sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Análise: O DESTEMIDO


O Destemido (True Legend, 2010) é um dos mais recentes filmes dirigidos pelo lendário Yuen Woo Ping (coreógrafo de Matrix, Kill Bill e O Tigre e o Dragão) e acaba de ser lançado em DVD e Blu-ray no Brasil. O filme apresenta uma versão da origem do criador do estilo bêbado, retratado em inúmeros filmes, com destaque para a fantástica série Drunken Master, ponto alto da carreira de Jackie Chan.

Vincent Zhao (protagonista do excelente The Blade - A Lenda e substituto de Jet Li nos episódios 4 e 5 de Era Uma Vez na China) é Su, experiente general da dinastia Qing, que na sequência inicial lidera uma missão de resgate de um príncipe. Agradecido, o príncipe deseja nomeá-lo governador. Entretanto, Su deseja se aposentar para abrir uma escola de artes marciais e constituir uma família com a esposa, Ying (Zhou Xun). Assim, decide passar o cargo ao cunhado e irmão adotivo, Yuan (Andy On). Uma decisão da qual ele se arrependerá amargamente...
Após cinco anos, Su vive feliz com a esposa, o filho e o pai. Yuan retorna, mais poderoso do que nunca (além de dominar a técnica dos "cinco venenos", tem uma espécie de armadura costurada ao próprio corpo), mata o pai de Su (no passado ele matou o pai de Yuan, apesar de posteriormente ter criado ele e sua irmã como filhos) e sequestra seu filho, Feng.

Su luta com Yuan, mas é derrotado e tem o braço ferido. Com a ajuda de sua esposa, foge para as montanhas e passa a viver sob os cuidados de uma curandeira e produtora de vinho (Michelle Yeoh, com pouca presença). Recluso, vive lamentando seu destino e se embebedando com o vinho que sua esposa produz.

A cena da passagem do tempo, ao redor de uma árvore, é belíssima. Aos poucos Su vai aparentemente enloquecendo, enquanto seu braço se fortalece. Passa a se imaginar treinando com dois mestres, um velho e o "deus Wushu". Quando termina seu "treinamento", é abandonado pela esposa, que parte para resgatar o filho. Su a segue e enfrenta Yuan em uma luta duríssima.
Quando parece que o filme vai acabar, ele muda totalmente de tom, passando de um típico wuxia para um tema recorrente em boa parte dos filmes de kung fu, a rivalidade entre chineses e estrangeiros. Su enfrenta um time de estrangeiros liderados por ninguém menos que David Carradine (astro de Kill Bill e Kung Fu, em um de seus últimos papéis), em uma arena cercada por um fosso cheio de tigres! Nesse combate, ele desenvolve o estilo de lutar bêbado.
Embora o filme tenha mais cabos do que eu gostaria (nenhuma novidade em se tratando de um filme de Yuen Woo Ping), tem uma boa trama e ação suficiente para saciar os fãs de pancadaria.
Recomendado! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário