segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Análise: THE RAID REDEMPTION - OPERAÇÃO INVASÃO

 
Para o último post do ano, vou comentar um filme de ação do ano passado. Vi alguns comentários sobre ele, classificando-o como um dos melhores filmes de ação dos últimos tempos. O mais incrível é que o filme é da Indonésia! Quem quiser conferir terá a oportunidade no início de 2013, pois será lançado em DVD.


 
O enredo não poderia ser mais simples. Em Jacarta (capital da Indonésia), uma equipe de policiais de elite (estilo SWAT ou BOPE) invade um prédio para capturar um chefão do crime organizado. Porém, o grupo sofre uma emboscada e quase todos morrem. Encurralados, os poucos sobreviventes - incluindo Rama, o protagonista- precisam achar uma saída e sair do prédio com vida.  



O estilo do filme lembra muito os filmes de Tony Jaa (como Ong Bak e O Protetor), com coreografias rápidas, nervosas e extremamente contudentes. Em algumas cenas, a gente fica imaginando se os dublês não se machucaram seriamente. Iko Uwais, que faz o papel de Rama, faz um bom trabalho (bem melhor que a canastrice de Tony Jaa, por exemplo), com um personagem carismático e com motivações reais para se manter vivo. As breves cenas iniciais são suficientes para introduzir tudo o que se precisa saber sobre Rama: o amor à esposa e ao filho que vai nascer, sua disciplina marcial, o compromisso com a farda e uma promessa ao pai.
Aqui vai um pequeno spoiler, mas que é tão previsível e manjado que eu posso falar aqui. Rama invade o prédio com a equipe não apenas para capturar o chefão e desmantelar seu império criminoso, mas também porque seu irmão é um dos principais capangas do bandidão. Claro que isso vai ser de grande ajuda no final, quando eles enfrentam o lutador mais casca-grossa no clímax do filme. O estilo de luta usado no filme é o silat, semelhante ao kali filipino, que prioriza as cotoveladas e os ataques e defesas com facões. Simplesmente arrasador!
 

 
Em um gênero que não tem apresentado grandes novidades, The Raid Redemption - Operação Invasão se revelou uma grata surpresa.
Onari Blog recomenda!
 
Um feliz ano novo para todos que apreciam o Onari Blog!



Nenhum comentário:

Postar um comentário