domingo, 31 de julho de 2011

COMIC CON 2011: As Novidades do Maior Evento da Cultura Pop




No período de 21 a 24 de julho de 2011 (ou seja, 10 dias atrás) aconteceu em San Diego, Califórnia, a edição 42 da San Diego Comic Con, simplesmente o maior evento da cultura pop (ou cultura nerd) do planeta! Originalmente uma convenção de quadrinhos, atualmente a feira é uma vitrine das principais indústrias não apenas de HQs, mas também de games, cinema, séries de TV e action figures, que apresentam suas mais novas atrações previstas para os próximos meses. Vamos conhecer algumas das novidades:


CINEMA e TV




O evento mais comentado foi o painel do filme The Amazing Spider Man, aguardada nova versão do Homem-Aranha que vai ser lançada no ano que vem. Uma pessoa vestindo uma fantasia tosca do aracnídeo subiu ao palco para falar sobre o longa e tirou a máscara. Para surpresa de todos, o fantasiado era o próprio ator Andrew Garfield, que faz o herói no novo filme. Outros painéis apresentaram novas imagens e trailers de outros filmes que devem ganhar destaque nos próximos meses, como Conan, Snow White and the Huntsman, Ghost Rider 2, Batman - The Dark Knight Rises, The Hobbit, Os Vingadores, entre outros.


Na TV, os destaques foram o anúncio de novas temporadas de The Walking Dead, The Clone Wars, Game of Thrones e o lançamento da nova versão de Avatar (não o filme do James Cameron, mas a série de animação que inspirou o terrível O Último Mestre do Ar). Outra novidade que deixou os fãs alvoroçados foi o anúncio do Blu-ray da trilogia clássica de Star Wars, com 30 horas de extras incluindo cenas deletadas inéditas! Haja controle sobre a Força...







GAMES




A principal atração foi o estande do game Arkham City, continuação do espetacular Arkham Asylum. A edição especial do game, com uma estatueta belíssima do Batman, é de dar água na boca. Outros games divulgados foram Prototype 2 (desta vez Alex Mercer é o vilão!), Street Fighter x Tekken, Uncharted 3, os novos games de X-Men e Spiderman, entre outros.










QUADRINHOS


Durante a feira foram divulgados os vencedores do principal prêmio do setor, o Will Eisner Award. E o Brasil fez bonito, já que todos os brasileiros indicados faturaram o prêmio em suas respectivas categorias. Rafael Albuquerque, coautor de American Vampire (ao lado de Stephen King e Scott Snyder) faturou o prêmio de melhor nova série. Já Fábio Moon e Gabriel Bá receberam o prêmio de melhor minissérie por Daystripper.










No estande da DC, o clima era tenso. Afinal, a editora decidiu reformular todos os títulos, em um projeto conhecido como The New 52, referência ao gigantesco número de títulos mensais (isso mesmo, 52 revistas diferentes por mês!) a partir de agosto. Todos recomeçarão do número 1 (não que isso já não tenha sido feito outras vezes)...






Quanto à Marvel, um dos destaques foi o relançamento de X-Men #1, de 1991, considerado pelo Guiness o gibi mais vendido da história. Ainda falando em X-Men, o burburinho era em relação à suposta ausência de Ciclope em X-Men: Regenesis, um dos próximos arcos narrativos dos heróis mutantes. Será que o primeiro X-Men vai bater as botas (de novo?)...





ACTION FIGURES

Os estandes mais visitados são os que expõem action figures. Não apenas porque na feira são apresentados os próximos lançamentos, mas principalmente porque todo ano são lançadas figuras da série San Diego Comic Con Exclusive, versões exclusivas do evento e vendidas apenas na Comic Con. Obviamente, são edições limitadíssimas e posteriormente muito cobiçadas por colecionadores. Um exemplo é a edição exclusiva da Comic Con 2008 com as quatro Tartarugas Ninja da Neca, em preto e branco (hoje a caixa é raríssima). Durante a feira, algumas caixas foram autografadas por Kevin Eastman, um dos criadores. Estas, então, são mais raras ainda, sendo privilégio de somente alguns felizardos (incluindo eu, hehehe)...








Entre as edições exclusivas, uma despertou particular interesse. A Mattel divulgou uma réplica da maleta de plutônio utilizada pelo dr. Emmet Brown em De Volta Para o Futuro, mas o conteúdo só foi revelado na feira: um diorama Hot Wheels do Delorean com direito ao fundo com a imagem do relógio e rastro de fogo deixado pelo carrinho.










Entre os bonecos, alguns me deixaram salivando. O Scott Pilgrim ficou igualzinho ao personagem da HQ. Agora, legal mesmo é a estatueta do Mumm-ra com direito ao cãozinho Mamuth (o bichinho só vinha com o boneco vendido no evento!).








Outros bonecos muito legais são os do Megaman (com detalhes metalizados) e do Goku em versão Super Sayajin (com cabeça e mãos extras, com direito a pose de Kamehame-ha)!






Um dos mais cobiçados é o Predador Clássico com máscara "Gort" (um protótipo criado por Stan Winston para o filme original de 1987, mas só aproveitado 20 anos depois, no primeiro filme da série Aliens vs. Predador). O corpo e detalhes são praticamente idênticos aos do Predador clássico que vem junto com o Alien (com exceção da máscara, claro), mas vem com um crânio e espinha dorsal.




Outra figura bacana é o Gizmo Exclusive SDCC (San Diego Comic Con)! Ele vem com óculos escuros (para se proteger do sol da Califórnia e dos flashes, hehehe), crachá do evento e sacola (para se esconder dos mais afoitos). Além dos acessórios, vem com olhos e orelhas móveis! Uma divertida versão de um dos mais adoráveis personagens do cinema!




Infelizmente, essas edições são limitadas e dificilmente chegarão aqui. A All Center (http://www.allcenter.com.br/) tem algumas peças, mas estão se esgotando rapidamente. Eu mesmo já garanti um Gizmo e um Predador (tentei comprar um Goku, mas cheguei tarde)!

É isso aí. Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário