sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sessão Nostalgia: INIMIGO MEU


Na Sessão Nostalgia, comentarei filmes que assisti nos saudosos anos 80 e 90, e que marcaram minha infância e adolescência. Devo comentar vários em breve, pois acabo de encomendar uma leva de filmes antigos; quando recebê-los, eu comento. Para inaugurar a sessão, um filme de ficção que eu adoro e que só agora adquiri em DVD: Inimigo Meu.

Dirigido por Wolfgang Petersen (História sem Fim, Na Linha de Fogo, Mar em Fúria), o filme é, na verdade, uma refilmagem de Inferno no Pacífico, um filme de guerra de 1968 com Toshiro Mifune e Lee Marvin, em que dois soldados inimigos (um americano e um japonês) são confinados em uma ilha deserta durante a Segunda Guerra Mundial. Pegue a mesma história com uma roupagem de ficção científica e você tem Inimigo Meu.

No futuro, a humanidade está em guerra com uma raça alienígena, os Drac, seres humanóides mas com aparência de répteis. Após uma batalha espacial, Will Davidge (Dennis Quaid), um soldado humano, e um guerreiro drac (Louis Gosset Jr, irreconhecível sob pesada maquiagem) caem em um planeta inóspito e são obrigados a se unir para sobreviver. Da desconfiança inicial nasce uma improvável e forte amizade. Em meio aos perigos do planeta (meteoros, monstros), o drac tem um filho, Zammis (os drac são hermafroditas e engravidam espontaneamente), que é criado por Davidge. No terceiro ato do filme, Davidge tem que salvar Zammis de mineradores ilegais.
Lançado há alguns anos em DVD, contém poucos mas interessantes extras: fotos da produção, trailer e cena estendida. Ao revisitar o filme, pude concluir que ele não envelheceu, apesar de produzido em 1985! Com bons efeitos especiais e eficientes cenas de ação, Inimigo Meu é um clássico, finalmente na minha estante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário