quarta-feira, 27 de julho de 2011

HARRY POTTER e Seu Legado na Cultura Pop

Um dos primeiros posts deste blog foi uma análise dos filmes da série "O Exterminador do Futuro" e sua influência na cultura pop, que gerou uma infinidade de produtos derivados (incluindo a eleição de seu protagonista, Arnold Schwarzenegger, para o governo da Califórnia!). Após uma maratona dos filmes da série Harry Potter (uma preparação em família para assistir ao último filme, em cartaz nos cinemas), decidi fazer um artigo semelhante sobre o legado da franquia Harry Potter. Vamos dar uma olhada no que foi gerado na esteira do sucesso do bruxinho...






OS LIVROS



Em 1997, um livro despretensioso escrito pela então estreante J.K.Rowling foi lançado de maneira discreta. Entretanto, o sucesso de Harry Potter e a Pedra Filosofal pegou todos de surpresa. Ao todo foram 7 livros, todos adaptados com sucesso no cinema. Vamos analisar cada filme de maneira mais detalhada.



OS FILMES



HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL


Com orçamento milionário e direção de Chris Columbus (Esqueceram de Mim e Uma Babá Quase Perfeita), o primeiro filme da franquia foi lançado em 2001, quase que ao mesmo tempo que O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, e conseguiu até superar o longa de Peter Jackson nas bilheterias. A escolha de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint para o trio de protagonistas foi um acerto à parte, já que os então estreantes seguraram as pontas durante os 10 anos e 8 filmes (!) que a franquia exigiu. Claro que estão cercados de coadjuvantes de luxo, como Maggie Smith, Richard Harris e principalmente Alan Rickman. Desde o primeiro filme o crivo de J.K.Rowling se fez presente durante toda(s) a(s) produção(ões), a fim de garantir fidelidade absoluta aos textos originais de modo a não decepcionar os fãs. A direção e o clima excessivamente festivos incomodam um pouco, mas já eram de se esperar de uma produção originalmente direcionada a um público ainda predominantemente infantil.







HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA


Sem precisar explicar origens, o segundo filme da franquia tem ritmo melhor e mais ação, embora excessivamente longo (mais de duas horas e meia!). Os atores mirins estão mais seguros e o filme aproveitou uma base já sólida de fãs. Chris Columbus reassume o comando, mas (felizmente) não voltaria para o terceiro filme.










HARRY POTTER E PRISIONEIRO DE AZKABAN




A direção do mexicano Alfonso Cuarón trouxe novo fôlego à série, que abandona o tom festivo dos dois primeiros filmes e se torna cada vez mais sombria. Considerado um dos melhores filmes da franquia, acompanha a jornada de Harry introduzindo um misterioso novo personagem, Sirius Black (Gary Oldman), que apesar de aparecer pouco tem grande importância na série.





HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO



Dirigido por Mike Newell, o quarto filme é o favorito de muita gente. Harry entra no torneio tribruxo, enfrentando dragões, sereias e, no final, o próprio Lord Valdemort, vilão da série. Curiosamente, um dos destaques do elenco é Robert Pattinson, que depois alcançaria o estrelato como o vampiro Edward, protagonista dos filmes da série Crepúsculo. Aqui o filme explora melhor o fato de o trio de protagonistas estar em plena adolescência, gerando sequências engraçadas.








HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX


Este filme é a estréia de David Yates na direção, posto que manteria em todos os filmes posteriores. O clima fica sombrio de vez, com o Ministério da Magia assumindo o controle da escola de Hogwarts, obrigando Harry a refundar a Ordem da Fênix para treinar clandestinamente seus amigos para a guerra que está por vir.









HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE


Talvez o filme que mais sofreu modificações (ou adaptações) em relação ao texto original. Como o livro é um calhamaço, algumas passagens precisaram ser limadas. Não que nos outros filmes isso não tenha acontecido, mas aqui a sensação de que algumas passagens necessitavam de mais explicações fica mais evidente (a exemplo do "príncipe mestiço" do título original). O clímax é chocante e dá o tom que caracterizaria os filmes seguintes.






HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE 1



A decisão de dividir o sétimo e último livro em dois filmes pareceu meramente mercadológica (duplicar os rendimentos nas bilheterias), mas se mostrou acertada, já que permitiu uma fidelidade muito maior ao texto. Muito mais contemplativo e parado que os filmes anteriores, o filme acompanha Harry, Hermione e Ronny fora da segurança da escola de Hogwarts, escondidos e à procura das horcruxes, objetos que contém partes da alma de Voldemort.




HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE 2



O último capítulo da saga trata quase que exclusivamente da batalha final entre as forças do bem e o exército do mal e do confronto definitivo entre Harry Potter e Lord Voldemort. Ao contrário da lentidão (quase monotonia, embora tensa) da parte 1, aqui o ritmo é frenético e a ação quase não para. Entre cenas quase poéticas (um exemplo é a linda cena em que um dragão branco foge do banco de Gringotes e respira o ar como uma criatura livre pela primeira vez, e as revelações do passado de Severo Snape), o clima é de guerra. A maioria dos personagens tem um desfecho satisfatório (com destaque, claro, para os protagonistas, além de Neville Longbotton, que apesar de apagado durante quase toda a saga, aqui tem uma performance heróica - é dele um dos momentos mais empolgantes). Obviamente é o filme mais épico de todos, e encerra de forma satisfatória e emocionante a maior saga do cinema. Espere muitos rostos inchados de tanto chorar ao final da sessão...






PRODUTOS DERIVADOS


Com o sucesso dos livros e filmes, uma tonelada de produtos licenciados surgiu, de roupas, varinhas, fantasias, brinquedos, games e bonecos, até peças de xadrez e réplicas dos objetos usados nos filmes, tudo o que poderia ter a cara do bruxinho estampada foi produzido.









PELO MENOS QUATRO MILIONÁRIOS




Muita gente ganhou dinheiro com a franquia, mas ninguém supera esses quatro. A criadora J.K.Rowling é simplesmente a pessoa mais rica da Inglaterra (tem mais dinheiro do que a rainha Elizabeth!). E com o sucesso dos filmes, o trio de atores que faz os protagonistas da saga de Harry Potter também estão entre os artistas jovens mais ricos de seu país.





PARQUE TEMÁTICO DO HARRY POTTER




Para terminar, talvez o "produto" mais importante derivado da franquia: em 2010 foi inaugurado em Orlando The Wizarding World of Harry Potter, parque temático que reproduz à perfeição os cenários dos filmes, incluindo o imponente castelo de Hogwarts, a casa de Hagrid, a rua onde os bruxos faziam suas compras e o expresso de Hogwarts!




Confesso que nunca fui muito fã de Harry Potter. Não li os livros, apenas acompanhei as adaptações cinematográficas (e inevitavelmente me perdi em meio a tantos nomes e lugares diferentes). Apenas recentemente adquiri o box com todos os sete filmes e fiz uma "Maratona Harry Potter" com minha mulher e meus filhos. Assistindo um em seguida do outro, consegui acompanhar mais detalhes e posso declarar que a saga tem seu apelo e é bastante divertida. Afinal, não é qualquer personagem que comporta 7 livros, 8 filmes produzidos ao logo de 10 anos, resultando no maior colosso cinematográfico (pelo menos em termos de rendimentos) do planeta! Agora a corrida é para encontrar o filme que pode gerar uma série que vire o "próximo Harry Potter". Há anos Hollywood tenta (com Eragon, A Bússola Dourada, Os Seis Signos da Luz, Percy Jackson, Eu Sou o Número Quatro, e por aí vai), mas até agora não conseguiu...





Aos inúmeros fãs do bruxo, só resta chorar e relembrar todos os filmes e livros. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário