sábado, 15 de agosto de 2015

LIVROS DE COLORIR... PARA NERDS!!!





O maior fenômeno editorial de 2015 não foi Harry Potter, Dan Brown ou algum livro de auto-ajuda... Quem frequenta livrarias ou está antenado com o mundo literário sabe que a atual febre nas livrarias é a dos livros de colorir para adultos! Uma ideia simples que virou um fenômeno, o segmento surgiu com o livro JARDIM SECRETO, da ilustradora Johanna Basford,  um livro com desenhos cheios de detalhes para colorir. O sucesso foi tão impressionante que a autora lançou em seguida outro livro, FLORESTA ENCANTADA, também com êxito. Os dois livros tornaram-se o padrão a ser seguido, originando centenas de versões semelhantes. Claro que o fenômeno originou outro, o das vendas de lápis de cor (que, aliás, tiveram seus preços inflacionados devido à demanda).

 Até a minha irmã aderiu... Olha como ela pinta bem!

Agora, todo mundo quer aproveitar a onda e lançar a sua versão de livro de colorir para adulto. Vamos falar do universo que conhecemos bem, o mundo nerd e a cultura pop! Claro que os nerds também têm opções! Vamos ver as principais delas...

Para atender rapidamente a demanda, as editoras tiveram que improvisar. Elementos de cultura pop como personagens de animes, mangás, cinema e quadrinhos não se encaixam no padrão dos livros de Basford (e, consequentemente, de todos os seus imitadores). Assim, a maioria dos livros de colorir baseados em cultura pop simplesmente apresentam diversos desenhos de personagens e cenas de quadrinhos em preto e branco, como o ARTE TERAPIA ANTIESTRESSE MANGÁ, disponível nas bancas de revistas.



Outros ainda adotam uma pegada mais infantil, com desenhos mais simples de personagens fofinhos, direcionados a um público mais jovem. A Blizzard, empresa de games responsável pela série de games on line WORLD OF WARCRAFT, distribuiu um livrinho de colorir para seus funcionários (embora direcionado para seus filhos).



A MARVEL também lançou um livro mais infantil, mas já prepara livros com temáticas mais adultas, como o livro de colorir do DEADPOOL, que deverá ser lançado na esteira do filme no ano que vem.


 

Outro segmento nerd que vem sendo explorado é o do zumbis. Afinal, se eles estão na crista da onda em todas as mídias (quadrinhos, filmes, séries de TV, livros e até brinquedos), por que não nos livros de colorir?


Outro sucesso da cultura pop que vai ganhar a sua versão para colorir é nada mais, nada menos que GAME OF THRONES! Acho melhor reservar o triplo de lápis vermelhos para esse livro, afinal o que não falta nessa série é sangue, não é?

 

Para mim, o melhor exemplo é o da Editora Agir, que lançou O INCRÍVEL LIVRO DE SUPER-HERÓIS PARA COLORIR. Além de não seguir o padrão de 90% dos livros atuais (ou seja, copiar o estilo de Johanna Basford), também não se restringe a colocar desenhos simples em preto e branco. Todas as páginas são capas de revistas em quadrinhos antigas, dando um ar vintage à obra.

Confesso que demorei a aderir a essa moda (até porque nunca gostei muito de colorir, nem quando era criança), mas essa proposta me atraiu, e resolvi tentar...

O resultado até que não ficou ruim, mas acho melhor comprar lápis de cor melhores...

Por hoje é só! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário