domingo, 14 de janeiro de 2018

Onari Blog Recomenda: BONE, de Jeff Smith


BONE é a criação máxima de Jeff Smith. Não muito conhecido no Brasil, Smith desenhou recentemente, a HQ Shazam! & a Sociedade dos Monstros, publicada pela Panini. Entretanto, BONE permanece como a obra-prima do autor, tendo sido considerada pela revista Time como uma das 10 melhores Graphic Novels de todos os tempos! Será que é tudo isso?


Os personagens principais de BONE são os primos Bone (Fone, Phoney e Smiley), desenhados de maneira simples e cartunesca com personalidades distintas que lembram muito o trio Mickey, Donald e Pateta (Fone é afável e ponderado; Phoney é ranzinza e egoísta; já Smiley é alegre e ingênuo), em um detalhado mundo de fantasia e aventura povoado por pessoas, guerreiros, princesas, monstros e criaturas do mal, dignos de O Senhor dos Anéis (obra a qual BONE é constantemente comparado, por incrível que pareça). Os outros personagens são bem desenvolvidos e desenhados de maneira mais detalhista e "épica", como Espinho (uma bela jovem por quem Fone se apaixona e que guarda um misterioso segredo), Vovó Rose (uma velhinha super forte), as ratazanas (com destaque para dois que são meus personagens favoritos da saga), entre outros.
BONE começou a ser publicado a partir de 1991, de maneira independente e inovadora: distribuída diretamente nas Comic Shops, a HQ era em preto e branco, com personagens "fofinhos" e a trama foi planejada para ser épica e longa (em que as ações dos personagens realmente trazem consequências), coisa que não se via na época. Inesperadamente, BONE tornou-se incrivelmente bem-sucedida e ganhou vários prêmios (mais de 40, incluindo 10 Eisner Awards e 11 Harvey Awards!). BONE foi finalizado em 2004, num total de 55 edições. Depois, foi compilado em 9 volumes, formato mais difundido atualmente. O modelo de negócio de Smith (que originou sua Editora, Cartoon Books) abriu caminho para várias editoras independentes, e foi tão importante que rendeu um documentário, The Cartoonist, dirigido por Ken Mills em 2009.

A primeira edição lançada no Brasil.

No Brasil, BONE foi publicado pela Via Lettera de 1998 a 2010, num total de 14 volumes (cada volume correspondia a metade do americano, totalizando 18 volumes). Infelizmente, os últimos 4 permanecem inéditos até hoje. Ou seja, os brasileiros nunca viram a conclusão da saga! Em 2006, a Devir chegou a imprimir o primeiro volume em cores ("Fora de Boneville"), mas a Via Lettera readquiriu os direitos e vetou a edição. Só recentemente a HQM (que atualmente publica THE WALKING DEAD no Brasil) começou a publicar BONE em cores e promete trazer os 9 volumes, incluindo os 2 spin offs, ("Stupid, Stupid Rat Creatures!" e "Rose").

A edição em volume único, um calhamaço de mais de 1300 páginas!

Embora já conhecesse Jeff Smith e BONE, nunca me interessei, até ler um artigo do humorista Fernando Caruso em seu blog CAVERNA DO CARUSO (para conferir, clique aqui), que me entusiasmou a ponto de adquirir o volume único importado, que compila a saga toda (e o valor custo-benefício compensa). Confesso que encarar o catatau de mais de 1300 páginas foi uma tarefa tão épica quanto a saga, mas valeu a pena. Para quem não lê em inglês, resta esperar a HQM, que prometeu publicar a saga na íntegra. Eu não aguentei esperar... O melhor seria a edição em capa dura, já que o livro é bem difícil de manusear. Como a minha é em brochura, encapei com Contact transparente e fiz uma caixinha para acondicionar o livrão. Coisa de nerd colecionador sistemático...

É duro ser colecionador chato...

Para deixar os fãs com água na boca, em 2011 foi lançada uma edição limitada comemorativa de 20 anos, em uma caixa luxuosa, com o volume único em capa dura, uma arte numerada e autografada, mini-cópia da primeira edição, DVD de The Cartoonist, moeda e estátuas dos 3 protagonistas! Tente comprar agora pra ver o preço (isso se você achar)...

 
Quer uma saga fechada que mistura Walt Disney com J.R.R.Tolkien? Pois então BONE é a recomendação do ONARI BLOG!

Por hoje é só! Até a próxima!

2 comentários:

  1. Muito legal!
    No tempo em que Bone foi publicado pela editora Via Lettera.Eu comprei até a quinta edição.Como o preço e o formato era de alto padrão para a época em que foi lançado.Assim como eu, acho que muitas outras pessoa deixaram de comprar.
    Valeu pela postagem.Acompanho o seu blog há um tempo,mas nunca tinha comentado nada antes.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Agora que a HQM vai relançar tudo (inclusive os inéditos) você e os demais fãs terão a chance de terminar a saga! Obrigado por prestigiar o blog! Abraço!

    ResponderExcluir