quinta-feira, 24 de março de 2011

BROMANCE:Amizade ou Boiolice?



A partir dos anos 90, um novo tema se tornou recorrente na cultura pop: a amizade intensa entre homens heterossexuais (portanto, sem sexo), que não deixa de ser uma relação de amor. Frescura? Uns acham que sim; outros acham perfeitamente normal.


Apelidada de BROMANCE (mistura de brother com romance), tem como um de seus primeiros ícones a dupla formada por Matt Damon e Ben Affleck, que faturaram juntos um Oscar pelo roteiro de Gênio Indomável.


No cinema, o tema está presente em vários filmes, dentre os mais variados gêneros. O mais épico e notório é sem dúvida O Senhor dos Anéis, no qual a amizade entre Frodo e Sam é decisiva para o desfecho. A relação entre os dois é tão intensa que foi alvo fácil para piadinhas (em alguns sites, a imagem acima foi inclusive alterada por engraçadinhos, que a transformaram em um apaixonado beijo, hehehehe).

Um dos meus filmes favoritos é Um Sonho de Liberdade, um drama primoroso indicado para 7 Oscar (não ganhou nenhum) que trata da amizade entre Andy e Red (Tim Robbins e Morgan Freeman) dentro de uma prisão. Impossível não se emocionar no final.

Até na comédia o assunto rende, como em Superbad - É Hoje!, Eu Te Amo Cara e Ricky Bobby - A Toda Velocidade.

Mais recentemente, o tema foi abordado de maneira bem humorada em O Besouro Verde (tema do último post), mostrando que até na pancadaria pode existir o bromance.

Quem tem uma amizade assim sabe que não é boiolice. Eu mesmo tenho um amigo que é meu brother há mais de 20 anos. E sem frescura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário