quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Análise: JACKIE CHAN - O MESTRE DO KUNG FU



Vocês se lembram de um post recente sobre capas picaretas de filmes de kung fu? Na ocasião eu disse que a maior "vítima" era o astro Jackie Chan, sempre colocado em destaque nas capas dos filmes mesmo quando ele faz apenas uma participação. Lembram disso? Pois é...



Jackie Chan - O Mestre do Kung Fu é seu filme mais recente nas locadoras. Na capa, pra variar, o astro aparece em destaque, em trajes típicos de época, sugerindo um filme "old school" ou wuxia... O título nacional também remete a um de seus filmes antigos mais importantes, O Jovem Mestre do Kung Fu que Jackie estrelou e dirigiu em 1980. A tradução literal do título original, Procurando Jackie ou à Procura de Jackie (Looking for Jackie), seria bem mais condizente com a história. O filme até começa bem, com Jackie enfrentando a famosa "Gangue do Machado" (celebrizada em diversos filmes, como A Vingança do Kung Fu, O Mestre Invencível 2 e Kung Fu-São) em um vilarejo. Logo vemos que se trata de um set de filmagem, com Jackie fazendo o papel dele mesmo.

É a partir daí que começa a história propriamente dita, e é onde o caldo entorna... O real protagonista é o jovem Zhang, um adolescente fã de Jackie que quer conhecê-lo para aprender kung fu e responder as provocações de seus colegas, que zombam dele por ele estar em dificuldades nos estudos (condição, aliás, merecida, já que o moleque não quer saber muito de estudar). Ao ser mandado para Pequim para estudar sob a tutela de sua avó, ele acredita que esta é sua grande chance de se encontrar com o ídolo, já que o astro está na cidade para uma série de trabalhos. Ele sai que nem doido, procurando Jackie sem a menor noção, cruzando com diversos tipos, e se metendo em várias confusões (e quase matando seus avós de preocupação, já que não avisa aonde vai). O filme é bobinho, bobinho, com Jackie tentando dar uma lição de moral nas crianças que não estudam e não respeitam os mais velhos. Tem algumas lutas? Até tem, mas decepcionantes se considerarmos que é um filme de Jackie Chan.

Esse filme merece estar no gênero filmes picaretas... Fazer o quê...

Nenhum comentário:

Postar um comentário