sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Grande Lançamento: GODZILLA ORIGENS

Sabe quando alguém lança um produto que você queria faz tempo? Pois é...

A empresa independente Obras Primas lançou há pouco tempo um box sensacional: GODZILLA ORIGENS! É até covardia para o Onari Blog, pois o Rei dos Monstros já rendeu vários posts interessantes aqui (para mais detalhes, clique aqui e aqui).

A caixinha (em Digipak) vem com três filmes que até agora permaneciam inéditos, apesar de hoje serem considerados verdadeiros clássicos da ficção científica. Mais do que isso, foram os filmes que deram origem à franquia Godzilla, e, consequentemente, a todo o gênero kaiju (monstros gigantes): GODZILLA (1954), GODZILLA - O REI DOS MONSTROS! (Godzilla, King of the Monsters, 1956) e O MONSTRO DO MAR (The Beast From 20.000 Fathoms, 1953).

 

O MONSTRO DO MAR (1953), apesar de não trazer Godzilla, foi o filme que inspirou a produtora japonesa Toho a criar o longa do Rei dos Monstros. O longa introduz a temática que gerou Godzilla: um gigantesco monstro pré-histórico (animado pelo lendário Ray Harryhausen, mestre da técnica stop motion) é despertado por bombas nucleares e ataca uma cidade. A cena mais emblemática é a do ataque a um farol à noite, em que apenas a silhueta é visualizada! O longa de baixo orçamento fez tanto sucesso que levou à criação do Rei dos Monstros. Infelizmente, com a popularização de Godzilla, acabou esquecido.


  

O GODZILLA original (1954) dispensa apresentações. O filme que apresentou o rei dos monstros pela primeira vez é um clássico absoluto, utilizando o estilo característico de seu gênero: um ator dentro do traje do monstro, destruindo tudo à sua frente! Com forte influência da tragédia de Hiroshima e Nagasaki, o longa criou todo um gênero e uma duradoura franquia. 


 
GODZILLA - O REI DOS MONSTROS (1956) foi lançado nos E.U.A., editando o original de 1954 e colocando como protagonista o ator Raymond Burr, como um jornalista americano que narra a destruição que o monstro causa em Tóquio. Apesar de modificar a mensagem original, foi este filme que popularizou o Rei dos Monstros no Ocidente.


Agora vamos falar do box propriamente dito. A luva externa é belíssima, com uma arte vintage muito interessante.
Considerando a idade dos filmes (e o nicho limitado que eles provavelmente alcançarão), o conteúdo e a arte do box são muito bons: dois DVDs (um com os dois filmes de Godzilla; o outro com O Monstro do Mar e extras), dois postcards e embalagem interna com efeito pop up!

 Efeito comum em livros infantis, o pop up é acionado na abertura da embalagem interna, revelando a cabeça de Godzilla! É similar a um box americano, embora com arte ligeiramente diferente.

O efeito também aparece no verso da embalagem, com outra arte. A atenção aos detalhes merece aplausos, atestando o respeito da empresa para com os consumidores, dando ao produto um status de item de colecionador, não mera curiosidade de cinema trash!

 Os cards também são muito interessantes. Um deles revela o produtor Tomoyuki Tanaka com atores fantasiados de Godzilla e o outro traz uma cena de O Monstro do Mar.

Para finalizar, o que já estava bom fica ainda melhor, pois os extras também são dignos de nota: 
- entrevista com Haruo Nakajima (o próprio Godzilla!);
- entrevista com Tadao Sato (crítico de cinema japonês);
- entrevista com Ray Harryhausen (o lendário técnico de efeitos visuais em stop motion);
- featurette de efeitos visuais;
- mini-documentário "A Sétima Arte Após a Bomba";
- mini-documentário "O Dragão Terrível";
- trailer de Godzilla - O Rei dos Monstros;
- trailer de O Monstro do Mar.

Recomendadíssimo!

Ufa! Por hoje é só! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário