segunda-feira, 17 de novembro de 2014

MARATONA GODZILLA: Homenagem aos 60 anos do Rei dos Monstros!


Em 2014, Godzilla completou 60 anos. Em homenagem ao Rei dos Monstros, resolvi encarar uma tarefa verdadeiramente épica: assistir a TODOS os 28 filmes japoneses lançados de 1954 a 2004... É um desafio e tanto. Dê só uma olhada no box importado: é filme pra caramba, não?


Agora vamos comentar brevemente cada um deles. Respire fundo e embarque comigo nesta divertida  - algumas vezes tosca -  e fascinante viagem ao mundo tokusatsu...


GODZILLA (1954)
O filme original foi lançado quase 10 anos após os ataques nucleares de Hiroshima e Nagasaki; daí seu tom sombrio e pessimista, mostrando como a ferida ainda não havia cicatrizado na alma do povo japonês. Foi um sucesso tão estrondoso que virou uma franquia que rende frutos até hoje (como o filme americano lançado este ano). Os efeitos visuais e a roupa do monstro, hoje parecem toscos comparados com as maravilhas da computação gráfica, mas na época foram revolucionários (e conservam seu charme até hoje).


GODZILLA RAIDS AGAIN (1955)
Claro que com o sucesso uma continuação era inevitável. O filme introduziu uma novidade que se tornaria uma marca registrada da franquia: um novo monstro (kaiju, em japonês) para lutar com Godzilla. Neste caso, a criatura é Anguirus (uma espécie de anquilosauro), que voltaria em outros filmes, ora como inimigo, ora como aliado. Já a trama não foge do convencional, como a maioria dos filmes da série.


KING KONG VS. GODZILLA (1962)
Para o primeiro filme em cores de Godzilla, os produtores imaginaram um bizarro confronto entre o Rei dos Monstros e... o monstro de Frankestein! Felizmente, o inimigo escolhido foi seu equivalente ocidental, King Kong. No filme ele tem seu tamanho aumentado para enfrentar Godzilla. Para o gorila gigante, foi utilizado um ator fantasiado, que é a marca da franquia, ao invés da técnica stop motion do original de 1933.


 MOTHRA VS.GODZILLA (1965)
Godzilla Contra a Ilha Sagrada
Aqui um dos kaijus mais famosos faz sua estréia: Mothra, uma mariposa gigante, que teve um grande apelo junto ao público feminino. O toque bizarro e cômico fica por conta de duas fadinhas (!) minúsculas que protegem o ovo de Mothra e aconselha o trio de protagonistas.


GHIDRAH THE THREE-HEADED MONSTER (1964)
Ghidrah, O Monstro Tricéfalo
Outro grande antagonista de Godzilla surge neste filme: Guidorah, o dragão espacial de três cabeças. Outra novidade que se tornaria uma tendência na série é a participação de kaijus antigos (no caso, Mothra) e novos (o pterodátilo Rodan) que enfrentam Godzilla e no final se unem ao Rei dos Monstros para enfrentar um inimigo comum.

INVASION OF THE ASTRO-MONSTER (1965)
A Guerra dos Monstros
Guidorah ataca um planeta distante (o planeta X) e a humanidade "empresta" Godzilla e Rodan para enfrentar a ameaça. Porém, os extraterrestres têm outros planos... Neste filme, Godzilla protagoniza uma das cenas mais constrangedoras (e clássicas) da série: uma "dancinha" da vitória!

EBIRAH, HORROR OF THE DEEP (1966)
Ebirah, o Terror dos Abismos
Desta vez, a ameaça é Ebirah, uma espécie de lagosta espacial gigante, com direito até a uma humana como "interesse romântico" de Godzilla (ao estilo do rival King Kong), mostrando já uma certa falta de criatividade dos produtores.

SON OF GODZILLA (1967)
Depois de enfrentar todo tipo de ameaça, Godzilla vira papai! Uma óbvia tentativa de baixar a faixa etária de seu público-alvo, o filme traz cenas hilárias, como Godzilla tentando educar o filhote!

DESTROY ALL MONSTERS (1968)
O Despertar dos Monstros
Como originalmente este seria o último filme da série, a produtora Toho reuniu todos os seus monstros em um confronto épico, envolvendo uma ilha misteriosa e uma mensagem ecológica, sem esquecer as lutas características da saga.


ALL MONSTER ATTACK (1969)
ou
Godzilla's Revenge
No filme mais infantil da série, um menino fã de Godzilla (!) se torna amigo do filho do monstro, que consegue diminuir de tamanho e até fala! Com a menor duração de todos os filmes, até recicla cenas de longas anteriores. É um dos mais fracos da franquia.


GODZILLA VS. HEDORAH (1971)
Godzilla entra nos anos 70 enfrentando um de seus mais bizarros inimigos: Hedorah, um monstro feito de lixo! Em um filme verdadeiramente psicodélico, tem uma das cenas mais infames da franquia, quando Godzilla voa (!) usando seu bafo nuclear de costas!


GODZILLA VS. GIGAN (1972)
Neste filme ocorre a estréia de um novo monstro: Gigan, uma espécie de papagaio robô de um olho só. Com a participação de outros monstros, como Ghidorah e Anguirus, o longa marca o fim de uma era: foi o último filme com o dublê original (o homem dentro da fantasia) de Godzilla, Haruo Nakajima.


GODZILLA VS. MEGALON (1973)
Para enfrentar um novo e bizarro inimigo, Megalon (uma espécie de inseto com braços perfuradores), Godzilla ganha um novo aliado: Jet Jaguar, um herói no estilo de Spectreman e Ultraman. Godzilla usa até golpes de luta-livre contra seu inimigo! Curiosidade: o filme foi lançado na mesma época que a versão de King Kong de Dino de Laurentiis (em que o gorila sobe nas torres do World Trade Center), tanto que o cartaz mostra Godzilla em cima das torres gêmeas, o que não acontece no filme!


GODZILLA VS. MECHAGODZILLA (1974)
Aqui ocorre a estréia de outro inimigo clássico: Mechagodzilla, uma versão robótica de Godzilla! O ponto baixo é um número musical in-ter-mi-ná-vel! Outra estréia é a presença de King Ceasar, uma espécie de leão mutante, que se torna aliado do Rei dos Monstros.


TERROR DE MECHAGODZILLA (1975)
Continuação direta do longa anterior, traz como novidade Titanossaurus, um cruzamento entre um dinossauro e um cavalo-marinho. Após este filme o monstro enfrentaria um de seus maiores desafios: um hiato de quase 10 anos!


THE RETURN OF GODZILLA (1984)
O título é mais do que apropriado: após quase 10 anos, Godzilla retorna com força total e visual renovado. Pela primeira vez em quase 30 anos, Godzilla destrói Tóquio sozinho, sem enfrentar outros kaijus.


GODZILLA VS. BIOLLANTE (1989)
O inimigo agora é uma planta mutante, Biollante (resultado do cruzamento entre células de Godzilla e de uma planta carnívora!), encerrando a fase anos 80 em grande estilo!


GODZILLA VS. KING GHIDORAH (1991)
Godzilla Contra o Monstro do Mal
Para dar um toque moderno à saga de Godzilla, os produtores resolveram introduzir um elemento inédito: viagens no tempo! Godzilla é apagado da existência por um paradoxo temporal mas precisa ser trazido de volta para enfrentar adivinhem quem? Ghidorah, claro! Para piorar, o dragão vira um Mechaghidorah!


GODZILLA VS. MOTHRA - THE BATTLE FOR EARTH (1992)
Godzilla - A Batalha do Século
A saudosa Mothra volta para atormentar nosso (anti)herói, dessa vez turbinada por efeitos visuais dos anos 90! De quebra, surge uma versão "do mal" da mariposa...


GODZILLA VS. MECHAGODZILLA II (1993)
Se a tendência era trazer monstros antigos de volta, dessa vez Mechagodzilla é o "herói", construído para deter o Rei dos Monstros! Rodan também retorna, assim como um novo filho de Godzilla!


GODZILLA VS. SPACEGODZILLA (1994)
Para enfrentar Godzilla, era preciso "inventar" um novo monstro... Assim surge Spacegodzilla, uma versão "turbinada" do lagartão, com espinhos em forma de cristais gigantes que podem ser lançados como mísseis! O que será de nosso herói?


GODZILLA VS. DESTOROYAH (1995)
Originalmente planejado para encerrar definitivamente a série (até parece!), apresenta a versão mais radical do Rei dos Monstros: a energia nuclear de Godzilla se torna instável e ele fica prestes a explodir! Com uma mensagem ecológica e final previsivelmente trágico, tem algumas das lutas mais épicas da série.


GODZILLA 2000: MILLENIUM (1999)
Diante da insatisfação perante o filme americano de 1998, os produtores lançaram este filme como uma "resposta" à  versão bombada e criada por C.G.I.: Godzilla interpretado por um ator fantasiado quebrando tudo. É como se a Toho gritasse aos produtores americanos: "É assim que se faz um Godzilla!"


GODZILLA VS. MEGAGUIRUS (2000)
Godzilla entra no novo milênio com tudo: enfrentando um monstro gigante feito com um enxame de insetos gigantes espaciais, do jeito que só ele sabe fazer!


GODZILLA, MOTHRA E KING GHIDORAH: GIANT MONSTERS ALL OUT ATTACK (2001)
O longo título resume tudo: os três principais monstros da franquia se enfrentando, uma fórmula mais que certeira para atrair os fãs. Tem como não gostar?


GODZILLA VS. MECHAGODZILLA (2002)
Outra fórmula sem erro: Godzilla enfrentando Mechagodzilla, dessa vez com direito a efeitos especiais de ponta, dignos dos anos 2000, mas ainda com aquele "charme trash" que é marca registrada do lagartão...


GODZILLA: TOKIO S.O.S. (2003)
Continuação direta do filme anterior, Diante do festival de monstros veteranos, quem estava faltando? Mothra, claro! Dessa vez, como vilã!


GODZILLA - FINAL WARS (2004)
Criado para comemorar os 50 anos do Rei dos Monstros, este filme é o ápice de todos que o precederam: quase todos os kaijus enfrentam Godzilla, inclusive o "Zilla" americano! O final é verdadeiramente épico, em que Godzill enfrenta seu antagonista favorito: King Ghidorah!


UFA!!!!!! ESSA FOI UMA VERDADEIRA MARATONA! ESPERO QUE TENHAM GOSTADO! AGORA ACHO QUE TÔ PERDOADO PELA DEMORA NA NOVA POSTAGEM, NÉ?
ATÉ A PRÓXIMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário