quarta-feira, 21 de outubro de 2015

30 Anos de DE VOLTA PARA O FUTURO: O Legado da Trilogia


Quem diria que um dos melhores filmes de aventura, comédia e ficção científica de todos os tempos fez 30 anos em 2015! Lançado em 1985, dirigido por Robert Zemeckis, produzido por Steven Spielberg e estrelado por Michael J.Fox, DE VOLTA PARA O FUTURO é um exemplo de obra que não envelheceu: mesmo após 3 décadas, continua um filmaço!
A escolha da data da postagem de hoje não é aleatória: no segundo filme da trilogia, os protagonistas Marty (Fox) e Dr.Brown (Christopher Lloyd) viajam para o futuro, no dia 21 de outubro de 2015 (ou seja, hoje)  e acabam detonando toda a trama do filme (e da terceira parte, de 1990). É claro que o nosso presente não está exatamente igual ao futuro do longa, mas na data de hoje várias campanhas foram lançadas em comemoração ao trigésimo aniversário do filme original, como o relançamento dos filmes em Blu-ray e DVD, livro com os bastidores da trilogia, vários vídeos comemorativos, etc.
Vamos analisar o legado e influência da trilogia na cultura pop?



 OS FILMES

 Lançado sem muito alarde, DE VOLTA PARA O FUTURO surpreendeu público e crítica com sua mistura inspirada de comédia, viagem no tempo e até uma leve abordagem de um tema delicado como o Complexo de Édipo. É um dos raros casos em que tudo dá certo: as atuações inspiradas de todo o elenco, efeitos visuais de ponta (até hoje dão conta do recado), ótima trilha sonora e um roteiro esperto em que tudo se encaixa. As continuações também são excelentes, principalmente o segundo filme, que contou com uma trama surpreendentemente complexa para uma continuação. A trilogia está sendo relançada mundialmente em tudo que é formato. Os boxes em DVD e Blu-ray estão com novos extras; mais um motivo para renovar a coleção... Haja bolso!





LIVRO

Em comemoração ao trigésimo aniversário, a Dark Side Books está lançando no Brasil o livro DE VOLTA PARA O FUTURO – OS BASTIDORES DA TRILOGIA, com a qualidade habitual da editora. Eu ainda não li, mas está na minha lista, com certeza!


 BRINQUEDOS E MEMORABILIA

Claro que uma trilogia de aventura feita para todas as idades tinha que render todo tipo de produto. Os mais interessantes incluem réplicas do Capacitor de Fluxo (simplesmente o equipamento que possibilita a viagem no tempo!) e miniaturas do carro mais icônico do cinema, o DeLorean. Algumas edições de colecionador lançadas no exterior incluem miniaturas desses itens, mas aqui a gente chupa o dedo!




Entretanto, tanto o capacitor de fluxo quanto o DeLorean podem ser adquiridas separadamente.O carrinho já teve inúmeras versões, como populares Hot Wheels, miniaturas de metal escala 1:18 e até versões para montar (kits plásticos e LEGO). Falando em Hot Wheels, esse ano devem ser lançados outros veículos da franquia, como a pick-up Toyota preta de Marty e o carro de Biff (coberto de esterco!). Uma raridade é um Hot Wheels japonês do DeLorean da Parte 2, com o dispositivo Mr.Fusion na traseira (eu tenho uma!).


 Mas a miniatura mais cobiçada é a action figure de Marty McFly da Hot Toys, com os detalhes quase sobrenaturais de sempre e vários acessórios, como a jaqueta, o skate, a câmera de vídeo, o walkman, etc!



DESENHO ANIMADO

Lançado na década de 90 e apresentada por Christopher Lloyd, essa série de animação continuava as aventuras de Marty e Dr.Brown, mas não foi um sucesso memorável. Algumas boxes importados da trilogia estão incluindo a série completa, mas o box nacional da trilogia incluiu apenas 2 episódios.


GAMES

 Vários games baseados na franquia foram lançados, com destaque para um jogo recente para PC, PS3 e XBOX 360. Porém, vale destacar um game para celulares, JETPACK RIDE, em que você controla um agente com uma mochila a jato, nos melhor estilo plataforma: este ano (em comemoração aos 30 anos do filme), o jogo ganhou a expansão Back to the Future, em que o personagem veste as roupas de Marty, anda de Hoverboard (o skate voador) e DeLorean, tudo ao som da trilha sonora dos filmes! E o que é melhor, de graça!





ATRAÇÃO DO UNIVERSAL STUDIOS

Talvez um dos mais interessantes derivados da franquia tenha sido uma atração do parque Universal Studios, em Orlando, na Flórida, em que os visitantes entravam em uma réplica do DeLorean que era um incrível simulador, sob o comando do próprio Dr.Brown, com direito a uma viagem no tempo até a pré-história e à Hill Valley de 2015! Infelizmente, a atração não existe mais. Eu não queria me gabar, mas eu já fui (desculpem, me gabei!)...




Uma das mais divertidas trilogias da história do cinema teve muitas outras influências e produtos relacionados, mas esta foi apenas uma amostra dos mais interessantes. Espero que tenham gostado!


O que será que o futuro nos reserva? Como diria o Dr.Brown, " O seu futuro não está escrito... O de ninguém está! O seu futuro é o que você fizer dele; portanto, façam bem!"  

GREAT SCOTT! 
Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário