domingo, 25 de novembro de 2018

COBRA KAI - Análise da Primeira Temporada


Quem acompanha o blog sabe que a franquia KARATE KID é um dos assuntos mais recorrentes aqui. Grande sucesso nos anos 80, a saga de Daniel Larusso e do Sr. Miyagi está na minha memória afetiva (e de toda a minha geração), sendo que os dois primeiros filmes estão no meu seleto hall de favoritos de todos os tempos. Então imaginem a minha empolgação quando foi anunciada COBRA KAI, uma série que dava continuidade à franquia, trazendo de volta os personagens Daniel Larusso e seu antagonista do primeiro filme, Johnny Lawrence. O destaque é que a série traria de volta seus intérpretes originais, Ralph Macchio (Daniel) e William Zabka (Johnny) nos papéis que os consagraram mais de 30 anos atrás! 
A grande surpresa é o destaque dado a Johnny Lawrence, que no filme original era apenas o bully antagonista. Na série, ele não apenas ganha mais profundidade como é o verdadeiro protagonista, já que a série acompanha a jornada do personagem de um sujeito que não deu certo na vida para um inesperado papel de professor e mentor. Já Daniel Larusso continua como co-protagonista, mas em alguns episódios se comporta quase como um vilão, o que provoca uma interessante reflexão, já que não conta mais com a tutela do antigo mestre, o Sr. Miyagi eternizado por Pat Morita.


Falando nisso, as referências aos filmes originais (e a cultura pop da época) são o ponto forte da série. Para a nova geração, sobram referências atuais, como cyberbullying, choque de cultura entre pais e filhos e a onda politicamente correta.
Uma boa sacada da série é abandonar a abordagem maniqueísta dos filmes originais, nos quais os personagens eram divididos em bonzinhos e vilões. Como na vida real, os personagens apresentam facetas ora boas, ora ruins, de acordo com as escolhas que fazem. Johnny continua o bully preconceituoso do primeiro filme, mas tem que encarar um inesperado papel de mentor e figura paterna (exercida pelo Sr.Miyagi nos filmes) de Miguel, que acaba sendo o Karate Kid da série. Já Daniel acaba tomando como aluno o filho rebelde de Johnny, criando uma dinâmica interessante entre os dois protagonistas.


A série estreou em maio deste ano no YouTube Red e se tornou um grande sucesso, garantindo uma segunda temporada! Levei 6 meses para falar sobre COBRA KAI não apenas porque demorei para conferir os 10 episódios, mas também porque eu não queria fazer uma breve resenha da temporada. Como a franquia é uma das minhas favoritas, achei que a série merecia um análise mais detalhada. Assim, vou comentar todos os episódios da primeira temporada de COBRA KAI (com alguns spoilers, claro). Preparado?

Episódio 1 - Ace Degenerate (Campeão Degenerado)


A série começa exatamente onde o primeiro Karate Kid acabou, no clímax em que Daniel dá o famoso chute da garça em Johnny (usando inclusive as mesmas cenas). Após receber o chute, Johnny cai e temos a passagem de tempo de 34 anos, em que vemos que ele nunca se levantou: perto dos 50 anos, ele mora em um apartamento decadente, trabalha em um subemprego fazendo manutenção em mansões e continua o mesmo babaca preconceituoso dos filmes. Além disso, conhecemos um pouco mais de sua vida: separado, não fala com o filho adolescente há anos e tem uma relação difícil com o padrasto rico. Sua situação ganha um contraste maior quando é mostrado que Daniel se tornou um bem-sucedido empresário (dono de uma próspera empresa de venda e manutenção de carros), rico, bem casado e pai de 2 filhos. Inconscientemente, Johnny culpa a derrota no torneio pela sua vida infeliz. Após defender involuntariamente seu vizinho Miguel (Xolo Mariduena) de um bando de valentões, decide reabrir o dojo Cobra Kai (após ouvir um inspirador discurso... do filme Águia de Aço!).


Episódio 2 - Strike First (Ataque Primeiro)


Após vermos a situação de Johnny, o segundo episódio é visto pelos olhos de Daniel, que fica visivelmente incomodado com a reabertura do dojo Cobra Kai. Aparentemente, o karate sempre fez parte de sua vida, mas seu próprio dojo em casa (onde treinou sua filha quando criança), está transformado em depósito. Outra referência ao seu passado no karatê é o fato de todos os seus clientes receberem um bonsai de lembrança. Quando se lembra dos treinos com a filha, temos a primeira menção ao Sr. Miyagi. Ao tentar se entender com Samantha, sua filha adolescente (Mary Mouser), convida Kyler, um garoto em que ela está interessada (e o principal bully de Miguel), para jantar, momento em que temos outra referência ao filme original, quando pergunta ao garoto como ele se machucou, da mesma maneira que o Sr. Miyagi o abordou. Ouros coadjuvantes são apresentados, como Demetri e Eli (que depois fica conhecido como Hawk), os amigos losers de Miguel; Aisha, estudante negra e obesa que tinha amizade com Samantha mas foi preterida pela amizade com colegas mais populares; e finalmente, Robbie, o filho delinquente de Johnny. O episódio encerra com Daniel confrontando Johnny, reacendendo a rivalidade, mas não sem antes uma última e divertida referência, quando Miguel pergunta a seu sensei se existe um método para limpar as janelas.

Episódio 3 - Esqueleto (idem)


Aqui a principal referência (evidenciada no título) é a fantasia que Miguel usa no baile de Halloween da escola, idêntica ao que Johnny usou no filme original - se antes era o Sr. Miyagi que arranjava a fantasia (de chuveiro) para Daniel, na série é Johnny que providencia a fantasia de Miguel. Estabelece-se, assim, uma relação entre mentor e aluno entre Johnny e Miguel, que fica mais evidente no próximo episódio. Alguns elementos atuais são abordados, como cyberbullying e stalking via smartphones.


Episódio 4 - Cobra Kai Never Dies (Cobra Kai Nunca Morre)


O episódio começa mostrando a rotina de Robbie, o filho de Johnny, cercado de más companhias e pequenos delitos. Johnny tenta se reaproximar dele, mas nem ele nem a ex-mulher se mostram interessados, o que o leva a perceber sua afeição a Miguel. Daniel fica incomodado com uma pichação em um outdoor. Sam percebe o verdadeiro babaca em Kyler.


Episódio 5 - Counterbalance (Contrapeso)


Talvez o melhor e mais emocionante episódio da série. Daniel começa a agir quase como um vilão, visando prejudicar o negócio de Johnny. Sam, após terminar com Kyler, sofre bullying no colégio e é defendida por Miguel, que finalmente dá uma surra em Kyler e seus amigos. Daniel vai ao túmulo de Miyagi em busca de conselhos e vemos várias cenas do filme original (Yes!). O final faz os fãs irem às lágrimas: Daniel volta a treinar karatê com a música do final do filme original ao fundo e encerra com uma homenagem a Pat Morita! 


Episódio 6 - Quiver (Tremores)


Vemos um pouco do passado de Johnny, tanto de seu início no karatê quanto de sua relação difícil com Sid, seu padrasto. Após ter dado uma surra em Kyler, Miguel atrai novos alunos para o dojo, mas Johnny não se mostra o melhor dos professores, já que continua arrogante e preconceituoso. Já Daniel fica desesperado para conseguir um aluno e encontra Robbie, que começou a trabalhar na concessionária só para irritar seu pai, Johnny. Sam começa uma amizade com Miguel.


Episódio 7 - All Valley (Vale)


O início do epísódio é uma homenagem ao treinamento pouco ortodoxo de Daniel no filme original: tomando Robbie como seu pupilo, Daniel lhe dá uma série de tarefas para depois mostrar como aplicá-las no karatê. Seguindo os conselhos de Johnny, Miguel convida Sam para sair e a leva ao Golf n´Stuff, com direito a cabine de fotos e a mesma música do filme! Os amigos de Robbie o forçam a ajudar a roubar a loja de Daniel, mas ao lembra dos conselhos de seu sensei sobre bonsais, Robbie se recusa e mostra seu karatê. Para entrar no Torneio Regional (do qual o Cobra Kai foi banido para sempre!), Johnny faz um discurso para o conselho do torneio, do qual Daniel faz parte.


Episódio 8 - Molting (Metamorfose)


Johnny submete seus alunos a um treinamento nada ortodoxo em um ferro-velho. Daniel recebe a visita de sua mãe. Quando Johnny descobre que Miguel está namorando a filha de Daniel, ele conta sua versão da história, e quer saber? Percebemos que ele não era tão vilão assim, o que vem ao encontro de uma teoria antiga em que fãs teorizam que em Karate Kid, Daniel era o vilão e Johnny era o mocinho, teoria que ficou popular na série How I Met Your Mother. Em um treinamento ao ar livre, Daniel mostra a Robbie o chute mais poderoso do Miyagi-do. Johnny confronta seu padrasto fazendo as pazes com seu passado. O episódio termina de forma dramática.


Episódio 9 - Different but Same (Diferentes mas Iguais)


Embora o título remeta à comparação entre Daniel e Ali no filme original, aqui refere-se a Daniel e Johnny. Este vai à casa de Daniel para confrontá-lo, mas acabam saindo e bebendo juntos, percebendo que têm muito em comum. Miguel e Sam brigam. Daniel e Johnny descobrem sobre Robbie.

Episódio 10 - Mercy (Piedade)


Claro que tudo vai culminar no campeonato de karatê. A equipe de Johnny se destaca, mas um competidor de última hora aparece: Robbie. A princípio independente, logo recebe a tutela de Daniel, que sai da plateia para orientar o pupilo. Miguel assume cada vez mais o espirito Cobra Kai, o que acaba distanciando-o ainda mais de Sam. Johnny fica dividido entre seu pupilo Miguel e o filho Robbie, aluno de seu grande inimigo. E não é novidade para ninguém que a final é entre Miguel e Robbie (ou seja, Cobra Kai x Miyagi-do ou Johnny x Daniel). O episódio (e a série) encerram com dois grandes e emocionantes ganchos para a próxima temporada.

VEREDITO?

COBRA KAI foi criada com o objetivo de ser uma legítima continuação da trilogia Karate Kid, principalmente de Karate Kid - A Hora da Verdade (1984). Ao mesmo tempo que respeita os personagens e situações do filme, dá mais profundidade a eles (principalmente a Johnny). Além disso, cria uma reflexão muito interessante ao mudar a dinâmica das relações entre aluno e professor, ao colocar um garoto frágil e gentil (Miguel) para aprender o agressivo estilo Cobra Kai e um delinquente (Robbie) para iniciar seu caminho no estilo calmo e defensivo do Sr. Miyagi.
Embora tenha alguns defeitos (o principal é Tanner Buchanan, que faz Robbie), COBRA KAI foi feita para os fãs de Karate Kid e constantemente apela para a nostalgia, acertando sempre nesse sentido. Não é à toa o sucesso que conseguiu, mesmo em um canal por streaming concorrente da gigante Netflix. E se depender do final da primeira temporada, a segunda promete...

Por hoje é só! até a próxima! KIAI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário