sábado, 18 de setembro de 2010

Filmes Obscuros: THRILLER - A CRUEL PICTURE (ou THEY CALL HER ONE EYE)

Não, não é o videoclip mais famoso de Michael Jackson... Este THRILLER é um cult sueco raro de 1973. É simplesmente o filme que inspirou Quentin Tarantino a realizar o épico Kill Bill. THRILLER (também chamado de THEY CALL HER ONE EYE) é uma história de violência, abuso, sexo e vingança. Definitivamente não é para todos os gostos, e, não fosse pela internet, permaneceria restrito a festivais underground de cinema exploitation.
O filme conta a trágica história de Madeline. Quando criança, ela é estuprada por um velho nojento, e o trauma faz com que ela fique muda.
Quinze anos depois, já adulta, Madeline (a linda atriz Christine Lindberg) trabalha em uma fazenda. Caindo na conversa mole de Tony (Heinz Hopf), a pobre garota é raptada e se vicia em heroína. Para sustentar o vívio, é obrigada a se prostituir. Após o primeiro ato de rebeldia, é punida em uma das mais perturbadoras cenas da história do cinema: Tony arranca seu olho, furando-o com um bisturi! A cena é aflitiva por mostrar o ato em detalhes (conta a lenda que foi utilizado um cadáver real de uma garota). Achou pouco? Fica pior...


Agora utilizando um tapa-olho (inspirando o personagem Elle Driver, interpretada por Daryl Hannah em Kill Bill), Madeline continua se prostituindo para manter o vício, em cenas de sexo explícito em closes! Alguns críticos acharam desnecessário, mas talvez a intenção do diretor tenha sido intensificar a revolta e a violência contra a protagonista, justificando sua vingança.

Após perder sua única amiga e receber uma trágica notícia referente a seus pais, Madeline foge e resolve treinar caratê e tiro para se vingar. As cenas de violência são todas filmadas em câmera-lenta. A violência, afinal, é justificada pelos tormentos sofridos pela protagonista. A expressão "a vingança é um prato que se come frio" nunca foi tão intensamente explorada (só igualada décadas depois, com KILL BILL e OLDBOY)... Apesar de raro, obrigatório!

Nenhum comentário:

Postar um comentário