sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Filmes Favoritos: TRUE LIES, ALIENS - O RESGATE e O SEGREDO DO ABISMO (James Cameron é o cara!)

Comentarei agora três dos meus filmes favoritos, todos (coincidentemente, ou não) dirigidos por James Cameron, que também dirigiu outros dois da minha lista, O Extermindador do Futuro e O Exterminador do Futuro 2, já comentados por mim. Já deu pra perceber que sou fã do Cameron, né? Sumido desde que conquistou o mundo com Titanic em 1997, o diretor, produtor e roteirista andou desenvolvendo novas tecnologias cinematográficas nesse período, mas voltará aos holofotes este ano, com sua nova e ambiciosa ficção científica em 3-D, Avatar, que estréia em dezembro. Antes do mega-filme do navio que afundou e catapultou as carreiras de Leonardo Dicaprio e Kate Winslet, James Cameron criou algumas pérolas, sempre combinando histórias emocionantes com ação desenfreada. Vamos comentar algumas delas:
Aliens - O Resgate



Quando James Cameron recebeu a tarefa ingrata de escrever e dirigir a continuação de Alien - O Oitavo Passageiro, decidiu não cair na armadilha de refilmar o original. Aliás, foi o único que conseguiu introduzir elementos realmente inovadores na série. Além de manter o clima tenso de suspense do primeiro filme, resolver trocar o gênero terror pela mais pura e turbinada ação (em que ele já havia provado ser mestre em O Exterminador do Futuro). O quê poderia ser melhor que um alien? Que tal um planeta cheio deles? Pois Camerou conseguiu elevar o conceito ao introduzir também a rainha alien, no clímax mais arrasador dos filmes de ficção científica! Pra mim, com certeza é o melhor da série! A versão estendida é muito mais completa, pois apresenta conceitos importantes como a maternidade de Ripley e a família da menina Newt. A série Alien é uma feliz exceção no mercado brasileiro de DVDs, pois recebeu inúmeras versões, cada uma melhor que a outra (o box Quadrilogia Alien é o que contém a versão mais completa, com extenso material bônus e as duas versões do filme).



O Segredo do Abismo



Após O Exterminador do Futuro (1984) e Aliens - O Resgate (1986), Cameron fez esta ambiciosa ficção científica, a partir da qual sua fama de obcecado e detalhista se consolidou (e alcançou o ápice em Titanic), enlouquecendo o elenco, capitaneado por Ed Harris e Mary Elizabeth Mastrantonio. O diretor/roteirista imaginou uma odisséia nas profundezas do mar envolvendo alienígenas, e teve que criar a tecnologia cinematográfica para poder filmá-la. Na época o filme não fez o sucesso esperado, talvez pela versão cortada em que elementos essenciais foram limados. A versão em DVD apresenta a versão estendida, bem mais interessante (e com bons extras). Diversão da melhor qualidade, com a ação e o suspense característicos dos filmes de Cameron.


True Lies

Na minha opinião, o melhor filme de Schwarzenegger (depois dos Exterminadores, claro). Além da ação sem precedentes, o elemento satírico e auto-irônico que ele havia tentado em O Último Grande Herói (e não havia conseguido) se manifesta aqui no mais alto grau de diversão. A história do super-espião Harry que esconde sua profissão da mulher (Jamie Lee Curtis, que no decorrer do filme passa de mulher sem-graça a uma saradíssima, ainda que meio desajeitada, mulher fatal) é engraçada, trepidante e bem-amarrada, com direito a uma divertida participação especial de Bill Paxton. O clímax, a bordo de um caça de decolagem vertical, é de roer as unhas. Após o sucesso de Titanic, Cameron havia declarado que tinha uma ótima idéia para True Lies 2, mas após os atentados de 11/09/2001, desistiu! Uma pena, pois prometia ser outro filmaço... Curiosamente, no Brasil o título não foi traduzido (uma tradução poderia ser "Mentiras Verdadeiras", o que seria melhor que o título em inglês, sem significado algum para quem não sabe o idioma do Tio Sam). Vai entender as distribuidoras...
Curiosidade: antes de se tornar conhecido com O Exterminador do Futuro, James Cameron estreou na direção com o infame filme trash Piranha II - Assasinas Voadoras! Não deixe de conferir a engraçada resenha no site Boca do Inferno. Aqui está o link:
Hasta la vista, baby!

Nenhum comentário:

Postar um comentário