quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sessão Nostalgia: NICO - ACIMA DA LEI


Há alguns dias, aconteceu uma luta de M.M.A. (vale tudo) muito esperada, o confronto entre Anderson Silva e Vítor Belfort. Atual campeão dos meio-pesados do UFC, Anderson Silva manteve o título ao derrotar Belfort (este, na minha opinião, não precisa ganhar nada nunca mais; afinal ele casou com a Feiticeira, já está no lucro...). O golpe que decidiu a luta foi um chute frontal no queixo de Vitor. Anderson Silva declarou que foi o mestre Steven Seagal que lhe ensinou o golpe. Pura jogada de marketing, já que o chute frontal é um golpe que qualquer faixa-branca aprende nos primeiros meses de qualquer arte marcial.

Esta história foi para lembrar que Steven Seagal já foi do primeiro escalão do cinema. Hoje gordo e com filmes que são lançados diretamente em DVD, ele lembra pouco o brucutu que começou no final dos anos 80. Sua estréia foi com o filme Nico - Acima da Lei. Ainda acho seu melhor filme, embora seu maior sucesso tenha sido A Força em Alerta.

Nico (Steven Seagal) narra a própria história, contando sua origem. Nascido na Itália, ele cresce nos Estados Unidos e passa uma temporada no Japão, onde aprende a arte do Aikido (a narrativa é autobiográfica, já que é acompanhada por fotos reais de Seagal). Depois ele é recrutado pela CIA para atuar nas operações especiais no Vietnã, mas se revolta com os métodos dos interrogatórios conduzidos pelo vilão do filme, Henry Silva. De volta aos EUA, ele se torna policial (com Pam Grier como parceira) e, ao investigar um caso de tráfico de drogas, frusta-se ao ver os suspeitos soltos. Mesmo com sua família sob ameaça (sua esposa é a até então desconhecida Sharon Stone), ele não desiste e vira bicho para pegar os criminosos, usando toda sua técnica marcial e sua truculência (que se tornariam sua marca registrada).
Nico -Acima da Lei é um filme de macho, com todos os clichês oitentistas. Foi feito, acima de tudo, para apresentar Steven Seagal (até então conhecido como especialista em segurança de celebridades e políticos) ao mundo, como um novo herói dos filmes de ação. Isso o filme cumpre muito bem, além de apresentar o Aikido, uma luta relativamente desconhecida (Seagal definitivamente foi o grande divulgador dela no mundo). O filme é relativamente raro em DVD, mas para quem gosta de artes marciais e dos anos 80 (mesmo se não for grande fã de Steven Seagal), é a minha proposta para uma sessão solitária regada a cerveja e testosterona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário