quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CAPAS "PICARETAS" DE FILMES DE KUNG FU

O velho golpe do "gato por lebre" também afeta os filmes de kung fu. Quantas vezes você não alugou ou até comprou um filme com seu ator favorito e quis matar o responsável pela capa? Alguns filmes tem a cara de pau de estampar (com destaque) um astro conhecido na embalagem mas ele tem uma participação pequena ou nem dá as caras! A culpa é dos distribuidores ou produtores dos filmes, que na esperança de aumentar as vendas se aproveitam da popularidade de alguns atores e fazem com que alguns consumidores tenham vontade de se suicidar... Vamos ver alguns exemplos.

Bruce Lee talvez seja uma das maiores vítimas do golpe. Na verdade, ele praticamente inaugurou a picaretagem. O astro faleceu antes de terminar seu último filme, Jogo da Morte, deixando apenas alguns minutos de filmagem. Cinco anos após sua morte, o filme foi lançado com a ajuda de dublês e alguns recursos bizarros, como imagens reais de seu funeral e até mesmo a foto de seu rosto recortada e colada em um espelho! Claro que as cenas com o mestre compensam a malandragem.


Não contentes com isso, os produtores lançaram O Jogo da Morte 2, com mais cenas não aproveitadas de seus filmes anteriores e dublês. Apesar disso, é um bom filme do gênero, com ótimas lutas (mas não é um filme de Bruce Lee)!



O pior é a grande quantidade de filmes que tem imagem do mestre na capa mas ele não aparece! Ou então quem aparece é um de seus inúmeros clones, como Bruce Li (o mais popular), Bruce Le, Bruce Liang, Dragon Lee, entre outros!

Um caso curioso é o filme Punho de Aço, que seria "o filme perdido de Bruce Lee"... Na verdade estrelado por seu amigo, teve as cenas de ação dirigidas por Lee. Espertamente, os produtores teriam filmado o astro dirigindo os atores e inserido as cenas no próprio filme! Uma bela picaretagem, não? Só que fica ainda pior: apesar do golpe estar explícito na sinopse do filme, se tiver 2 segundos das tais cenas, é muito!



Outra vítima constante é Jackie Chan, até porque ainda está na ativa e tem quase 100 filmes no currículo, sendo um prato cheio para os pilantras. Alguns filmes apresentam o ator na capa mas ele nem aparece, como 36 Golpes Mortais, em que ele foi apenas o diretor de ação.




Um de seus primeiros megassucessos é Fearless Hyena -A Vingança do Dragão. Sua sequencia, A Saga do Dragão, foi abandonada por Chan no meio das filmagens. O que os produtores "espertos" fizeram? Lançaram o filme aproveitando as cenas já filmadas, acrescentando cenas de outros filmes de Chan e completaram com um sósia ruim!




Sua suposta terceira parte, Fearless Hyena 3 (lançada apenas em VHS aqui como O Retorno do Dragão), nem Chan tem! O protagonista é um tal de Jackie Chang! Apesar disso, a capa tem o legítimo Chan, além de Bolo Yeung. O que era bizarro fica ainda pior, pois na história o pobre ator tem uma pedra (que lhe dá poderes) NA BUNDA...! Sem comentários!






Alguns filmes nem são tão picaretas assim, como A Liga Contra o Mal. O problema é que neste caso Jackie Chan aparece com destaque (como se fosse o protagonista), mas só faz uma pequena participação, o que deve ter deixado muito fã com raiva da locadora...






Um dos primeiros filmes de Jackie Chan (na verdade, o primeiro como protagonista) é Master With Cracked Fingers, que teve o mesmo problema que A Saga do Dragão. Ou seja, Chan não terminou as filmagens e os produtores o lançaram mesmo assim, completando as cenas com um dublê. Apesar do filme já ser uma pilantragem por si só, este nem é o maior problema. A confusão é o número de títulos diferentes com que o longa já foi lançado por aqui: Dedos de Aço (título que o filme ganhou quando lançado em VHS - na capa quem aparece é Dragon Lee, apesar de ser um filme de Jackie Chan!), Quebrando Limites (na capa aparece uma cena de outro filme, o ótimo Detonando em Barcelona), Garras de Águia e Punhos de Serpente (distribuído pela Continental, que deu o mesmo título que a Columbia deu para o excelente Snake in the Eagle's Shadow, o primeiro sucesso de Chan), todos parecendo filmes diferentes, mas na verdade é o mesmo (péssimo) filme!














Esses foram só alguns exemplos. Para quem já caiu no golpe:




Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário