quarta-feira, 2 de maio de 2018

10 ANOS DE MARVEL STUDIOS: de HOMEM DE FERRO a GUERRA INFINITA



Aproveitando o hype em torno de VINGADORES - GUERRA INFINITA, a proposta do post de hoje não é só fazer uma resenha do filme (já que vários canais e sites já fizeram isso). Já que o lançamento do terceiro filme dos Vingadores coincide com o aniversário de 10 anos da MARVEL STUDIOS, vamos fazer uma pequena retrospectiva dos 19 filmes lançados até agora, o que ajuda a entender a importância da Marvel no cinema mundial. Preparado para esta viagem?

HOMEM DE FERRO (2008)
O primeiro filme do Homem de Ferro inaugurou o universo cinematográfico da Marvel Studios, ressuscitou a carreira de Robert Downey Jr. (que vive o protagonista Tony Stark) e definiu os parâmetros dos filmes de super-heróis, que são seguidos até hoje: grandes cenas de ação e efeitos visuais, piadas bem inseridas, referências aos quadrinhos de origem, participação de Stan Lee (um dos criadores da era moderna da Marvel e símbolo da empresa), e, principalmente, a cena pós-créditos que interliga os filmes em um único universo. 

O INCRÍVEL HULK (2008)
Depois do fiasco do filme de Ang Lee, a Marvel sabiamente decidiu recomeçar do zero, como se o filme de 2003 não tivesse existido. O diretor Louis Leterrier, especialista em ação, coloca o protagonista Bruce Banner (Edward Norton, que também assina a produção e roteiro) em fuga, passando até pelo Rio de Janeiro e enfrentando o Abominável, vivido por Tim Roth. Apesar das boas cenas de ação e referências à adorada série de TV dos anos 70, foi o filme do estúdio que teve a menor bilheteria, o que talvez explique porque não tivemos mais filmes-solo do herói esverdeado.

HOMEM DE FERRO 2 (2010)
A bilheteria estrondosa de quase 600 milhões de dólares do primeiro filme e a constatação de que o carisma de Robert Downey Jr. foi um dos pilares do sucesso levaram à produção do segundo filme do herói de armadura a toque de caixa. Os principais elementos introduzidos pelo diretor Jon Favreau (que também dirigiu o primeiro) foram os heróis Viúva Negra (estreia de Scarlett Johansson) e o Máquina de Combate (vivido por Don Cheadle, que substituiu Terrence Howard).

THOR (2011)
O filme do Thor era um dos maiores desafios até então, já que lidava com um herói diferente, um deus da mitologia nórdica. Um dos acertos foi a escolha do diretor Kenneth Branagh (especialista em filmes de Shakeskeare), assim como a do protagonista, o ator australiano Chris Hemsworth, até então desconhecido do grande público. Introduzindo o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Loki (Tom Hiddleston), um dos melhores vilões do universo Marvel, o filme caiu no gosto do público. A cena pós-créditos mostra o cubo cósmico ou Tesseract, que teria grande influência no filme do Capitão América e dos Vingadores.

CAPITÃO AMÉRICA - O PRIMEIRO VINGADOR (2011)
Para o primeiro filme do Capitão América, o diretor Joe Johnston decidiu explorar o passado do herói nos anos 40, dando um charme retrô de matinê a um filme de guerra. O franzino Steve Rogers (Chris Evans) aceita ser cobaia de um experimento do exército e se torna o primeiro super-soldado, enfrentando o Caveira Vermelha (Hugo Weaving) com a ajuda de aliados como Peggy Carter (Hayley Atwell) e Bucky Barnes (Sebastian Stan). O final do filme faz a ponte com o esperado filme dos Vingadores.

OS VINGADORES (2012)
Um dos filmes mais esperados de todos os tempos e cuidadosamente construído ao longo dos anos, OS VINGADORES é o ápice da Fase 1 do Universo Cinematográfico da Marvel, reunindo Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk (agora vivido por Mark Ruffalo) , Viúva Negra e Gavião Arqueiro contra Loki e um exército de alienígenas. Foi um sucesso estrondoso: foi o primeiro filme do estúdio a romper a sonhada barreira do bilhão (1,5 bilhão), conquistando na época o terceiro lugar nas maiores bilheterias de todos os tempos (só atrás de Avatar e Titanic), e se mantém até hoje na quinta posição (pelo menos até a estreia de GUERRA INFINITA).

HOMEM DE FERRO 3 (2013)
Iniciando a fase 2 da Marvel nos cinemas, o terceiro filme-solo do Homem de Ferro é levemente baseado no aclamado arco "Extremis", um dos mais importantes dos quadrinhos do personagem. No embalo do filme dos Vingadores, HOMEM DE FERRO 3 também ultrapassou a marca do bilhão, apesar de não ter sido tão bem recebido pela  crítica como os filmes anteriores.

THOR - O MUNDO SOMBRIO (2013)
O segundo filme do Thor trouxe novamente o mundo de Asgard, seu interesse romântico, Jane Foster (Natalie Portman) e Loki, é claro. Apesar do clima mais épico (por conta do diretor Alan Taylor, veterano de Game of Thrones), não empolgou tanto quanto o filme dos Vingadores.

CAPITÃO AMÉRICA 2 - O SOLDADO INVERNAL (2014)
Dirigido pelos irmãos Russo, o segundo filme do Capitão é bem diferente do primeiro. Baseado no arco do Soldado Invernal dos quadrinhos,  o filme é um suspense político com cenas de ação e lutas de tirar o fôlego. Com a estreia do Falcão (Antony Mackie) e a volta de Nick Fury, Viúva Negra e Bucky, Capitão América 2 é um dos melhores filmes dessa fase.

GUARDIÕES DA GALÁXIA (2014)
Surpreendendo o público com personagens quase que totalmente desconhecidos, GUARDIÕES DA GALÁXIA foi um grande sucesso ao apresentar o mundo cósmico da Marvel com muito humor e músicas descoladas dos anos 70 e 80, levando o protagonista Chris Pratt ao estrelato.

VINGADORES - A ERA DE ULTRON (2015)
Thanos pode ter aparecido na cena pós-créditos do primeiro filme dos Vingadores, mas o robô Ultron é o vilão do segundo longa da equipe. Introduziu novos heróis, como Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Visão, mas como clímax da fase 2 da Marvel nos cinemas, VINGADORES - A ERA DE ULTRON decepcionou a crítica, tendo faturado quase tanto quanto a primeira parte mas não a ultrapassando, como era esperado.

HOMEM-FORMIGA (2015)
Outro herói pouco conhecido, o Homem-Formiga rendeu um bem-humorado filme de assalto, com as cenas de ação mais inusitadas até então, por conta dos poderes de miniaturização do protagonista.

CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL (2016)
Iniciando a fase 3 da Marvel, CAPITÃO AMÉRICA - GUERRA CIVIL é baseado em um dos mais aclamados arcos dos quadrinhos e fez um enorme sucesso (mais de 1 bilhão nas bilheterias) ao introduzir o Pantera Negra e, principalmente, o Homem-Aranha no universo cinematográfico da Marvel. Quase um Vingadores 2.5, tem uma das melhores cenas de ação envolvendo super-heróis (a luta no aeroporto).

DOUTOR ESTRANHO (2016)
Se GUARDIÕES DA GALÁXIA introduziu o universo cósmico, DOUTOR ESTRANHO apresenta o mundo místico da Marvel. Com um herói desconhecido e efeitos psicodélicos, este filme provou que fugir da fórmula pode combinar com sucesso de público e crítica.

GUARDIÕES DA GALÁXIA - VOLUME 2 (2017)
Apostando no que deu certo antes (personagens carismáticos, humor e músicas antigas de sucesso), o segundo filme dos Guardiões é divertido, embora não inove como o primeiro filme.

HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR (2017)
Introduzido em GUERRA CIVIL, o mais popular personagem da Marvel estrela seu filme-solo com uma pegada mais jovial, condizente com o personagem e com seu intérprete, o ator Tom Holland. O destaque é sua interação com Tony Stark, que faz um improvável papel de mentor do jovem herói.

THOR - RAGNAROK (2017)
Se os dois primeiros filmes do Deus do Trovão tinham um tom mais sério e épico, este abraça a comédia sem esquecer a ação, protagonizando sequências empolgantes ao lado do Hulk (cujo papel emula um de seus mais conhecidos arcos dos quadrinhos, Planeta-Hulk). A mudança de tom deu certo, já que o filme foi o mais bem-sucedido da trilogia.

PANTERA NEGRA (2018)
Ao abordar o afro-futurismo e aprofundar temas como inclusão, legado e responsabilidade, o filme com um elenco quase totalmente formado por atores negros surpreendeu a Marvel ao se tornar o quinto filme do estúdio a ultrapassar  1 bilhão de dólares.

VINGADORES - GUERRA INFINITA (2018)
Os 10 anos da Marvel Studios chegam ao auge com VINGADORES - GUERRA INFINITA, simplesmente o maior filme de super-heróis já feito! Reunindo quase todos os heróis dos filmes da Marvel,  o terceiro filme dos Vingadores tem em Thanos um vilão multifacetado, cheio de camadas e bem desenvolvido, resultando em um épico que certamente vai quebrar vários recordes. Se vai superar o AVATAR de James Cameron, é cedo para dizer (mas no momento em que este artigo está sendo publicado, 1 semana depois da estreia, o filme já tem a maior-pré estreia e a maior bilheteria em um fim de semana da história)...


Vale lembrar que o Universo Cinematográfico da Marvel está longe de acabar e nunca foi tão empolgante ser nerd fã de super-heróis e quadrinhos...

Por hoje é só! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário