quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OS FILMES DE KUNG FU MAIS ESQUISITOS

Quando se assiste a um filme de kung fu, normalmente o que interessa são as lutas e cenas de ação. Quanto mais complexas, intricadas e acrobáticas, melhor. A presença de astros conhecidos ajuda, mas não é essencial. O roteiro e os diálogos, consequentemente, ficam em segundo plano (embora possam enriquecer muito um filme, como em Herói, O Clã das Adagas Voadoras, O Tigre e o Dragão e O Mestre das Armas). Entretanto, o mínimo que se espera de um roteiro de um filme de pancadaria é uma história simples que, se não ajuda, pelo menos não atrapalha as cenas de luta. Mas existem alguns filmes de luta com histórias e conceitos tão esquisitos ou malucos que não se entende nada! Vou citar alguns; quem souber de outros, comente que eu procuro mais informações, ok?


CAÇADORES DE VAMPIROS DE TSUI HARK

Já comentado levemente no post sobre vampirismo, é mais um exemplo do que eu chamo de "filmes com capas picaretas". Se você olhar a capa do DVD e ler a sinopse atrás, vai pensar que é um filmão! Ainda mais com o nome de Tsui Hark no título, apesar de ser apenas o produtor. Cá entre nós, não gosto muito dos filmes dele. Os roteiros sempre são um pouco confusos e as cenas meio rápidas demais, normalmente com cabos. Este não é exceção. A hitória é confusa e as lutas são meia-boca. Agora, o que estraga o filme é que NÃO TEM VAMPIRO! A não ser que você possa chamar de vampiro uns bonecos imóveis de mortos-vivos pendurados no teto! Você fica tão constrangido que não aguenta assitir até o final. Quem gostou do filme, por favor, justifique, pois acho impossível alguem ter gostado!


ZHANG, O BÁRBARO / O CULTO DO MAL


Lançado pela China Vídeo como Zhang, o Bárbaro e numa edição de banca como O Culto do Mal (uma tradução mais fiel ao original, The Evil Cult), o filme é baseado em uma série de livros e é estrelado por Jet Li e tem participação de Sammo Hung! Com tudo isso, não tinha como ser ruim, certo? Errado! Apesar de ser um típico wuxia (passado em um mundo à parte, onde os espadachins podem voar e têm diversos poderes) o filme é tão rápido e confuso que você não entende nada do que está acontecendo. Li é um órfão impedido de aprender kung fu devido aos efeitos de um golpe fatal. Após cair em um precipício, é curado e treinado por um mestre amarrado a uma pedra! Vários personagens aparecem e desaparecem sem maiores explicações e o filme acaba de maneira abrupta e inconclusiva (provavelmente por ser o primeiro de uma série, mas como não fez sucesso, parou por aí). Colecionadores e fãs de Jet Li podem conferir, mas depois não digam que eu não avisei!



A CHAMA SAGRADA DO KUNG FU


Um dos filmes mais malucos que eu já vi, conta a história de um casal de irmãos separados ao nascer. seus pais morreram ao enfrentar um casal de bandidos. A menina é criada pelos bandidos e o rapaz é criado por um ancião conhecido como o Fantasma (Philip Kwok, pagando mico), cujo golpe de kung fu é uma risada fatal! É isso mesmo, quem houve tem seus órgãos vitais explodidos! A técnica de defesa é ainda mais bizarra: o herói consegue "fechar" os ouvidos! Os dois irmãos se encontram e se enfrentam, disputando uma arma, a tal "Chama Sagrada" do título. Todo mundo voa, aparecem umas luzinhas toscas simbolizando sei lá o quê e no final os irmãos se unem para enfrentar os bandidos! Uma maluquice inacreditável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário