sábado, 27 de julho de 2013

Sessão Nostalgia: VEIA DE CAMPEÃO

Já fazia tempo que eu não postava nada para a Sessão Nostalgia, espaço dedicado aos filmes "Sessão da Tarde", principalmente os produzidos nos anos 80. Aproveitando que acabei de adquirir um exemplar da "Coleção Clássicos" da MGM, vou comentar um filme relativamente desconhecido: Veia de Campeão (Youngblood, 1986). Foi um dos primeiros que aluguei logo que minha família comprou um videocassete, e naquela época fazia muito sucesso. O filme era um veículo para lançar Rob Lowe ao estrelato (coisa que não vingou, apesar dele ter feito sucesso em seguida com O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas e Sobre Ontem à Noite). Lowe é Dean Youngblood, jogador amador de hóquei que tenta se profissionalizar. Patrick Swayze é o colega que se torna seu grande amigo e uma espécie de irmão mais velho. Curiosamente, Keanu Reeves faz um personagem secundário, ainda desconhecido do grande público. Claro que num filme dos anos 80 não poderia faltar uma namoradinha gostosa para o nosso herói passar o rodo... Cinthia Gibb, deliciosa, é a filha do treinador por quem Youngblood se apaixona.


 O filme segue todos os clichês dos filmes de esporte, com o jovem relutante e inocente que se revela um talento, encara alguns obstáculos e antagonistas e triunfa no clímax do filme, que invariavelmente é a final do campeonato.


O vilão é Racki, um jogador rival que é tão casca-grossa que detona todo mundo que fica em seu caminho. No final, Youngblood encara Racki não no jogo, mas com os próprios punhos! É isso mesmo, no fim o filme de hóquei (que, convenhamos, é um esporte tão familiar para os brasileiros quanto o sumô), vira um filme de porrada!


O filme pode ter até envelhecido mal, mas continua divertido, mesmo quase 30 anos depois! Por hoje é só! Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário