Há alguns anos, fiz uma lista das melhores cenas de luta de todos os tempos. Já está na hora de atualizar a lista, dando atenção especial a filmes mais recentes. Não vou colocar em ordem de preferência, e é claro que muitos não vão concordar - afinal, essa é a MINHA LISTA! Vamos conferir?
OPERAÇÃO INVASÃO 2 (2014) - Luta de Karambit
Operação Invasão (The Raid Redemption), de 2011, surpreendeu os entusiastas dos filmes de artes marciais com um exemplar filipino (!) e as melhores cenas de luta em muito tempo. Em 2014, Iko Uwais, ator principal e coreográfo do original, lançou Operação Invasão 2, ainda mais insano que o primeiro. Todas as lutas são espetaculares, com destaque para o embate entre o protagonista e um casal armado com um martelo e um taco, mas a melhor é o clímax, uma luta de Iko contra um capanga em que os dois usam um tipo de faca curva, chamada de karambit. Dói só de olhar...
CAPITÃO AMÉRICA 2 (2014) - Luta no Elevador
Capitão América 2 - O Soldado Invernal, com sua trama política bem amarrada, talvez seja o melhor filme da Marvel até agora, Claro que o destaque são as cenas de ação, principalmente as lutas. O Capitão América das HQs é considerado o melhor combatente do planeta. Isso foi bem explorado no longa, principalmente na cena do elevador, a melhor do filme, em que o protagonista precisa enfrentar dezenas de agentes (até então seus aliados) em um ambiente apertado e confinado.
OS MERCENÁRIOS 2 (2012) - Stallone x Van Damme
Embora o original e a parte 3 tenham boas cenas de luta, o melhor combate da trilogia é o clímax da parte 2, em que Sylvester Stallone e Jean-Claude Van Damme se enfrentam. Além dos dois serem lendas do cinema de ação, a luta tem a violência e a coreografia que a ocasião merece, não podendo faltar o famoso chute giratório de Van Damme. Embora seja rápida, a pancadaria é melhor do que o final da terceira parte, em que Stallone dá uma surra em Mel Gibson, que já não inspira tanto respeito...
IDENTIDADE ESPECIAL (2013) - Luta Final
Donnie Yen atualmente é sinônimo de filmes de artes marciais com temáticas mais modernas, como filmes policiais. Um exemplar recente é Identidade Especial, em que Yen interpreta um policial infiltrado. Como não poderia deixar de ser, a melhor luta é a do final, em que ele enfrenta o vilão em um viaduto abandonado. Como é típico de Yen, a coreografia é rápida, intrincada e dolorida.
KUNG FU KILLER (2014) - Luta Final
Mais um filme de Donnie Yen, mais um filme policial, mais lutas espetaculares... O ator entrega exatamente o que se espera dele: história rasa e simples e lutas insanas. Todas as lutas são boas (incluindo as do vilão contra vários mestres), mas é claro que a melhor é a última, em que o protagonista e o vilão usam bastões no meio da rua.
EM NOME DA LEI (2013) - Luta no Octógono
Qualquer filme de Jackie Chan merece destaque, ainda mais com a marca Police Story. Em Nome da Lei (Police Story 2013), sexto filme da franquia (embora não tenha relação com os outros filmes), não decepciona. Com uma trama séria e tensa, tem lutas mais brutas (mais condizentes com a platéia atual, acostumada com as lutas de M.M.A.). Isso fica claro na melhor luta do longa, entre Jackie e um capanga do vilão dentro de um octógono. Contra um oponente maior e mais forte, Jackie quase perde, mas a experiência e, principalmente, a persistência, acabam vencendo. Um filme que aborda o fato de que Jackie Chan, apesar de ainda ser o maior astro de artes marciais atual, não é mais jovem.
VELOZES E FURIOSOS 5, 6 e 7 - Lutas Diversas
A maior franquia de ação atual não poderia ficar de fora. A partir da parte 5, os filmes da série Velozes e Furiosos deixaram as corridas clandestinas de carros em segundo plano e focaram nas cenas de ação impossíveis e nas lutas, cada vez mais espetaculares. Na parte 5 (Operação Rio), o destaque é a esperada luta entre os maiores astros do cinema de ação atual, The Rock e Vin Diesel. Já em Velozes e Furiosos 6, os dois se unem para nocautear um grandalhão dentro de um avião. Finalmente, em Velozes e Furiosos 7, Vin Diesel enfrenta o brucutu que faltava, Jason Stratham, enquanto Paul Walker (em seu último trabalho) luta com Tony Jaa! Que venham os próximos filmes...
CÍRCULO DE FOGO (2013) - Gipsy Danger x Otachi e Leatherback
O diretor Guilhermo Del Toro quis fazer uma grande homenagem ao gênero Kaiju (monstros gigantes cujo maior ícone é Godzilla), colocando gigantescos robôs contra monstros. A melhor luta é a do robô Gipsy Danger, pilotado pelos protagonistas, contra dois kaijus, Leatherback e Otachi, com direito a uma arma secreta muito bacana no final.
JURASSIC WORLD - Embate Triplo
Um dos maiores sucesso de 2015, Jurassic World trouxe novamente os dinossauros celebrados na trilogia original. No clímax do longa, o vilão da vez é o dinossauro geneticamente modificado, Indominus Rex. Para enfrentá-lo, dois dinossauros que foram os vilões dos filmes anteriores viram os heróis(!): Tiranossauro e Velociraptor!. Após uma luta feroz, eles contam com uma pequena ajuda de fora... A bem da verdade, a gente sempre torceu pelo tiranossauro...
Bem, por hoje é só! Você concorda com a lista? Achou que algum filme ficou de fora? Qualquer coisa, comente!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário