domingo, 2 de agosto de 2009

A CÂMARA 36 DE SHAOLIN


Desde que comecei a colecionar filmes de kung fu, comecei pelos óbvios, como a maioria: Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li. Depois, ao começar a virar um colecionador mais sério, passei a ir atrás de filmes mais desconhecidos do grande público; mais especificamente, os filmes de kung fu chineses mais antigos. E nenhum estúdio de Hong Kong se destaca mais do que a Shaw (também conhecido como Shaw Brothers), que se especializou em um sub-gênero que os especialistas costumam chamar de filme de kung fu "old school": tramas de época em que vários temas são recorrentes, como a invasão dos manchus, revoltas motivadas por ideologias políticas, vingança, sacrifício, disciplina, e claro, o templo Shaolin! Já tinha visto mais de 100 filmes da Shaw, mas até ontem ainda não havia assistido um dos mais importantes e mais imitados, justamente A Câmara 36 de Shaolin! Só consegui assistí-lo agora porque a Platina relançou-o, pois o da China Vídeo já está esgotado há anos. É a mesma cópia remasterizada e com os mesmos extras (notas de produção, fotos, trailers, poster original e documentário). Infelizmente, o documentário não está legendado, o que não seria um grande problema se este fosse em inglês, o que não é o caso! Alguém aí entende mandarim?
Dirigido pelo mestre Lau-Kar Leung (que também foi o diretor de ação, o que significa coreografias criativas e complicadíssimas), o filme foi um estrondoso sucesso de bilheteria, rendeu duas continuações e é uma aula de cinema de artes marciais. Além disso, alçou Gordon Liu ao estrelato (que inclusive foi escolhido pela Cahiers du Cinema como o maior ator de artes marciais de todos os tempos).
Hoje a história é clichê, mas na época foi inovadora. San-Te (Liu) tem sua família dizimada pelos manchus e decide se vingar. Para isso, aprende kung fu no Templo de Shaolin, nas 35 câmaras de treinamento (onde engenhosos mecanismos fortalecem determinadas partes do corpo). Após anos de treinamento, decide fundar a câmara 36 para treinar jovens para combater os manchus.
Devo confessar que após tantos filmes, o gênero old school já tinha ficado cansativo, não me empolgava mais. Mas este clássico é verdadeiramente imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário