quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ORGULHO E PRECONCEITO E ZUMBIS




Comentários sobre livros não são muito comuns aqui no blog. Não que eu não goste de ler, ou que livros não sejam pertinentes aos assuntos mais abordados no Onari Blog. Muito pelo contrário: como todo bom nerd, adoro ler. Meus livros favoritos são O Senhor dos Anéis, O Guia do Mochileiro das Galáxias, Conan o Cimério, O Tao do Jeet Kune Do (escrito por Bruce Lee), Marley e Eu (afinal, eu sou veterinário de formação), a biografia de Carlos Gracie e vários do Isaac Asimov. Além disso, a maioria dos livros que eu gosto versa sobre os assuntos do blog: aventura, ficção científica e artes marciais.
Hoje vou comentar sobre um livro lançado com estardalhaço no ano passado. O escritor Seth Grahame-Smith mexeu em um vespeiro: fez uma releitura de um dos livros mais importantes da literatura inglesa, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen (na Inglaterra, só perde em popularidade para a Bíblia e O Senhor do Anéis). Preservando 85% do texto original, ele introduziu mortos-vivos e fez da heroína, Elizabeth Bennet (que no livro original era uma dama inglesa resoluta e impulsiva), uma guerreira versada em kung fu e no manejo de armas!
Resultado: sucesso de vendas! Claro que provocou a ira dos fãs mais chiitas do texto original, mas a intenção foi fazer uma versão bem-humorada de um livro amplamente conhecido.
Inspirados pelo sucesso da saga de Elizabeth contra zumbis sedentos por cérebros, várias editoras e autores lançaram outras obras com o mesmo mote: textos de domínio público combinados com elementos diversos da cultura pop, como monstros, vampiros, robôs, ninjas e sei lá mais o quê. Os mais recentes são Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos e Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros! Se são bons ou se vão fazer o mesmo sucesso, é cedo para dizer. O que é certo é que a moda veio para ficar, já que todos esses livros já estão em processo de adaptação para o cinema. Orgulho e Preconceito e Zumbis já está sendo roteirizado e seria dirigido por Tim Burton e estrelado por Natalie Portman, mas eles já pularam fora (que pena; adoraria ver Natalie descendo o sarrafo nos defuntos babentos com golpes de kung fu).
Não sei se o filme será bom, mas o livro é bem divertido. Aliás, como não seria? Além do alta qualidade do texto de Jane Austen, Grahame-Smith acrescenta mortos-vivos, mulheres treinadas no Templo Shaolin, ninjas... Bem, é uma mistura meio esdrúxula, mas sei lá... Acho que Seth Grahame-Smith deve ser tão pirado quanto eu (e deve gostar das mesmas coisas)!
Não é para todos os gostos, mas eu recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário