, que aparece na cena!). Lembra que ele havia prometido a Sully que o mataria por último? Pois é, Sully também o lembra... A resposta de John? "Eu menti !" Bye, bye, Sully!

O próximo é Cooke, que retorna ao seu quarto de hotel apenas para encontrar Matrix, que procura pistas sobre o paradeiro de sua filha. É hora de mais um diálogo impagável:
Cooke: - Está com medo, valentão? Devia estar, porque um boina-verde vai acabar com você!
Matrix: - Eu como boinas-verdes no café-da-manhã... Com muita fome!
Após a briga, Cooke é literalmente empalado! Credo! E Matrix continua sem pistas! Quem mandou matar todo mundo antes de perguntar?

Matrix e Cindy acabam descobrindo o provável esconderijo de Arius: uma ilha! Mas antes, Matrix diz que eles precisam "fazer compras"...

E como nosso herói faz compras? Simples! Ele invade uma loja com uma escavadeira e pega tudo o que precisa (incluindo armas, facas, equipamentos, granadas, bombas e um lança-foguetes!)... Mas enquanto Cindy põe as coisas no carro, Matrix é preso e levado por policiais. Quem poderá ajudá-lo?

Se você pensou na Cindy, acertou! Ela usa o lança-foguetes recém-adquirido, explode o furgão da polícia e liberta nosso herói, que escapa ileso! Incrédulo, Matrix pergunta: "Como você aprendeu a usar o lança-foguetes?"... A resposta óbvia: "Eu li as instruções!"

Após matar alguns bandidos no cais e roubar um hidroavião (providencialmente, Cindy é aeromoça e sabe pilotar!), Matrix finalmente chega na ilha e protagoniza mais uma cena memorável: a preparação antes do massacre, com closes mostrando ele se vestindo e se equipando, ficando pronto para a festa!

O que vem a seguir é uma das maiores matanças da história do cinema. John trucida quase uma centenas de guardas, explodindo, esfaqueando, mutilando e baleando...

 ...Antes de matar Arius, o penúltimo chefe de fase...

Claro que a luta final tinha que ser com Bennet, que pega Jenny e atira no braço de John. Então, segue-se um diálogo de duplo sentido muito estranho:
Matrix: "Vamos lá, Bennet! Isso é entre nós dois! Venha me pegar e solte a menina! Você não quer apenas apertar o gatilho.. Quer enfiar a faca em mim e olhar dentro dos meus olhos enquanto gira a faca dentro do meu corpo..."
Bennet (visivelmente afetado): "Eu não preciso de armas! Eu não preciso de nada! Eu vou te pegar, John!"
Nossa, será que Bennet tinha uma quedinha por Matrix? Claro que nosso herói vence a luta e empala Bennet  com  um cano que libera vapor. Mais uma deixa para uma frase de efeito: "Libere essa pressão, Bennet!"

Pronto! John salva a filha, encontra o coronel (que chega no final convidando Matrix para voltar a trabalhar para ele), manda este se ferrar e volta para casa com Cindy (sugerindo que encontrou uma mãe para Jenny!). Final Feliz!

Mais algumas curiosidades sobre o filme:

- Schwarzenegger teve que fazer a maioria das proezas do filme, já que era muito difícil arrumar um dublê com um físico parecido com o do ator...

- Bennet, o vilão principal, seria interpretado por outro ator mas foi substituído em cima da hora por Vernon Wells, um pouco maior que o ator original. Entretanto, os produtores não tiveram tempo de substituir o figurino! É por isso que as roupas de Bennet parecem mal ajustadas (aliás, aquele colete de cota de malha é ridículo)...

- Rae Dawn Chong (Cindy) foi uma das primeiras protagonistas negras em um filme de ação...

- Se você prestar atenção nas cenas de perseguição de carros, verá que o carro amarelo de Sully amassa e desamassa ao longo da perseguição! O continuísta deveria ser despedido!

- A Versão do Diretor, que é a versão estendida, tem nada mais, nada menos do que UM minuto a mais! Trata-se apenas de um diálogo entre Cindy e Matrix falando sobre a mãe de Cindy, que morrera no parto.

- Em comemoração ao aniversário de 30 anos do filme, a Neca vai lançar este ano (provavelmente em agosto) uma action figure de 7 polegadas de John Matrix, com diversos acessórios! Já estou babando...

Por hoje é só! Até a próxima! Hasta la vista, baby!

4 comentários:

  1. bom filme!

    Realmente. o vilão é a cara do Freddy Mercury!

    Abç


    http://scantorrents2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse filme realmente é inesquecível, e de vez em quando eu assisto de novo. Mas se o país Valverde é fictício, sabe me dizer onde fica o aeroporto que aparece no filme? Obrigado.

    ResponderExcluir