domingo, 20 de setembro de 2015

As Imitações Picaretas de INDIANA JONES!

É sempre assim: quando um filme americano faz um sucesso estrondoso, vários estúdios oportunistas aproveitam a onda e lançam cópias caça-níqueis, que normalmente não chegam aos pés do original. Foi o que aconteceu com TUBARÃO (que inspirou O ÚLTIMO TUBARÃO, filme italiano reprisadíssimo na Sessão da Dez do SBT nos anos 80) e, principalmente, STAR WARS (com incontáveis "cópias", como STAR CRASH, ABISMO NEGRO, MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS e muitos outros). 

Com OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA não foi diferente. Lançado em 1981, foi um grande sucesso de público e crítica (também, um produto saído das mentes de George Lucas e Steven Spielberg não podia dar errado) e inspirou, como era de se esperar, muitos filmes parecidos (ou não). Vamos (re)conhecer alguns?

 TUDO POR UMA ESMERALDA
A intenção do ator  Michael Douglas e do diretor Robert Zemeckis era fazer um filme de ação no estilo de Indiana Jones com um orçamento irrisório. E não é que conseguiram? A escritora interpretada por Kathleen Turner se envolve em uma aventura nas selvas da Colômbia (se não me engano) para salvar sua irmã e conta com a ajuda do aventureiro vivido por Douglas. Além da ação e humor, o que se destaca é a transformação física da protagonista, que começa o filme como uma escritora nerd insossa e se trnasforma, no decorrer da história, em uma heroína sexy e decidida. Outro destaque do filme é o baixinho Danny DeVito, vivendo um ladrão trambiqueiro. Rendeu uma continuação inferior, A JÓIA DO NILO. 

O romance de Henry Rider Haggard rendeu várias adaptações cinematográficas, mas a versão de 1985 estrelada por Richard Chamberlain pegava carona com o sucesso de CAÇADORES, fazendo de Alan Quatermain uma cópia de Indiana. Apesar do clima de filme B (cortesia da produtora Cannon), as cenas de ação e a trilha sonora empolgante não decepcionaram quem procurava um Indiana "genérico".  Os destaques ficam por conta dos vilões interpretados por Herbert Lom e John Rhys-Davies (que, por sua vez, vivia Sallah em CAÇADORES) e a mocinha da então desconhecida Sharon Stone. Também rendeu uma continuação fraca, ALLAN QUATERMAIN E A CIDADE DO OURO PERDIDO.

A ARMADURA DE DEUS
Até Jackie Chan, o maior astro da Ásia, tentou aproveitar a moda! Vivendo um caçador de tesouros inspirado em Indiana, Chan usa suas capacidades marciais e acrobáticas para apresentar as mais incríveis cenas de ação. Isso acabou lhe custando caro: em uma das cenas, o ator bateu a cabeça em uma árvore e demaiou! Submetido a uma cirurgia, teve que colocar uma placa de metal no crânio! Sua continuação, OPERAÇÃO CONDOR, foi lançada no Brasil com o ridículo título UM KICKBOXER MUITO LOUCO!



OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO
Por apresentar ritmo frenético, personagens exóticos e ação ininterrupta, OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO foi comparado com CAÇADORES na época de seu lançamento, mas embora divertidíssimo (já rendeu até um post no Onari Blog - para ver, clique aqui), é um filme B de aventura, magia, monstros e kung fu. 


OS AVENTUREIROS DO FOGO
Quem diria que até o grande Chuck Norris deu uma de Indiana Jones! Com a ajuda do amigo interpretado por Louis Gosset Jr., Norris estrela uma cópia descarada de CAÇADORES, mas que até diverte pelo carisma de Norris e pelo humor.

THE MINES OF KILIMANJARO
Esse filme de 1986 é tão obscuro que não tenho muito o que falar dele. Parece uma produção italiana picareta que copia descaradamente vários aspectos de CAÇADORES, como o herói de chapéu, a selva africana, minas de diamantes, nativos hostis, mocinha em perigo, etc. Quem souber mais desse filme, comente lá embaixo, ok?

A MÚMIA
Embora a maioria das imitações tenha sido lançada na década de 80, temos alguns exemplares mais recentes. Lançado em 1999, A MÚMIA trazia vários elementos de Indiana, como o herói relutante, a mocinha, uma ameaça sobrenatural, ação desenfreada, templos, armadilhas e humor. Foi um grande sucesso, rendendo 2 continuações e até outra franquia, o ESCORPIÃO REI.

SAHARA
Uma tentativa mais recente de lançar um filme de aventura com o ritmo de CAÇADORES, SAHARA tinha Mathew Macconaughey e Penelope Cruz como caçadores de tesouro atrás de um antigo navio enterrado no deserto. Eficiente e divertido, teve recepção morna tanto de público quanto de crítica.

Se a qualidade de um filme pode ser atestada pelas vezes em que foi imitado, podemos ter uma ideia da influência de CAÇADORES DA ARCA PERDIDA em toda a filmografia de ação e aventura que o precedeu. Se o original é irrepreensível, um clássico absoluto que não envelhece, seus imitadores variam muito: alguns são verdadeiras bombas, enquanto outros até se sustentam como matinês divertidas. 
Que tal fazer uma maratona desses filmes, encerrando (com chave de ouro) com CAÇADORES DA ARCA PERDIDA?


Por hoje é só! Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário