sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Filmes Favoritos: CONFRONTO ARRISCADO


Confronto Arriscado (Pedicab Driver, 1989) é um filme dirigido e estrelado pelo (literalmente) grande astro Sammo Hung. O ator, diretor e coreógrafo sempre se destacou pelas incríveis coreografias e cenas de ação acrobáticas que protagonizou, mesmo sendo gordo e corpulento. Treinado na Ópera de Pequim com seus "irmãos" Jackie Chan e Yuen Biao, foi o primeiro a trabalhar como dublê e, posteriormente, como ator principal, diretor e coreógrafo. Neste filme, ele é um pobretão que, juntamente com um grupo de amigos, conduz um riquixá, uma espécie de transporte puxado por ele. Quando seu melhor amigo se apaixona por uma prostituta, Hung e seus amigos envolvem-se com um perigoso gângster. Um dos pontos altos do filme é a luta entre Sammo e o lendário mestre Lar-Kar Leung (diretor e coreógrafo de diversos clássicos da Shaw Brothers, incluindo o insuperável A Câmara 36 de Shaolin). Mas o queixo cai mesmo é no clímax, onde Sammo Hung enfrenta os capangas do chefão, destacando-se o guarda-costas casca-grossa Billy Chau (que também enfrentou Jet Li na cena final do mais que clássico Lutar ou Morrer). A coreografia é irrepreensível, num estilo rápido e agressivo (você chega a ter pena dos atores, pois parecem realmente receber os golpes).

Se pra um filme de luta se tornar um clássico é preciso um ator famoso, uma participação especial de uma lenda viva e coreografias arrasadoras, Confronto Arriscado é a minha recomendação.

O DVD, lançado há alguns anos pela China Vídeo, é relativamente raro, mas se você garimpar por aí na web ainda o encontra! Com certeza a aquisição valerá a pena, pois é um ítem obrigatório no acervo de qualquer colecionador de filmes de kung fu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário