terça-feira, 31 de agosto de 2010

Análise: KARATE KID



Com certeza um dos filmes mais aguardados deste ano, Karate Kid é o remake de um dos mais queridos filmes dos anos 80, objeto de muitos posts deste blog. Se já é complicado refilmar um filme que está na memória afetiva de toda uma geração, os produtores (incluindo Will Smith, atualmente o maior astro americano) resolveram mexer ainda mais no vespeiro, já que modificaram várias coisas do original. Uma das principais alterações foi mudar o cenário. Trocar os Estados Unidos por Pequim foi uma mudança até lógica, por conta da globalização. Afinal, a China já é a segunda economia do mundo e, portanto, um valioso mercado a ser explorado. Para a escolha do mestre, a boa surpresa foi a escalação de Jackie Chan, o que já indicava que o karate daria lugar ao kung fu.

A mudança mais radical foi a do protagonista. Em um ataque de nepotismo descarado, Will Smith escalou o próprio filho, Jaden Smith, para o papel principal. Confesso que fiquei um pouco chateado quando soube. Além de Jaden só ter interpretado moleques pentelhos (em À Procura da Felicidade e O Dia Em Que A Terra Parou), eu o achava muito jovem (11 anos na época) e fracote para o papel. Após conferir o filme, devo admitir que ele herdou o carisma e o talento do pai, com seu jeito malandro e bem-humorado (e, como ele treina karate desde os 3 anos, até que se sai bem nas lutas).

Jaden é Dre Parker, que muda com a mãe de Detroit para Pequim. No primeiro dia, ele se engraça com Mei Ying (que parece ter uns dois anos a mais que ele). Infelizmente, ele também ganha a antipatia de Cheng, um valentão muito habilidoso no kung fu, que lhe dá uma surra (Dre sabe um pouco de karate, o que se revela inútil). O enredo segue de perto o original, intercalando a amizade de Dre e Mei Ying e as encrencas com Cheng e seus amigos. Quando o zelador do prédio de Dre, sr. Han (Jackie, em uma interpretação surpreendentemente contida e triste, o que será explicado no decorrer do filme), intervém, se revela um mestre do kung fu. Ao tentar conversar com o severo mestre de Cheng, o sr. Han decide treinar Dre para um torneio de kung fu, onde o menino terá de enfrentar os seus algozes.


O treinamento de Dre é pouco convencional, mas não emula os ensinamentos do sr. Miyagi do original, que ensinava Daniel-san com trabalhos domésticos (a principal lição de Dre consiste em tirar e por o seu casaco). Os treinamentos também acontecem em um improvável mas deslumbrante cenário, a Muralha da China.

O torneio é o clímax do filme. Como era de se esperar, as lutas melhoraram muito em relação ao filme original. As coreografias estão bem mais rápidas, fazendo um bom uso de câmera lenta. Claro que a final é entre Dre e Cheng. Pelo menos o golpe final não é o hoje constrangedor "chute da garça". Observada por Dre num templo, a técnica envolve uma espécie de "hipnose da cobra" seguida de uma manobra acrobática muito legal (essa os meninos não vão conseguir imitar, como minha geração tentou fazer com o chute da garça, hehehe).
As referências ao filme original não são muitas, mas existem. A primeira é uma piada com a técnica do sr. Miyagi para pegar moscas (usando dois pauzinhos). Depois vemos o sr. Han encerando o carro, mas não faz o pupilo ajudá-lo. O resto são novas versões de cenas do original, com diversas variações.
Uma última curiosidade é em relação ao título. Como Dre pode ser o "karate kid" se ele luta kung fu? Para manter a relação com o bem-sucedido filme original, os produtores decidiram preservar o título. Nos trailers internacionais, aparece uma cena com Cheng humilhando Dre ao chamá-lo de karate kid, cena que não faz parte do filme. Outra explicação poderia ser essa: quando Bruce Lee começou a fazer sucesso, qualquer arte marcial desarmada (inclusive o kung fu) era chamada de karate. De qualquer modo, no mercado asiático o filme foi lançado como Kung Fu Kid.
Quem gosta do Karate Kid com Daniel-san e sr. Miyagi, também vai aprovar este aqui. Se vai se tornar um clássico como seu antecessor? Só o tempo dirá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário