BEM-VINDOS AO ONARI BLOG!
Quem está familiarizado com a cultura Nerd (ou mesmo com a Cultura Pop em geral) já sabe que os bonequinhos ou action figures ocupam lugar de destaque nesse mundo, além dos filmes, quadrinhos e livros. Comigo não é diferente: claro que eu gosto de todas as mídias que se referem a super-heróis, animes, mangás, Star Wars, Star Trek, e demais franquias de ficção científica, fantasia e ação; mas se existe uma coisa que eu curto demais é a minha coleção de action figures, que atualmente conta com quase 150 itens (pouca coisa se comparado a algumas coleções nerd por aí), colecionados ao longo de 16 anos. Uma pena que a minha coleção da infância se perdeu com o tempo; caso contrário a coleção seria bem maior - e cheia de itens antigos e raros...
Prepare-se para essa verdadeira viagem, não apenas ao meu mundo de action figures, mas também à própria linha do tempo do ONARI BLOG, já que à medida que eu for comentando cada personagem, caso este já tenha sido tema de algum artigo anterior, também anexarei o link da postagem relacionada.
Vamos conhecer a minha coleção?
A maior parte da minha coleção fica no meu escritório, em uma grande estante juntamente com as minhas coleções de DVDs, HQs, mangás, livros e outros badulaques.
Um dos destaques da coleção é a diversidade de Predadores. Só na minha coleção são 5: um Predador sem máscara de
Alien vs. Predador 2, um Predador
Clássico com máscara, um
Clássico sem máscara, um Predador
Celtic (de Predador 2 e Alien Vs. Predador) e o Predador
Big Red, do
fanfilm Batman Dead End (pra mais detalhes, clique
aqui).
Outro tema de que gosto muito é a filmografia do anos 80 e 90, que renderam diversas action figures bacanas. Vamos analisar os bonecos com mais detalhes.
Os entusiastas dos filmes dos anos 80 vão reconhecer vários personagens: Gizmo e Flasher Gremlin (Gremlins), Alien (O 8o Passageiro), Data (Os Goonies) e Brundlefly (o monstro de A Mosca).
Algumas das minhas raridades incluem os bonecos da franquia
Karatê Kid (para mais detalhes, clique
aqui). Ao lado deles, figuras do
Robocop da Neca,
Jason de Sexta-Feira 13, o
Major Dutch de O Predador (que rendeu duas postagens no blog - clique
aqui e
aqui) e o
T-800 de O Exterminador do Futuro 2 (para mais detalhes sobre o legado da franquia, clique
aqui), segurando um
T-600 avariado de O Exterminador do Futuro - A Salvação (crítica do filme
aqui).
Do lado do T-800, podemos ver o E.T., Connor Macleod e Kurgen (que vieram num diorama, a Highlander Medieval Box Set da Neca), e dois personagens de Uma Noite Alucinante 2, Ash e Henrietta.
Outro ícone dos anos 80 é o Lion-O, líder dos Thundercats, um dos melhores desenhos daquela época.
Não são apenas personagens dos anos 80 e 90 que fazem parte da coleção... Também tenho personagens de filmes mais recentes, como Clu, o vilão de Tron - O Legado, Machete, Hellboy (do segundo filme) e Saruman, Orc Overseer (com um Lurtz recém-nascido) e Gimli de O Senhor dos Anéis.
Um fenômeno recente é The Walking Dead, que tem uma badalada série de action figures produzida pela McFarlane Toys. A que eu tenho é a Bicycle Girl, um dos primeiros zumbis que aparecem na série. A figura apresenta um interessante mecanismo de alavanca que simula o movimento do zumbi.
Se uma parte da coleção é constituída de personagens de filmes e séries, outro grande destaque é a coleção Spawn, da McFarlane Toys, que eu particularmente adoro. Não tenho figuras de todas as séries, afinal foram lançadas mais de 35 séries de 1994 a 2008. Uma das mais imponentes figuras é o Manga Spawn 1 (série 9 de 1997), cuja mochila vira um mosquito gigante muito legal. Outro personagem muito interessante é o Spawn Immortal da série 33 de 2008. A minha série favorita é a 15 (Techno Spawn, de 1999), composta de animais ciborgues. Só desta série tenho 3: Code Red (gorila), Steel Trap (crocodilo) e War Zone (javali).
Uma figura que até já rendeu um post natalino (veja
aqui) é o
Spawn Noel, da série 24 de 2003. A versão
Wings of Redemption com asas de morcego (série Spawn Reborn, de 2006) é uma reimaginação da versão com asas de anjo lançada em 2002 (série 21 - Alternate Realities) e o
soldado do deserto é baseado na revista Spawn 31 (série 27 de 2005). O
Viper King é um dos personagens mais bonitos e foi lançado na série 14 (Dark Ages II), de 1999. Já o
Pirate Spawn 2 (série 34, de 2008) é a segunda versão do Spawn pirata, lançado pela primeira vez na série 21 (Alternate Realities) em 2002.
Iguantus, montado em Tuskadon (série 14, de 1999) tem um valor especial para mim, pois foi o primeiro action figure da minha coleção, adquirido em 1999. O imponente Black Knight (Spawn Reborn 2, de 2004) é uma versão repintada da série 11, de 1998. O Viking Spawn é um dos mais antigos bonecos da coleção, já que é da série 5, de 1996. Ninja Spawn 2, por sua vez, é bem mais recente, tendo sido lançado em 2006 (série 29 - Evolutions). O Mandarim Spawn, lançado em 2004 na série Spawn Reborn 2, é uma repintura de uma das figuras mais bonitas da série 14,
.
Para mim, a figura de maior destaque na linha Spawn é o Cy-Gor 2 (série 12, de 1998), que foi alvo de uma busca de mais de 14 anos, como foi detalhado neste
artigo.
Em um cantinho empoeirado da estante, repousa o Robô de Perdidos no Espaço, a única coisa que funcionou no equivocado filme de 1997. Neste caso, não é uma figura articulada, mas um kit plástico de montar adquirido em 1998.
Os Simpsons não podem ficar de fora de nenhuma coleção nerd que se preze. Eu tenho toda a família, em uma coleção lançada na época do filme, representando uma sala de cinema com efeitos das vozes dos personagens! Além do núcleo principal, tenho o Vovô Simpson e uma das irmãs de Marge, apenas porque se parecem com dois membros da minha própria família! Abafa!
Quem já está familiarizado com o blog sabe que eu adoro kaijus ou monstros gigantes (como pode ser comprovado neste
artigo) e o mais famoso sem dúvida é
Godzilla! Tenho 3 versões: a do filme americano de 2014, a do filme Godzilla vs. Space Godzilla de 1994 e
Mechagodzilla.
Ainda falando de Kaijus, temos a tartaruga
Gamera, o robô
Gipsy Danger e o monstro
Knifehead, ambos do filme Círculo de Fogo, nosso querido
Ultraseven,
Tentáculo de Aço, um boneco feito por mim (confira neste
post) e
King Kong, baseado no filme de Peter Jackson de 2003.
Tenho uma mini-coleção apenas de lutadores: John Cena (da WWE, liga de luta-livre americana e também ator de ação), Maurício Shogun, Lyoto Machida, Anderson Silva, José Aldo, Rodrigo Minotauro e Bruce Lee, em várias versões e tamanhos.
Super-heróis dos quadrinhos também não podem faltar em uma coleção de action figures, principalmente das editoras Marvel e DC. Desta última, não tenho muitas figuras, apenas o Pantera (feito por mim, mais detalhes
aqui),
Flash,
Metamorfo,
Etrigan e
Batman.
No caso da Marvel já tenho muito mais personagens: Ronin, Thor, Wolverine, Capitão América (Bucky Barnes), Homem-de-Ferro, Hulk, Patriota-de-Ferro, Elektra e Punho-de-Ferro.
A Gata Negra vem em um cenário bacana, com um "brinde" muito especial: o próprio Homem-Aranha, espiando através da janela!
Os itens mais raros da minha coleção Marvel vieram de uma caixa dourada exclusiva da Toy Bizz, com a equipe original dos X-Men, retratando sua primeira aparição nos quadrinhos! Consegui por um bom preço, justamente por estar desfalcada: veio sem a Garota Marvel! Fazer o quê... pelo menos os bonecos são interessantes, como o Ciclope com o mecanismo de raio óptico (que funciona quando você direcina um facho de lanterna no alto da cabeça), o Homem-de-Gelo vestindo apenas as botas (segundo Stan Lee e Jack Kirby, para ele não escorregar no gelo...), o Anjo, que deixei pendurado, "voando" na estante, e a primeira e até então única figura do Fera com seu visual mais simiesco, sem o pelo azul
Quem conhece o blog também sabe que eu adoro fazer meus próprios bonecos, como o
Cyberclope, o
Tom Strong e
Saitama.
Star Wars, a maior franquia nerd, também participa da coleção. Luke Skywalker e Darth Vader estão sempre com seus sabres de luz de prontidão...
Como Darth Vader é um dos meus personagens favoritos (se não O FAVORITO), aparece em várias versões e tamanhos...
Saindo do campo dos quadrinhos e entrando no mundo dos games, minha franquia favorita é God of War, que rendeu ótimas figuras, sendo que eu tenho as mais bacanas, Kratos (Neca) e Hades (DC Unlimited).
Outros personagens muito legais que eu tenho são Hayabusa (Ninja Gaiden), Succubus e Simon (Castlevania), Alex Mercer (Prototype) e Altair (Assassin´s Creed)...
...Cloud Strife (Final Fantasy VII - Crisis Core) e Edge Maverick (Star Ocean, ambos da Square Enix...
...além dos astros da pancadaria gamer: Evil Ryu (Street Fighter), Terry Bogard (Fatal Fury) e Goku (Drgonball).
Embora atualmente o grande público conheça a franquia Warcraft devido à (fraca) produção cinematográfica deste ano, os gamers há anos já apreciam o jogo, que rendeu uma HQ e uma ótima coleção de action figures da DC Unlimited. Eu tenho 4 figuras da coleção: Broll Bearmantle (elfo), Lo´Gosh (guerreiro), Snaggle (kobold) e Brink Spannercrank (gnomo), mais baseados na HQ do que no game..
Alguns dos meus personagens (e bonecos) favoritos são da Mirage Studios:
Michelangelo das
Tartarugas Ninja e
Usaji Yojimbo. Veja
aqui um artigo sobre a influência das Tartarugas na Cultura Pop e
aqui um artigo sobre Usagi.
Embora a maior parte da cleção seja composta de figuras de 7 polegadas, tenho várias de 12 polegadas:
Samurai Jack,
Darth Vader,
Jet Li,
Jackie Chan (post
aqui),
Bruce Lee (veja
aqui o artigo dele),
T-800 (Battle Damaged) e
Spectreman, sendo que Jet Li e Spectreman são exclusivos, já que foram feitos por mim (mais detalhes
aqui e
aqui).
Sou um grande fã da série The Big Bang Theory (como pode ser comprovado
aqui).Portanto, quando vi a caixa com os personagens da série em versão bobble-heads, tive que adquirir. Este é um dos únicos itens que não tirei da caixa...
O outro item que conservei na caixa é o maior tesouro da minha coleção, uma caixa das Tartarugas Ninja exclusiva da San Diego Comic Con 2008, representando os personagens em preto e branco, como nos quadrinhos originais, O que torna esta caixa tão especial é um simples detalhe: está autografada por Kevin Eastman co-criador dos personagens! Além da tiragem limitada de 500 peças, poucas caixas foram autografadas por Eastman no evento, e uma delas foi parar na minha mão... Podem babar...
BEM, ESTA É A MINHA COLEÇÃO, QUE, ESPERO, SÓ TENDE A CRESCER.
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.
POR HOJE É SÓ! ATÉ A PRÓXIMA!