quinta-feira, 13 de abril de 2017

LIVROS NERD COM ITENS COLECIONÁVEIS!


Se tem uma coisa que um nerd gosta é um livro com informações sobre o seu filme ou personagem favorito. Sem falar em memorabilia ou qualquer coisa colecionável, não é? Se juntarmos os dois, melhor ainda! Pois hoje eu vou falar sobre um tipo de livro que os gringos chamam de Vault, um livro com informações detalhadas sobre determinado filme, série ou personagem, mas que vem com itens removíveis e colecionáveis. Na figura acima temos vários exemplos, como SPIDERMAN VAULT (que vem com posteres, máscara, storyboards, sketches e muito mais), STAR WARS VAULT (cards, posteres, adesivos, 2 CDs de áudio, miniatura de nave, etc), BATMAN VAULT (máscara, posteres, gibi, etc) e TERMINATOR VAULT (com sketches, storyboards, desenhos conceituais, posteres e uma coleção de fotogramas em película do filme).

Outro livro do mesmo tipo é PACIFIC RIM: MAN, MACHINES AND MONSTERS. Com uma capa que emula o portão da Shatterdome, quartel-general da resistência humana no filme, o livro traz blueprints dos robôs, cartões de acesso de Raleigh e Mako, sketches, desenhos conceituais dos kaijus, storyboards, páginas de roteiro e muito mais. 
Um dos exemplos mais recentes e interessantes é BACK TO THE FUTURE - THE ULTIMATE VISUAL HISTORY, que comemora os 30 anos de De Volta Para o Futuro com um livro repleto de itens colecionáveis, como o panfleto do relógio, a carta de Doc Brown para Marty escrita em 1888, um poster de Tubarão 19, a foto de Doc e Marty com o relógio, uma foto da família de Marty com efeito lenticular (para eles "desaparecerem"!), entre outros! Esse até eu quero!


Livros com itens destacáveis não se limitam aos assuntos nerd... S - O NAVIO DE TESEU é um interessante projeto de Doug Dorst e J.J. Abrams (o cineasta mais nerd da atualidade), onde o leitor tenta desvendar a história do livro, supostamente escrito pelo fictício M.Straka. O livro é recheado de anotações de dois leitores, Eric e Jen, que "discutem" por meio de anotações nas páginas, além de pistas e objetos dentro da obra, como cartões, fotos, desenhos e até um mapa desenhado num guardanapo.
Existem muitos outros livros do gênero, mas agora vou falar sobre os dois que eu tenho, claro...Um é TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES - THE ULTIMATE VISUAL HISTORY, lançado em comemoração dos 30 anos das Tartarugas Ninja, na época do lançamento do filme de 2014. Além de toda a história da franquia que se tornou um fenômeno, o livro traz páginas de roteiro, cartões de visita, material de divulgação, storybards, sketches, cartas, um pôster e uma cópia da primeira edição da HQ original!



Outra edição que merece destaque é um dos últimos grandes lançamentos de 2016, A LIGA EXTRAORDINÁRIA - O DOSSIÊ NEGRO, a única edição da série principal que permanecia inédita no Brasil, em parte por causa de pendências legais com direitos autorias, mas principalmente pelo imenso trabalho de tradução que o material exigiu... Além da história principal, o material extra complementa a obra e exige muita atenção (e conhecimento de outras obras) do leitor. As páginas do tal dossiê do título vêm dentro da obra, e algumas páginas estão "lacradas". São textos, contos eróticos, contos ilustrados e até o roteiro de uma peça de teatro (em linguagem Shakespeareana!). No final da obra, temos algumas páginas em 3D e um envelope com diversos itens, como o óculos para ler as páginas em 3D, um marcador de página em forma de espada (para abrir o lacre já mencionado!), cartões postais, uma revistinha erótica (tipo catecismo), um pôster e um encarte de disco com instruções para baixar músicas compostas exclusivamente para o livro! Sensacional!

Isso foi só uma amostra, e infelizmente a maioria dos livros é importada, mas vocÊ acha fácil na internet. Para os nerds e colecionadores, é diversão garantida!

Por hoje é só! Até a próxima!

domingo, 2 de abril de 2017

A Origem de DARTH MAUL CYBORG (atualizado em 2018)


É um consenso entre os fãs de STAR WARS: Darth Maul é uma das únicas coisas boas do Episódio I, A Ameaça Fantasma. O personagem aparece pouco e quase não tem diálogos, mas foi tão marcante que se tornou um dos mais populares da franquia. Uma variante curiosa do personagem é o DARTH MAUL CYBORG, reproduzida em diversas mídias, como quadrinhos, desenhos (Star Wars Rebels) e figuras de ação.


O mais incrível é que o personagem aparentemente morre no final do Episódio I... Após Darth Maul matar Quin-Gon Jinn (Liam Neeson), Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) derrota o Sith, cortando-o ao meio!


Entretanto, na revista Star Wars Visionaries 1, de Abril de 2005, (uma coletânea de 10 histórias curtas), temos a HQ Old Wounds, onde descobrimos que Darth Maul está vivo, agora com os chifres maiores e com a metade inferior do seu corpo tomada por um aparato cibernético. O vilão ataca a fazenda do tio de Luke Skywalker, que ainda é uma criança. Seu objetivo é atrair Obi-Wan, em busca de vingança. O Jedi de fato aparece, e o confronto é inevitável.

Embora curta, a história tem um combate empolgante. Infelizmente, permanece inédita no Brasil. Na minha opinião, o maior mérito da HQ é ter originado diversas figuras e estatuas do personagem, incluindo uma peça espetacular da Sideshow, cujo sabre de luz brilha de verdade!



O destaque dado a esta versão do personagem é um atestado do quanto ele foi marcante no Episódio I; tanto que ele marca presença na recente animação Star Wars Rebels. Não chega aos pés de Darth Vader, mas que eu queria uma estátua dele, ah, com certeza eu queria!


Por hoje é só! Até a próxima!


ATUALIZAÇÃO (2018) COM SPOILERS:

Com sua participação em STAR WARS REBELS, algumas informações sobre DARTH MAUL foram atualizadas, já que a série de animação faz parte do cânone; ou seja, faz parte da cronologia oficial da saga. Ele realmente volta como ciborgue, mas com pernas de aranha! Depois, volta com duas pernas mesmo (semelhante à versão descrita acima), e tem um confronto final com Obi Wan. Sem contar sua inesperada participação no final de HAN SOLO - UMA HISTÓRIA STAR WARS, que acabou de estrear. Ainda não viu? Eu avisei que tinha spoilers...