segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Filmes Favoritos: LUTAR OU MORRER e O MESTRE INVENCÍVEL 2

Eu já comentei os dois em um dos primeiros posts do blog (falando especificamente dos DVDs), mas eu não resisto: preciso colocá-los na seleta lista dos meus filmes favoritos. Pontos altos das carreiras de Jet Li e Jackie Chan, os dois filmes reúnem as características (que eu comentei na resenha de Confronto Arriscado) que formam um clássico: protagonista famoso, coreografias alucinantes e a presença de uma lenda viva. Curiosamente, foram produzidos no mesmo ano.


LUTAR OU MORRER
(Fist of Legend, 1994)



Ao fazer um remake do clássico de Bruce Lee A Fúria do Dragão, Jet Li fez o seu próprio clássico. Embora não tenha ido tão bem no mercado asiático, no Ocidente sempre aparece nas listas dos melhores filmes de kung fu de todos os tempos. Jet Li é Chen Zen, que volta do Japão (onde estuda) para investigar a morte de seu mestre (Huo Yuanjia, cuja vida foi tema de outro ótimo filme de Li, O Mestre das Armas) em Shangai. O filme enfoca o tema clássico da rivalidade entre chineses e japoneses, o que rende lutas espetaculares entre Chen Zen e lutadores japoneses, incluindo uma escola inteira (referência à cena mais conhecida do filme de Lee), um honrado mestre de karatê e um perigoso militar (o responsável pela morte do mestre). A lenda viva Yasuaki Kurata é o mestre que luta com Li e o ensina a se adaptar ao estilo do adversário para vencer, o que será crucial na luta final com Billy Chau, o general assassino. Reunindo algumas das mais insanas lutas de todos os tempos, Lutar ou Morrer é, na humilde opinião deste blogueiro, o melhor filme de Jet Li (embora eu goste muito também de Herói, O Mestre das Armas, Batalha de Honra e Cão de Briga). Infelizmente, como eu comentei naquele post antigo, Lutar ou Morrer nunca foi lançado em DVD no Brasil! A cópia que eu tenho é ripada de um VHS legendado em português mas com áudio em inglês... e sem extras, claro (ao contrário de uma versão dupla, lançada lá fora... buááá).

O MESTRE INVENCÍVEL 2
(Drunken Master 2, 1994)


Esta é outra unanimidade. O primeiro filme, O Mestre Invencível (Drunken Master, 1978) foi um grande sucesso e ganhou uma continuação 16 anos depois, O Mestre Invencível 2. Estrelado por Chan, Ti lung e Anita Mui (que fazem seus pais), o filme tem algumas das coreografias mais intrincadas já vistas, principalmente no final. Mas todas as lutas são espetaculares, desde o embate entre Chan e o grande mestre Lau-Kar Leung debaixo de um trem, passando por Chan lutando contra centenas armado com um grosso bambu e o espetacular clímax, em que Jackie, turbinado por uma explosiva mistura alcoólica, luta com Ken Lo (seu guarda costas pessoal). O filme foi incluído na revista Time entre os 100 melhores filmes de todos os tempos, a luta final foi classificada pela revista Set como uma das 20 maiores cenas de ação do cinema, e em praticamente todos os fóruns on line sobre Jackie Chan e filmes de kung fu é presença fácil no topo das listas dos aficionados (no fórum da comunidade "Filmes de Kung Fu", do Orkut, por exemplo, é um dos campeões de tópicos). Foi lançado em VHS pela extinta Abril Vídeo como O Mestre Invencível (sem o número 2); e o filme original foi lançado em DVD pela Columbia com o mesmo título. Recentemente, foi lançado pela Continental como A Lenda do Mestre Invencível e a Spectra Nova o lançou junto com o filme O Guarda-costas em Ação, com Jet Li, numa edição de banca. Ambas as versões são da edição cortada; a versão integral permanece inédita no Brasil (mas eu tenho uma cópia, hehehe). Jackie Chan tem vários filmes memoráveis em sua longa filmografia, mas este é um de seus ápices!
Até a próxima!

2 comentários:

  1. ola vi na animal world(site) que voce vendia aquario de formigas gostaria de saber se voce ainda tem o contato.pois o endereço tanto qnto o telefone nao batem aguardo resposta meu email xpuff@hotmail.com

    preciso urgente de uma fazenda d formigas

    ResponderExcluir