segunda-feira, 7 de setembro de 2015

40 ANOS ATRÁS: Acontecia Enquanto Eu Nascia



Para os homens, existem algumas datas que são emblemáticas. Além dos 18 anos, uma idade importante é a de 40 anos. Praticamente um divisor de águas, representa o limite definitivo entre os jovens e os velhos, o pico o qual até então escalávamos incansavelmente, mas a partir dos 40, meu amigo, é só descida! Claro que hoje em dia quem tem 40 ainda é considerado jovem, mas é inegável que essa idade dá um frio na barriga de todo homem...
Pois é, demorou mas chegou! Esta semana eu me tornei quarentão! Para comemorar a data do jeito que só o ONARI BLOG consegue (ou seja, de um jeito nerd), hoje vou comentar a respeito da cultura pop no ano de 1975, o ano em que eu nasci. Quais os principais fatos, filmes, discos, etc, lançados há 4 décadas? Entre na Tardis ou no DeLorean e embarque comigo nesta viagem...


FILMES 

Muitos filmes foram lançados em 1975, mas  vamos destacar 3: UM ESTRANHO NO NINHO, MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO e TUBARÃO.
Dirigido por Milos Forman, UM ESTRANHO NO NINHO trazia Jack Nicholson como um criminoso malandro que finge estar louco para ser mandado para um hospício ao invés da cadeia. O problema é que o falso louco bate de frente com uma enfermeira, que se revela a principal antagonista. Um emocionante e dramático ensaio sobre rebeldia, loucura e liberdade, faz parte do seleto grupo de filmes que faturaram os 5 principais Oscar (filme, direção, ator, atriz e roteiro original), ao lado de Aconteceu Naquela Noite e O Silêncio dos Inocentes.

 

MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO é a comédia definitiva do grupo inglês. Uma sátira hilariante baseada na lenda do Rei Arthur, apresenta diversas cenas impagáveis, como a luta entre dois cavaleiros que se mutilam, o coelho assassino e os cavaleiros que dizem "Ni"... Não é para todos os gostos, mas é um dos filmes mais engraçados já feitos.

 
TUBARÃO dispensa apresentações. Baseado no best seller de Peter Benchley e dirigido por Steven Spielberg, é considerado o precursor dos mega-blockbusters de verão. A história de um gigantesco tubarão branco que ameaça a pacata cidade litorânea de Amity e é confrontado por um policial, um oceanógrafo e um pescador deixou muita gente com medo de entrar na água desde então. Utilizando uma fórmula imitada até hoje (aumentar o suspense ao esconder o monstro o maior tempo possível), o filme é um dos maiores filmes de suspense e aventura de todos os tempos. Outra marca inesquecível é a trilha sonora de John Williams, premiada com o Oscar, que todo mundo conhece (tan-tan-tan-tan-tan-tan....).

DISCOS

Se a gente fosse enumerar todos os discos importantes lançados em 1975, o post ficaria gigantesco. Considerando apenas o meu gênero favorito, o pop- rock internacional, vamos destacar quatro: BORN TO RUN (Bruce Springsten), A NIGHT AT THE OPERA (Queen), WISH YOU WERE HERE (Pink Floyd) e PHYSICAL GRAFFITI (Led Zeppelin). 

 

  


FAMOSOS NASCIDOS EM 1975

Até que eu não estou tão acabado assim... Olha só quem está no mesmo barco que eu, entrando na casa dos 40: Angelina Jolie, Anderson Silva, Drew Barrymore, Charlize Theron, Rodrigo Santoro, Kate Winslet (quem diria que ela nem tinha 20 anos quando filmou Titanic!).

  
 
  

QUADRINHOS


 

Dentre a infinidade de HQs lançadas em 1975, sem dúvida o destaque é GIANT-SIZE X-MEN 1, que trazia a estreia dos novos X-Men, com a formação dos mutantes que ficaria famosa nos anos 80, com Ciclope, Tempestade, Colossus, Noturno e Wolverine (que se tornaria o mais popular - até hoje!). No Brasil, a Editora Bloch lançava MESTRE DO KUNG FU 1, com a origem de Shang Shi, e sua descoberta sobre as atividades criminosas do pai, Fu Manchu (relação que não existe mais na Marvel, por problemas de direitos autorais).

REVISTAS

Duas revistas publicadas em 1975 são emblemáticas.
Uma é a hoje extinta revista MANCHETE,  que trazia um artigo sobre o fim da Guerra do Vietnã. A revista, carro-chefe da Editora Bloch, era uma espécie de mistura de Veja com Contigo (rsrsrsrs). 


Sem dúvida nenhuma, a revista mais importante publicada em 1975 é o primeiro número da revista HOMEM! Não quis dizer nada pra você? Ora, era nada mais, nada menos, do que a versão brasileira da revista PLAYBOY!!!! Isso mesmo, aquela revista que os homens procuram todo mês para ver quem está na capa, quando foi lançada, devido à censura da época, teve que mudar seu nome para HOMEM, só adotando o nome PLAYBOY 3 anos depois. Pois é, a revista mais gostosa do Brasil (como se autodenominava nos anos 80) tem a mesma idade que eu!



GAMES

O quê? Já existia video-game em 1975? Quase... Neste ano, a Atari lançava PONG, considerado o precursor dos consoles domésticos. Um aparelho que era ligado à TV, o PONG era praticamente um joystick gigante em que os jogadores controlavam uma bolinha em um jogo de tênis de mesa. Se hoje os gráficos podem ser considerados uma piada (apenas um pontinho na tela), sem eles não teríamos um negócio bilionário que deu origem a personagens como Mario, Sonic, Kratos, Lara Croft, Link, entre outros.

 



Pois é, apesar de ter nascido nos anos 70, o que eu curti mesmo foram os anos 80, período em que passei a maior parte da infância. Mas até que o ano de 1975 foi interessante, não é?

Por hoje é só! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário