segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Porque Eu Odiei X-MEN: PRIMEIRA CLASSE


X-MEN: PRIMEIRA CLASSE foi um grande sucesso tanto de público quanto de crítica no ano passado. Dirigido por Matthew Vaughn (Kick-Ass), o filme conta a origem da equipe X-Men e como surgiu a rivalidade entre Charles Xavier e Magneto. Entretanto, EU ODIEI! Por Quê? É isso que eu vou tentar explicar...
Aparentemente, Vaughn optou por recontar tudo como se os filmes anteriores não tivessem existido (como ocorreu com o Batman de Christopher Nolan) ao invés de respeitar tudo o que os filmes anteriores construíram (o caminho mais óbvio, dado o sucesso dos filmes). Isso foi o que mais me incomodou, já que os sucessos recentes da Marvel mostraram que o segredo do sucesso é a continuidade nos filmes e o equilíbrio entre agradar os espectadores comuns (que não sabem quase nada sobre os heróis dos quadrinhos) e também os nerds fanáticos que sabem até a cor da calcinha da Tempestade. Vamos aos fatos que mais me incomodaram...
- Pelo que foi mostrado em X-Men: O Filme (e nos quadrinhos) a equipe mutante tinha como primeiros integrantes Scott Summers (Ciclope) e Jean Grey (Fênix), o que não ocorre em Primeira Classe. Ciclope e Fênix sempre foram a base dos X-Men, coisa que nem o filme de 2000 ignorou. Ao invés disso, colocaram Alex Summers (Destrutor), nem citando-o como irmão de Ciclope!
- Admito que James McAvoy faz um bom trabalho como Xavier, mas em todas as versões dos quadrinhos (mesmo quando jovem), Xavier é CARECA! Ele não perdeu o cabelo com o tempo, tanto que no início de X-Men: O Confronto Final, Xavier e Magneto (AINDA AMIGOS) aparecem mais jovens recrutando Jean Grey. Isso deveria fazer parte da origem dos X-Men (porque não aproveitaram isso, já que aproveitaram as cenas iniciais de X-Men: O Filme, com o campo de concentração nazista?).
- Outra coisa não aproveitada é o final de X-Men Origens: Wolverine, em que Xavier aparece resgatando os jovens mutantes (incluindo Ciclope E EMMA FROST), sendo essa supostamente a base da sua escola.
- De onde eles tiraram que Mística é irmã de criação de Xavier?????? Isso não acontece nem nos quadrinhos, nem nos filmes!!!
- Até acho plausível situar a narrativa na crise de Cuba ou até modificar a origem da paraplegia de Xavier (incluir os Shiar no enredo confundiria ainda mais os espectadores comuns), mas os realizadores poderiam fazer algo mais próximo do universo com o qual os fãs mais radicais estão familiarizados, até porque Brian Singer foi um dos produtores!
Embora bem realizado, X-Men: Primeira Classe me decepcionou profundamente. Nem o filme do Wolverine (que é muito ruim e tem tantos furos quanto este) teve tanto efeito em mim... Infelizmente, o resto do mundo pensou diferente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário