quinta-feira, 2 de novembro de 2017

10 FILMES DRAMÁTICOS (mesmo para quem não gosta de drama!)


Confesso que drama não é um dos meus gêneros favoritos. Como todo nerd que se preze, eu gosto mais de filmes de ação, ficção científica e pancadaria. Entretanto, hoje vou fazer uma lista com 10 filmes mais dramáticos e intensos, mas que não deixam de ser bons filmes. Claro que como toda lista, é uma seleção pessoal, com a qual nem todos vão concordar. Além disso, não estão por ordem de preferência.

WHIPLASH - Em Busca da Perfeição


Se me falassem para assistir a um filme sobre músicos (especificamente, de jazz), normalmente eu dispensaria. Mas esse filme foi tão elogiado (rendendo inclusive um Oscar de ator coadjuvante para J.K.Simmons), que decidir dar uma chance. E definitivamente não me decepcionei: o filme é uma abordagem tensa, angustiante, emocionante e visceral da relação entre professor e aluno. No caso o estudante Andrew (Miles Teller), baterista que entra na bando do prestigiado (e temido) maestro Terrence Fletcher (J.K.Simmons), famoso por humilhar seus alunos. Além das atuações, o destaque vai para a trilha sonora e a edição frenética e precisa. Mesmo para quem não gosta muito de música, é um filmaço.

 ATÉ O ÚLTIMO HOMEM


Dirigido por Mel Gibson, o filme é baseado na história real de Desmond Doss (Andrew Garfield), um soldado americano que, por suas convicções religiosas, se alista para lutar na Segunda Guerra Mundial mas se recusa a pegar em armas! Mesmo diante da hostilização dos colegas, salva mais de 70 pessoas em combate. Particularmente eu não gosto muito de filmes de guerra, mas este drama é realmente muito bom.

À PROCURA DA FELICIDADE

Este drama estrelado por Will Smith e seu filho Jaden conta a história real de Chris Gardner, um vendedor determinado que cria o filho sozinho enquanto tenta melhorar de vida. A performance emocionante de Will Smith dá o tom do filme, com uma poderosa mensagem edificante. Fora a participação especial de um ícone dos anos 80, o cubo mágico!

CISNE NEGRO 


Quase uma versão feminina de Whiplash (na verdade ele é a versão masculina deste, já que foi feito depois), CISNE NEGRO foca no universo do balé profissional. A obsessão de Nina (a belíssima Natalie Portman, que ganhou um Oscar pelo papel) em ser a melhor bailarina de sua companhia a lança em um turbilhão de loucura. A evolução (ou involução?) psicológica de Nina é o ponto forte do filme. Como minha filha também é fanática pelo balé clássico, o longa tem um apelo especial para mim.

UM SONHO DE LIBERDADE


Esse é até covardia. Presença fácil em 9 entre 10 listas de melhores filmes de todos os tempos, UM SONHO DE LIBERDADE é baseado em um conto de Stephen King e conta a história de Andy (Tim Robbins), um contador que é preso durante vários anos e cria um forte laço de amizade com o personagem de Morgan Freeman, que também narra a história. O final é arrebatador.


HOMENS DE HONRA


Outro filme baseado em fatos reais, conta a epopéia de Carl Brashear (Cuba Gooding Jr), um homem negro que enfrenta todos os obstáculos - o preconceito da época; a truculência de seu superior, vivido por Robert DeNiro; um grave acidente, etc - para realizar o seu grande sonho: tornar-se um mergulhador da Marinha americana. Apesar de ter ganhado um Oscar pela sua performance em Jerry Maguire, considero que a grande atuação da carreira de Cuba Gooding Jr é a deste filme, especialmente ao lado de Robert DeNiro. 


DUELO DE TITÃS


Filmes de esportes não costumam me atrair, ainda mais sobre futebol americano, tão familiar para nós brasileiros quanto o sumô... Mas o grande mérito deste filme estrelado por Denzel Washington é justamente esse: criar um filme emocionante e edificante que celebra a união e a superação de preconceitos mesmo para quem (como eu) não entende nada das regras do esporte. 

TEMPO DE DESPERTAR
 

Os relatos reais do médico Oliver Sacks resultaram em um grande filme. Robert De Niro é um paciente em estado catatônico que "desperta" após o uso de uma droga experimental, e Williams faz o seu médico. O destaque é a fenomenal atuação de Robert De Niro. Curiosamente, Robin Williams entrega uma atuação mais contida, diferente do humor desenfreado ao qual estamos acostumados.


 SANGUE NEGRO


Considerado um dos grande épicos americanos modernos e dirigido por Paul Thomas Anderson, SANGUE NEGRO conta com uma atuação estupenda de Daniel Day-Lewis, que o levou a faturar seu segundo Oscar (já tem 3!). Day-Lewis é um rude magnata do petróleo que entra em conflito com um pastor vivido por Paul Dano. Tensão e violência tanto física quanto psicológica dão o tom no embate dos protagonistas. 

UM ATO DE CORAGEM


Quem é pai (e está familiarizado com a política dos planos de saúde privados) vai se identificar com o personagem de Denzel Washington, que tem um filho precisando urgentemente de um transplante de coração. Seu plano de saúde não cobre a cirurgia e ele tem que tomar uma medida drástica: sequestrar o cirurgião e outras pessoas no hospital e exigir a cirurgia do filho. Embora tenha tomado uma atitude criminosa, quem pode recriminar esse homem?


É isso aí. Com essa lista, vocês já podem encarar o feriadão! 
Por hoje é só! Até a próxima!





Um comentário:

  1. Whiplash é um filme incrível com Miles Teller, é um bom ator. Gosto assistir filmes do gênero de drama e ancho que sem dúvida emocionei quando vi Homens de Coragem trailer, e umo dos melhores que estreou o ano passado com Miles Teller, sabendo que foi baseado em eventos reais me deixa impactado. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia, o elenco é perfeito e fez possível a empatia com os seus personagens em cada uma das situações. Sem dúvida a veria novamente.

    ResponderExcluir