sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SPAWN # 10: o gibi proibido!

No início dos anos 90, o desenhista e roteirista Todd McFarlane (que já havia trabalhado com ícones como Batman, Hulk e Homem-Aranha) criou seu próprio personagem, Spawn. Um super-herói diferente, Spawn era um agente do governo, Al Simmons, que morre em ação. Pelo amor à esposa, faz um pacto com um demônio e volta com um uniforme e capa dotado de poderes. Spawn fez um enorme sucessso e garantiu ao seu criador uma notoriedade sem precedentes, já que gerou dezenas de produtos, desde animações, filme e (principalmente) brinquedos.
Ao criar seu herói, McFarlane fundou a Image Comics, juntamente com outros roteiristas como Jim Lee, Rob Liefield e outros. A proposta era inovadora, pois garantia aos criadores total controle sobre os personagens de sua autoria. Até então, a regra era que os personagens pertenceriam às suas editoras, como as gigantes Marvel e DC.
Em 1993, McFarlane resolveu criar um arco de quatro histórias (que ocupariam as edições 8 a 11) roteirizadas por feras como Frank Miller, Neil Gaiman Alan Moore e Dave Sim. Mas quem acompanhou as edições no Brasil notou algo estranho: no final da edição 9 Spawn é "desintegrado" e na edição 10 ele reaparece normalmente, com algumas referências à sua trajetória até voltar à Terra. A explicação é a edição número 10 americana não foi traduzida e publicada no Brasil, sendo que a edição 10 brasileira corresponde ao número 11 americano! O que aconteceu?

O número 10, roteirizado por Dave Sim (criador do porco Cerebus), critica o sistema até então empregado, com várias referências à industria de quadrinhos (com pessoas presas e encapuzadas, supostamente os criadores que não teriam direitos sobre seus personagens, e a antológica passagem de Spawn por uma prisão, onde vemos várias "mãos" de personagens conhecidos). Problemas com direitos autorais fizeram com que Dave Sim proibisse a publicação da história em países de lingua não inglesa. Assim, essa edição, um dos pontos altos das HQs dos anos 90, permaneceu inédita em alguns países do mundo, inclusive o Brasil. Por isso é extremamente rara, um autêntico item de colecionador. Em breve, passo um link para download traduzido, ok? Até a próxima!

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em português segue o link
    http://www.4shared.com/get/p6ZkP1Hz/Spawn_10__1993_.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu baixei, mas não consegui abrir por conta do formato do arquivo. Qual programa uso pra poder lê-lo aew?

      Excluir
    2. Vlw, fera. Não é fácil de achar essa

      Excluir
    3. Passem de novo o link, não está mais disponível, por favor

      Excluir