Antes de virar uma das maiores trilogias cinematográficas de todos os tempos, a série de livros de O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, inspirou praticamente todas as obras que retratavam um mundo fantástico e medieval povoado por dragões, cavaleiros, elfos, feiticeiros e monstros... Um dos produtos mais importantes foi um jogo de RPG (role playing game) chamado Dungeons and Dragons, que fez sucesso no mundo todo. Hoje vou falar de duas séries de animação diretamente inspiradas pelo jogo e pelos livros.
CAVERNA DO DRAGÃO
Agora vou exercitar minha veia saudosista. Quando eu era criança, um dos meus desenhos favoritos era Caverna do Dragão (Dungeons and Dragons no original, ou seja, é a versão oficial do RPG em animação). O desenho contava a história de 6 garotos (Hank, Sheila, Bob, Presto, Eric e Diana) que, após andarem em um brinquedo de parque de diversões, são transportados para um mundo mágico, onde recebem roupas e armas especiais. Ao lado da filhote de unicórnio Uni e orientados pelo Mestre dos Magos, viviam tentando voltar para seu mundo e tinham de enfrentar um ser demoníaco, o Vingador. O início da aventura (o primeiro encontro com o Mestre, Uni e Vingador) era revelado na abertura, que sempre era cortada pela Rede Globo.
Uma das animações mais populares dos anos 80, Caverna do Dragão teve 27 episódios em três temporadas, de 1983 a 1985. Apesar do sucesso, foi cancelada sem maiores explicações, e ficou sem final. Nos anos 90, surgiu um boato segundo o qual o "episódio final" teria sido vetado pelos produtores por conter uma chocante revelação: após o incidente no parque de diversão, os 6 amigos haviam morrido e o mundo no qual eles haviam parado era o inferno! O Mestre dos Magos e o Vingador eram as duas faces do demônio, enquanto Uni era uma espiã com o objetivo de impedir os garotos de regressarem ao seu mundo. Tiamat (o dragão de 5 cabeças), por sua vez, era um anjo enviado para salvar as crianças. Bizarro, não? De qualquer forma, o boato foi desmentido pelos produtores.
De fato, um episódio final foi realmente roteirizado, embora nunca produzido. Nele, é revelada a verdadeira identidade do Vingador: ele era o filho do Mestre dos Magos! Embora seja o último episódio, ao final não fica claro se os meninos voltam para casa, uma evidente brecha para uma eventual continuação da série.
Infelizmente, essa sensacional série nunca foi lançada em DVD no Brasil! Eu tenho todos os episódios (com áudio em inglês e português e legendas) em DVD, graças a amigos colecionadores. Você encontra todos os episódios baixando na net ou em sites especializados em animês, mas bem que alguma distribuidora poderia lançar oficialmente por aqui. Quem sabe em Blu-ray...
CRÔNICAS DA GUERRA DE LODOSS
Outra série de animação claramente inspirada em Tolkien e Dungeons and Dragons, Crônicas da Guerra de Lodoss (Record of Lodoss War) foi produzida no início dos anos 90 pela mesma equipe de Street Fighter (já comentado aqui em posts anteriores). Essa série é chamada de OVA (Original Video Animation) e teve 13 episódios. Conta a história de 6 heróis (o cavaleiro Parn, a elfa Dreelit, o ladrão Woodchuck, o anão Ghim, o mago Slayin e o clérigo Etoh) que se envolvem em uma guerra na ilha de Lodoss. A qualidade da animação é muito boa, como é padrão nos animês japoneses. A série teve uma continuação em mais 27 episódios, que continuam a história.
Os primeiros 13 episódios foram lançados em DVD (3 discos) em uma tiragem limitadíssima da Devir, em um box muito bonito, em 2004. Claro que hoje a caixa é raríssima e está esgotada em todos os sites. Recentemente, garimpando na única loja especializada em HQs e cards da minha cidade, encontrei um box já meio empoeirado mas novinho! Foi um golpe de sorte, já que há anos eu queria conferir essa série. Agora, posso recomendar de fato, pois é sensacional!
Por hoje é só. Até a próxima!