quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Análise: TEKKEN - O FILME!

TEKKEN é uma das séries de games de luta mais famosas de todos os tempos. Sucesso principalmente da plataforma Playstation, era só uma questão de tempo até ser levada às telas de cinema. De fato, os boatos foram ficando mais fortes, e culminaram nos rumores sobre o elenco, que incluiria Jackie Chan e Cary-Hiroyuki Tagawa! Alguns nomes se confirmaram, outros não; mas o fato é que a dúvida fundamental era qual linha o filme seguiria, a de Street Fighter - A Última Batalha (apesar de encabeçado por Jean Claude Van Damme, descaracterizou tanto os personagens que o resultado foi constrangedor) ou de Mortal Combat - O Filme (que apesar do enredo de filme B manteve-se fiel ao visual e aos poderes de cada personagem). Agora que o filme acaba de ser lançado em DVD, posso afirmar que felizmente o longa se aproxima mais do segundo caso.
Transposições cinematográficas nunca conseguem ser extremamente fiéis, e nesse caso o desafio era ainda maior: como resumir ou adaptar em menos de 2 horas um enredo que cobre 6 jogos? Afinal, durante toda a saga, ocorrem inúmeras trocas entre protagonistas e vilões/chefões de fase final. No primeiro jogo, o protagonista era Kazuya, filho de Heihachi Mishima, com quem disputa a liderança da companhia da família, o que será decidido no torneio Iron Fist. Possuído por um demônio, Kazuya derrota o pai, que sobrevive para protagonizar o segundo game (onde ocorre a primeira troca entre protagonista e antagonista; agora Kazuya é o chefão final). A partir da terceira versão, entra em cena Jin, filho bastardo de Kazuya e neto de Heihachi, que também possui o gene demoníaco do pai. E é uma confusão, com pai jogando filho em precipício, filho jogando pai em vulcão, pai e filho se unindo para depois se traírem, etc!
Assim, o mote do filme continua sendo a disputa entre Kazuya e Heihachi, e Jin Kazama como o protagonista. Mas o enredo pouco importa, pois a preocupação principal dos fãs era a qualidade das lutas, além da caracterização dos personagens. A coreografia ficou a cargo de Cyril Raffaeli, coreógrafo francês mais conhecido por papéis de coadjuvante em Beijo do Dragão e Duro de Matar 4.0, e principalmente como co-protagonista nos dois B13. Ele se sai bem , embora eu ache que ele poderia ter inovado mais.
Pai e filho: um é a cara do game; o outro, nem tanto.
Quanto à caracterização dos personagens, aqui cabem alguns comentários. Infelizmente, Jackie Chan não participa do filme (boatos indicavam que ele faria o policial Lei Wulong, personagem inspirado por ele), mas Cary-Hiroyuki Tagawa (que fez Shang Tsung em Mortal Combat) faz um Heihachi muito parecido com o personagem, apesar de eu achar aquele cabelo um pouco constrangedor. Contudo, no filme o velho é justo e honrado, apesar de rígido, sendo que no game ele é tão malvadão quanto Kazuya (que, aliás, não parece nem um pouco com o game).
Marshal Law: Bruce Lee genérico?
Gary Daniels: até que está a cara do Brian Fury...
Lateef Crowder: o Eddie Gordo perfeito!
Cong Le faz um Marshal Law pouco fiel (afinal no game ele é um Bruce Lee genérico), mas Raven e Brian Fury (o grande Gary Daniels) estão bem caracterizados. A fidelidade maior é de Eddie Gordo, que é interpretado por ninguém menos que o capoeirista brasileiro Lateef Crowder! Pena que ele perde a primeira luta, hehehe...
Nina e Anna: no filme não lutam nada, mas quem se importa? Hehehe...
As mulheres (Anna e Nina Williams e Christie Monteiro) estão no filme apenas como colírio para os olhos e realmente não decepcionam! Aliás, para mim quem rouba o filme é Christie (o que já acontecia nos games): a atriz Kelly Overton é maravilhosa (embora diferente do game); simplesmente já vale o preço da locação, hehehe... Confira como ela ficou, ao lado de Jin, vivido pelo semi-desconhecido Jon Foo, que segura bem as pontas como protagonista.
O protagonista Jin ao lado de Christie Monteiro (Uau!)...
Tekken combina elementos de dois filmes baseados em games que deram certo: a caracterização razoavelmente fiel de Mortal Combat e as gostosonas em trajes sumários de D.O.A. A cena mais marcante para mim é quando Christie "encosta" Jin na parede e fala "Vou te dar uma surra amanhã.", e ele pergunta "Você promete?"Hahaha! Seria a minha resposta também....
Pelo filme em si eu daria nota 7, mas pela Christie, arredondo para 8.0!

Um comentário:

  1. ''Mas o enredo pouco importa, pois a preocupação principal dos fãs era a qualidade das lutas,''

    Heihachi bonzinho?
    Todo mundo morrendo no final?

    sinceramente, esse filme é uma ofensa para os fans da série! ¬¬

    ResponderExcluir