sexta-feira, 18 de maio de 2018

Sessão Nostalgia: MR.BEAN


MR.BEAN é um dos meus personagens favoritos, sendo igualmente adorado no mundo todo. Criação máxima do ator britânico Rowan Atkinson e do roteirista Richard Curtis, Mr.Bean nasceu quando Atkinson ainda estava na faculdade (de engenharia!) e precisou desenvolver um esquete mudo de 5 minutos para uma peça de teatro estudantil. Sem ideias, ficou olhando para o espelho, fazendo diversas caretas e expressões; foi então que o divertido personagem surgiu! Ainda sem nome, o sujeito ingênuo, cheio de trejeitos impagáveis, meio infantil, egoísta (e até maldoso em alguns momentos) apareceu em alguns esquetes que Rowan Atkinson apresentava, até que estreou seu próprio programa em 1990. Ninguém (nem o próprio Atkinson) imaginava o sucesso que Mr.Bean faria...


Sem emprego definido, Mr.Bean aparecia em diversas situações cotidianas, sempre entrando nas mais imprevisíveis enrascadas, invariavelmente provocadas por ele mesmo. O humor físico, os roteiros despretensiosos e, principalmente, o carisma e as expressões e trejeitos característicos do personagem conquistaram o público. Em seu auge, o programa (que durou até 1995, com enxutos 14 episódios!) chegou a alcançar a audiência estrondosa de 18 milhões de espectadores!


Todos os episódios são inesquecíveis, com destaque para o piloto, em que ele tenta colar em uma prova; o do trampolim na piscina; na praia tentando colocar a sunga; os episódios de Natal e Ano Novo; o do hotel; conhecendo a Rainha da Inglaterra; e todos que envolvem sua namorada, Irma (Matilda Ziegler). 

Após o encerramento da série, começaram as especulações em torno de uma versão para o cinema. Assim, em 1997, foi lançado Mr. Bean - O Filme, em que o atrapalhado personagem vai aos Estados Unidos fingindo ser um especialista em arte "tomando conta" de um valiosíssimo quadro. Foi um grande sucesso, arrecadando mais de 200 milhões de dólares.


Com o êxito do filme, é claro que uma continuação era esperada, mas os anos foram passando e nada de um novo filme do Mr. Bean. Até que 10 anos depois, em 2007, surge As Férias de Mr. Bean, ambientado na Europa. Outro grande sucesso, embora Rowan Atkinson tenha declarado que esta era a despedida do personagem.


O personagem é tão importante para a cultura pop inglesa que teve até uma participação na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres, em 2012, em que Mr. Bean atrapalha a orquestra fazendo uma selfie e sonhando que está em uma cena inspirada no clássico "Carruagens de Fogo".


Provando que seu apelo não se restringe a apenas um nicho, Mr. Bean gerou diversos produtos além dos filmes. Um dos mais populares (sobretudo entre as crianças) foi uma série de animação dublada (?) pelo próprio Rowan Atkinson.

Entre os produtos baseados nos personagens, os mais interessantes são os brinquedos e colecionáveis. Temos o ursinho Teddy, companheiro inseparável e melhor amigo de Mr. Bean; o mini Cooper dirigido pelo personagem (uma versão - raríssima - da Corgi vem até com uma miniatura do Mr.Bean); e, finalmente, os bonecos e action figures. 


Podem ser encontradas as mais variadas versões em miniatura de Mr. Bean; desde uma não oficial baseada em mini figures da Lego (já que ela ainda não lançou oficialmente o personagem), passando por versões bobble head e baseadas na série animada, uma versão luxuosa (ou, seja, cara) e detalhada (com diversos acessórios) da Enterbay e duas descoladíssimas miniaturas da Funko Pop.







Como foi visto, Mr Bean é um personagem que transcendeu a TV e se tornou um ícone da cultura pop. Ainda duvida? Pois veja estas impagáveis versões de fãs inserindo o rosto de Mr. Bean em diversos personagens do cinema:

E é com essa imagem (e dando risada só de olhar) que eu encerro o post de hoje!

Por hoje é só! Até a próxima!

Um comentário:


  1. Mr.Bean é um daqueles personagens que eu gosto e desgosto na mesma intensidade! Hehehe

    ResponderExcluir