domingo, 26 de fevereiro de 2017

Sessão Nostalgia: WILLOW - NA TERRA DA MAGIA (1988)

Para quem está curtindo o Carnaval em casa, nada melhor do que assistir a um bom filme regado a pipoca e refrigerante, não é? E se for um filme antigo, de preferência dos anos 80, melhor ainda! De volta à nossa Sessão Nostalgia, hoje vamos falar de mais um clássico da Sessão da Tarde: WILLOW - NA TERRA DA MAGIA.

O filme conta a história de Willow (Warwick Davis), um anão que deseja ser aprendiz de feiticeiro, embora viva como agricultor em uma pequena aldeia. Seu destino cruza com o de um bebê, a pequena Elora Danan, que segundo uma antiga profecia, derrotará a perversa Rainha Bavmorda e porá fim ao seu reinado. 

Logo a rainha manda seus soldados atrás do bebê, incluindo sua filha Sorsha (Joanne Whalley) e o cruel General Kael (Pat Roach).


Willow recebe a missão de levar Elora em segurança até o reino de Tir Asleen. No caminho, contará com a ajuda de um espadachim de caráter duvidoso, Madmartigan (Val Kilmer), dois pequeninos guerreiros da raça brownie, Franjean e Rool (Rick Overton e Kevin Pollak) e Fin Raziel, uma poderosa feiticeira que precisa da ajuda de Willow para se livrar de uma maldição.



Concebida por George Lucas (autor da história e produtor) e dirigida por Ron Howard (Cocoon, Um Sonho Distante, Apolo 13, O Código DaVinci, No Coração do Mar, Inferno), WILLOW é uma aventura medieval cheia de efeitos especiais, produzida em uma época em que esse gênero não costumava fazer sucesso. De fato, mesmo com o nome de Lucas em destaque no marketing do filme, o longa não fez o sucesso esperado, mas acabou se tornando um semi-clássico, especialmente para os mais jovens na época (que agora são trintões ou quarentões como eu).



UM "STAR WARS MEDIEVAL"?

Com muitas perseguições, cenas de luta, monstros e até romance (pois é, a filha da vilã se apaixona pelo espadachim e muda de lado), o filme é empolgante, mas sofre da comparação com Star Wars. A sensação é que Papai George Lucas acabou fazendo apenas uma versão medieval da sua saga espacial. Quer ver?
Em Star Wars temos 3 papéis principais - o jovem relutante (Luke), o co-protagonista fanfarrão (Han Solo) e a protagonista feminina forte (Leia). Em Willow, os três arquétipos são preenchidos, respectivamente, por Willow, Madmartigan e Sorsha. Na saga espacial, os planos da Estrela da Morte são guardados pelos heróis e perseguidos pelos vilões; na aventura medieval, é o bebê que precisa ser protegido. E se em Star Wars temos a Força como o poder que precisa ser aprendido por Luke, em Willow o personagem-título deseja aprender magia. Temos também o vilão casca-grossa mascarado na figura do General Kael (embora não tenha o mesmo carisma de Darth Vader) e a Rainha Bavmorda faz a vilã principal super-poderosa, papel que em Star Wars era representado pelo Imperador Palpatine. Até a dupla responsável pelo alívio cômico está lá: no lugar de C3PO e R2-D2, entram os minúsculos (e irritantes) brownies Franjean e Rool. E que tal a ameaça monstruosa, representada em Star Wars pela Estrela da Morte? Em Willow não temos uma super-arma, mas um gigantesco dragão de duas cabeças... Faltou o mentor sábio que aconselha o jovem herói? No lugar de Obi Wan Kenobi, temos a feiticeira Fin Raziel... É ou não é uma versão medieval de Star Wars?

CURIOSIDADES SOBRE O FILME E OS ATORES

- Willow foi interpretado pelo anão Warwick Davis, que tinha feito o papel de Wicket, o Ewok de maior destaque em O Retorno de Jedi, quando tinha apenas 12 anos! George Lucas resolveu apadrinhar o jovem ator, que viveu Wicket em mais dois filmes para a TV, Caravana da Coragem e A Batalha por Endor. Willow foi seu primeiro papel de protagonista, cortesia de titio George Lucas. Davis ainda estrelou o personagem-título na série de filmes Leprechaun, foi o robô Marvin na versão cinematográfica de O Guia do Mochileiro das Galáxias e fez pequenos papéis em Star Wars - Episódio I e nos filmes da série Harry Potter. Um de seus últimos papéis foi em Life´s Too Short, uma minissérie produzida por Ricky Gervais em que ele faz o papel... dele mesmo!



- Val Kilmer e Joanne Whalley fazem o par romântico em Willow. Quem disse que a vida não imita a arte? Pois é, os dois se apaixonaram e se casaram em 1988, mesmo ano de lançamento do filme. Infelizmente, se separaram em 1996.


- Willow rendeu uma obscura coleção de miniaturas fabricadas pela empresa Tonka. Nem preciso dizer que a coleção é raríssima, né? EU QUERO!!!!!


- Como o filme não fez o sucesso esperado, não teve continuações. Uma pena, pois George Lucas tinha ideias para outros filmes. Tanto que ele se juntou ao escritor Chris Claremont (que escreveu uma célebre fase dos X-Men) e lançou 3 livros que continuam a história: Shadow Moon, Shadow Dawn e Shadow Star (que formam a chamada "Chronicles of Shadow War"), não publicados no Brasil. Os livros não foram bem recebidos nem pelo público, nem pela crítica.



Embora não tenha feito um sucesso estrondoso, esse filme faz parte da minha memória afetiva, e eu adoro! E você? Gosta do filme? Sentiu vontade de assistir? Aproveite o Carnaval! Foi o que eu fiz...

Por hoje é só! Até a próxima!

Um comentário:

  1. Lembro que na época do filme tinha uma embalagem promocional do achocolatado Toddy que vinha com as miniaturas em plástico dos personagens do filme.

    ResponderExcluir