sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Grande Lançamento: GODZILLA ORIGENS

Sabe quando alguém lança um produto que você queria faz tempo? Pois é...

A empresa independente Obras Primas lançou há pouco tempo um box sensacional: GODZILLA ORIGENS! É até covardia para o Onari Blog, pois o Rei dos Monstros já rendeu vários posts interessantes aqui (para mais detalhes, clique aqui e aqui).

A caixinha (em Digipak) vem com três filmes que até agora permaneciam inéditos, apesar de hoje serem considerados verdadeiros clássicos da ficção científica. Mais do que isso, foram os filmes que deram origem à franquia Godzilla, e, consequentemente, a todo o gênero kaiju (monstros gigantes): GODZILLA (1954), GODZILLA - O REI DOS MONSTROS! (Godzilla, King of the Monsters, 1956) e O MONSTRO DO MAR (The Beast From 20.000 Fathoms, 1953).

 

O MONSTRO DO MAR (1953), apesar de não trazer Godzilla, foi o filme que inspirou a produtora japonesa Toho a criar o longa do Rei dos Monstros. O longa introduz a temática que gerou Godzilla: um gigantesco monstro pré-histórico (animado pelo lendário Ray Harryhausen, mestre da técnica stop motion) é despertado por bombas nucleares e ataca uma cidade. A cena mais emblemática é a do ataque a um farol à noite, em que apenas a silhueta é visualizada! O longa de baixo orçamento fez tanto sucesso que levou à criação do Rei dos Monstros. Infelizmente, com a popularização de Godzilla, acabou esquecido.


  

O GODZILLA original (1954) dispensa apresentações. O filme que apresentou o rei dos monstros pela primeira vez é um clássico absoluto, utilizando o estilo característico de seu gênero: um ator dentro do traje do monstro, destruindo tudo à sua frente! Com forte influência da tragédia de Hiroshima e Nagasaki, o longa criou todo um gênero e uma duradoura franquia. 


 
GODZILLA - O REI DOS MONSTROS (1956) foi lançado nos E.U.A., editando o original de 1954 e colocando como protagonista o ator Raymond Burr, como um jornalista americano que narra a destruição que o monstro causa em Tóquio. Apesar de modificar a mensagem original, foi este filme que popularizou o Rei dos Monstros no Ocidente.


Agora vamos falar do box propriamente dito. A luva externa é belíssima, com uma arte vintage muito interessante.
Considerando a idade dos filmes (e o nicho limitado que eles provavelmente alcançarão), o conteúdo e a arte do box são muito bons: dois DVDs (um com os dois filmes de Godzilla; o outro com O Monstro do Mar e extras), dois postcards e embalagem interna com efeito pop up!

 Efeito comum em livros infantis, o pop up é acionado na abertura da embalagem interna, revelando a cabeça de Godzilla! É similar a um box americano, embora com arte ligeiramente diferente.

O efeito também aparece no verso da embalagem, com outra arte. A atenção aos detalhes merece aplausos, atestando o respeito da empresa para com os consumidores, dando ao produto um status de item de colecionador, não mera curiosidade de cinema trash!

 Os cards também são muito interessantes. Um deles revela o produtor Tomoyuki Tanaka com atores fantasiados de Godzilla e o outro traz uma cena de O Monstro do Mar.

Para finalizar, o que já estava bom fica ainda melhor, pois os extras também são dignos de nota: 
- entrevista com Haruo Nakajima (o próprio Godzilla!);
- entrevista com Tadao Sato (crítico de cinema japonês);
- entrevista com Ray Harryhausen (o lendário técnico de efeitos visuais em stop motion);
- featurette de efeitos visuais;
- mini-documentário "A Sétima Arte Após a Bomba";
- mini-documentário "O Dragão Terrível";
- trailer de Godzilla - O Rei dos Monstros;
- trailer de O Monstro do Mar.

Recomendadíssimo!

Ufa! Por hoje é só! Até a próxima!

sábado, 15 de agosto de 2015

LIVROS DE COLORIR... PARA NERDS!!!





O maior fenômeno editorial de 2015 não foi Harry Potter, Dan Brown ou algum livro de auto-ajuda... Quem frequenta livrarias ou está antenado com o mundo literário sabe que a atual febre nas livrarias é a dos livros de colorir para adultos! Uma ideia simples que virou um fenômeno, o segmento surgiu com o livro JARDIM SECRETO, da ilustradora Johanna Basford,  um livro com desenhos cheios de detalhes para colorir. O sucesso foi tão impressionante que a autora lançou em seguida outro livro, FLORESTA ENCANTADA, também com êxito. Os dois livros tornaram-se o padrão a ser seguido, originando centenas de versões semelhantes. Claro que o fenômeno originou outro, o das vendas de lápis de cor (que, aliás, tiveram seus preços inflacionados devido à demanda).

 Até a minha irmã aderiu... Olha como ela pinta bem!

Agora, todo mundo quer aproveitar a onda e lançar a sua versão de livro de colorir para adulto. Vamos falar do universo que conhecemos bem, o mundo nerd e a cultura pop! Claro que os nerds também têm opções! Vamos ver as principais delas...

Para atender rapidamente a demanda, as editoras tiveram que improvisar. Elementos de cultura pop como personagens de animes, mangás, cinema e quadrinhos não se encaixam no padrão dos livros de Basford (e, consequentemente, de todos os seus imitadores). Assim, a maioria dos livros de colorir baseados em cultura pop simplesmente apresentam diversos desenhos de personagens e cenas de quadrinhos em preto e branco, como o ARTE TERAPIA ANTIESTRESSE MANGÁ, disponível nas bancas de revistas.



Outros ainda adotam uma pegada mais infantil, com desenhos mais simples de personagens fofinhos, direcionados a um público mais jovem. A Blizzard, empresa de games responsável pela série de games on line WORLD OF WARCRAFT, distribuiu um livrinho de colorir para seus funcionários (embora direcionado para seus filhos).



A MARVEL também lançou um livro mais infantil, mas já prepara livros com temáticas mais adultas, como o livro de colorir do DEADPOOL, que deverá ser lançado na esteira do filme no ano que vem.


 

Outro segmento nerd que vem sendo explorado é o do zumbis. Afinal, se eles estão na crista da onda em todas as mídias (quadrinhos, filmes, séries de TV, livros e até brinquedos), por que não nos livros de colorir?


Outro sucesso da cultura pop que vai ganhar a sua versão para colorir é nada mais, nada menos que GAME OF THRONES! Acho melhor reservar o triplo de lápis vermelhos para esse livro, afinal o que não falta nessa série é sangue, não é?

 

Para mim, o melhor exemplo é o da Editora Agir, que lançou O INCRÍVEL LIVRO DE SUPER-HERÓIS PARA COLORIR. Além de não seguir o padrão de 90% dos livros atuais (ou seja, copiar o estilo de Johanna Basford), também não se restringe a colocar desenhos simples em preto e branco. Todas as páginas são capas de revistas em quadrinhos antigas, dando um ar vintage à obra.

Confesso que demorei a aderir a essa moda (até porque nunca gostei muito de colorir, nem quando era criança), mas essa proposta me atraiu, e resolvi tentar...

O resultado até que não ficou ruim, mas acho melhor comprar lápis de cor melhores...

Por hoje é só! Até a próxima!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

"LUKE, EU SOU SEU PAI !" - Homenagem aos Pais


Embora um pouco atrasado, eu precisava fazer um post em homenagem ao dia dos pais... Demorei a encontrar um assunto adequado... Qual o melhor post sobre paternidade vinculado ao universo nerd? Aí eu vi que a resposta era óbvia! A revelação de que Darth Vader é o pai de Luke Skywalker foi um choque quando O IMPÉRIO CONTRA ATACA estreou nos cinemas, em 1980. Hoje, é um spoiler tão manjado que nem é mais considerado spoiler (ainda mais depois da nova trilogia). 
Hoje vou postar um vídeo muito interessante, em que várias crianças são filmadas no exato instante em que assistem à revelação de Darth Vader, com reações de surpresa e incredulidade. Vale a pena conferir:

Senti uma ponta de inveja dessas crianças, pois quando assisti a O IMPÉRIO CONTRA ATACA pela primeira vez foi na TV, exibido pela Rede Globo. Foi o assunto do recreio na escola no dia seguinte, até porque O RETORNO DE JEDI estava estreando nos cinemas e já colecionávamos o álbum de figurinhas do filme. O problema é que o álbum já entregava que Darth Vader era o pai de Luke! Portanto, quando eu assisti ao filme eu já sabia o final... Queria ter sentido a mesma coisa que as crianças do vídeo...

Ainda sobre o assunto, duas das sugestões de presentes para o dia dos pais nas livrarias eram os livros de Jeffrey Brown, A PRINCESINHA DE VADER  e DARTH VADER E FILHO, transportando para o universo infantil a relação de Darth Vader com Luke e Leia. É divertidíssimo ver as ilustrações mostrando papai Vader tentando conciliar as responsabilidades de pai com a administração do Império... Pena que eu não ganhei de presente! Snif!

Nos States, até miniaturas baseadas nos livros foram lançadas. Pena que provavelmente não vão chegar até aqui...
Por hoje é só! Embora atrasado, FELIZ DIA DOS PAIS!