segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Análise: OS MERCENÁRIOS

Já há algum tempo longe do seu auge (os anos 80), Sylvester Stallone decidiu se reinventar (ou voltar às raízes) com novas versões dos seus personagens mais famosos, e se deu bem com Rocky Balboa e Rambo 4. Para o filme seguinte, teve uma idéia inusitada: um filme de ação com o maior número possível de astros do gênero. A idéia tomou forma e o elenco impressionou: Sly recrutou tanto astros atuais (Jason Stathan e Jet Li) quanto astros decadentes de filmes B (Gary Daniels, Eric Roberts, Dolph Lundgren) e astros que já foram do primeiro escalão (Mickey Rourke, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger!), além de lutadores de verdade (Randy Coulture e Steve Austin)! Ufa! Só ficaram faltando Kurt Russel, Steven Seagal e Jean-Claude Van Damme (eles até foram convidados, mas recusaram!)...

A história é um puro clichê oitentista (quem mais vai se divertir é quem cresceu naquela época), com Stallone liderando um grupo de mercenários que tem a missão de matar um general autoritário de uma ilha latino-americana. O que importa são as cenas de ação, e elas não decepcionam. Curiosamente, o maior alívio cômico do filme é o personagem de Jet Li, pois é o mais baixinho no meio de tantos grandalhões. Suas lutas, aliás, estão mais contidas, talvez para não ofuscar os outros astros.
Parte das filmagens ocorreu no Brasil, e o principal papel feminino coube a Gisele Itiê (nascida no México e criada no Brasil, protagonizou recentemente a novela "Bela, a Feia"), que tem pouco espaço diante de tanta testosterona.

A ação é brutal e explosiva durante todo o filme, mas algumas cenas se destacam. A cena mais antológica (apesar de breve) é o encontro do três medalhões dos anos 80: Stallone, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger! Willis é o misterioso agente que recruta Stallone para a missão, e Schwarzenegger é o líder de outro grupo interessado, mas que acaba deixando o abacaxi para o garanhão italiano. Várias lutas são a realização de sonho de vários fãs: Jet Li x Dolph Lundgren, Jet Li x Gary Daniels, e Jason Stathan e Jet Li x Gary Daniels!

Apesar da minha expectativa ter sido alta, não me decepcionei. Se você espera um filme de ação "macho", sem CGI e sem frescura (e quase sem história também, como era o cinema de ação oitentista e, pensando bem, até o de hoje), embarque sem medo. E prepare-se: Stallone já deixou claro que pretende rodar uma segunda parte, com ainda mais astros da ação. Quem mais? Talvez, Chuck Norris, Loenzo Lamas, Don "The Dragon" Wilson, Billy Blanks e os que recusaram da primeira vez? Quem sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário