terça-feira, 29 de setembro de 2009

QUEM É O ATUAL GRANDE HERÓI DE AÇÃO?

Nos anos 80, essa pergunta tinha uma resposta muito fácil. Aliás, duas: Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone.
Nos anos 90, os dois ainda conseguiram manter o posto, mas outros tentaram ocupá-lo. Jean Claude Van Damme, Steven Seagal e Dolph Lundgreen flertaram com o estrelato, mas viraram campeões das locadoras (seus filmes geralmente saem diretamente em DVD). Bruce Willis foi o único que vingou, graças à série Duro de Matar (cujo último filme, de 2007, conseguiu manter a qualidade dos anteriores).
Nos anos 2000, surgiram vários astros em potencial para o gênero. Os mais promissores foram The Rock (Dwayne Johnson) e Vin Diesel. Este último era o favorito, com Eclipse Mortal, Velozes e Furiosos e Triplo X no currículo, mas resolveu participar de outros gêneros, como drama e comédia, e sua estrela esfriou. Recentemente decidiu retomar o gênero, com Missão Babilônia e Velozes e Furiosos 4. Já The Rock começou com o estilo brucutu e mudou para o gênero mais família, com filmes como Agente 88, Treinando o Papai e A Montanha Enfeitiçada, com excelentes resultados. Gerard Butler chamou a atenção com 300, está em cartaz com Gamer e está cotado para o remake de Fuga de Nova York no papel que foi de Kurt Russel. Orlando Bloom era o grande favorito com Senhor dos Anéis, Piratas do Caribe, Tróia e Cruzada. Entretanto, o grande astro de ação dos anos 2000 (afinal a década está acabando) foi Jason Strathan, com a série Carga Explosiva, Rogue, O Confronto, Efeito Dominó, Adrenalina, Corrida Mortal e Em Nome do Rei. Christian Bale também se deu bem com papéis de ação, como em Reino de Fogo, Equilibrium, os dois últimos Batman e T4. Aliás, neste último ele contracena com a próxima promessa, Sam Worthington. O australiano é mais promissor candidato a astro de ação da próxima década. Afinal, após roubar as atenções em T4, ele é o protagonista das duas produções mais esperadas: Avatar, próximo filme de James Cameron e Clash of Titans, remake de Fúria de Titãs.
Falando sobre o nosso sub-gênero favorito de ação, as artes marciais, a história é um pouco diferente. Desde os anos 80, os dois maiores astros são Jackie Chan e Jet Li, que já mostram sinais de que a idade pesa, hehehe. Donnie Yen é da mesma geração, mas ainda mantém o pique com filmes arrasadores como Comando Final, Flashpoint e Yip Man. O grande astro atualmente é Tony Jaa, graças a Ong Bak e O Protetor. Que venham novos filmes e novos candidatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário